Variáveis [RM2K3]: Uma questão de números

2 de novembro de 2010

Tutorial, matéria de autoria de giup3p3 que fala um pouco sobre as variáveis, suas utilidades e outras peculiaridades no RPG Maker 2003:

Variáveis [RM2K3]: Uma questão de números
por:giup3p3

Bem vindos ao meu novo tutorial! Normalmente eu explico como fazer sistemas por eventos, mas hoje conversaremos sobre uma das funções mais preciosas do RPG Maker, as variáveis. Este tutorial faz parte de uma série de tutoriais dos magos feitos para ajudar os iniciantes, lembrando que não explica muito como utilizar as variáveis, e sim é uma parte mais teórica.

1ª parte – Noções básicas:
Antes de começarmos a por a mão na massa precisamos de uma base, o que é uma variável? Como eu as uso? Como aprender a trabalhar com elas? Estas serão algumas das perguntas que eu quero responder a vocês.

Em primeiro, lugar variáveis não são números fixos (a não ser que você determine-as assim), lembra daquelas aulas de álgebra? É agora que vamos coloca-las em prática.

Pense em uma variável como um número a ser determinado por você, assim como você pode escrever no papel qualquer número e fazer qualquer tipo de conta com ele você poderá fazer no RPG Maker. Você decide qual o número em questão, qual a operação a ser realizada com ele e o que mais quiser, lembre-se de que as possibilidades com os números são infinitas.

2ª parte – Iniciando o trabalho:
Agora que você tem uma pequena noção do que é uma variável vamos bota-las em prática!

Abra o RPG Maker, crie um evento qualquer e vá em opções de variável, esse será o território em que nos habituaremos a conviver neste tutorial.

Infelizmente o meu RPG Maker está em inglês, mas um mínimo de conhecimento e você será capaz de entender o que estamos fazendo.

A aba de variáveis é dividida em 3 partes, que serão explicadas separadamente mais tarde. São elas: “Variable to change” onde você define que variável será alterada, “Operation” onde será definida a operação a ser realizada na variável e “Operand” que é o número no qual a variável será alterada.

[Variable to change]
É a parte onde definimos qual variável queremos alterar, nesta parte há três opções de escolha:
Single Variable: Aqui pode-se escolher apenas um valor que será alterado, clicando na caixa, abre-se uma janela onde você pode alterar o nome de qualquer variável e escolhe-la para modificar.
Variable Range: Nesta parte, você escolhe mais de uma variável para alterar, nas caixas ao lado pode-se escolher de qual até qual variável quer-se modificar.
Variável Reference: Sinceramente não sei qual o uso desse comando, e como tem a mesma opção de “Single Variable” nunca a utilizei.

[Operation]
Nesta parte escolhe-se qual operação será realizada no número escollhido anteriormente, se você já passou da 3ª série esta parte será moleza. Seus comandos são:
Set Equal: Serve para substituir o valor da variável por outro.
Add: Adiciona um valor ao valor de sua variável.
Subtract: Subtrai um valor do valor da variável.
Multiply: Multiplica o valor da variável por outro.
Divide: Divide o valor de sua variável por outro.
Modulus: Serve para mostrar o que sobra de uma divisão. EX: 10/3 da 3 e sobra 1, esse um que é apresentado no valor da variável. Valeu Igor K.!

[Operand]
Agora vem a parte mais extensa do tutorial, aqui se define o valor pelo qual a variável escolhida será modificada, suas opções são:
Number: Serve para modificar a variável em apenas um número. (EX: dividir por 2, adicionar 3, etc.)
Value of Variable: Aqui o valor a ser modificado da variável depende de outra variável, que pode ser escolhida.
Value stored in index: Serve para quando você marca a opção de armazenar o número de vezes que a tecla foi pressionada em tal variável.
Random number between: Serve para que o número seja aleatório entre dois números que você colocar. (EX: coloca-se between 1 e 3, o número aleatório poderá ser 1, 2 ou 3).
Item: Aqui se define o valor a partir do número de itens, na primeira caixa escolhe-se o item e na segunda escolhe-se se levará em conta a quantidade obtida ou equipada.
Hero: Nessa parte o número depende de diversas informações sobre os heróis, na primeira caixa escolhe-se o herói e na segunda temos: Level, experience, HP/MP (Valores atuais), Max HP/MP (Valores máximos), atack, defense, intelligence, agility, weapon/ shield/ armor/ helmet/ acessory number (o ID no banco de dados correspondente ao item equipado).
Sprite: Aqui o valor é baseado nas informações de eventos no mapa, na primeira caixa escolhemos sobre que evento queremos nossas informações e na segunda temos as seguintes escolhas: Map ID (Número ID do mapa em que está), X coordinate (posição horizontal no mapa, aumentando para direita e diminuindo para esquerda), Y coordinate (posição vertical no mapa, aumentando para baixo e diminuindo para cima), facing (posição para qual o evento está virado), screen-relative X/Y (Em qual valor, referente a tela do jogo e não ao mapa, X ou Y do evento estão)
Other: O valor depende dos outros valores existentes, são eles: Money, timer 1/ timer 2 seconds (O valor armazenado na opção timer 1 ou 2), size of party (quantidade de membros na equipe) Number of saves/ battles/ victories/ defeats/ escapes, MIDI ticks (Imagino que seja a quantidade de vezes que a MIDI foi tocada).

3ª Parte – Mão na massa:
Chegou a hora que todos estavam esperando, a parte de por em prática a teoria que aprendemos aqui. Estes são apenas alguns exemplos do que poderia ser feito com as variáveis, lembrando que assim como os números, as possibilidades são infinitas.

[Aprendendo as operações + e -]

Digamos que você queira fazer um jogo em que há 10 pedrinhas no chão em um lugar só, e o herói deve pegar apenas 6 para poder passar, como você faz?

Primeiro abra o RPG Maker e faça um evento qualquer com qualquer gráfico, pode ser um baú, por exemplo. Coloque um “Set Equal” a variável [XXX] (pode ser chamada de pedrinhas, baú, etc) para 10, acione uma switch e crie outra página.

Faça a segunda página ser acionada por action key e pela switch que você criou, ponha uma mensagem do tipo: “Aqui dentro tem \v[“número da variável”] pedrinhas”, e coloque um show choices “Pegar uma pedrinha, por uma pedrinha, cancelar”.
Na escolha “Pegar uma pedrinha” coloque para a variável ser diminuída em 1, colocando a condição de que haja pelo menos 1 pedrinha para pegar.

Na escolha “Por pedrinha” coloque para a variável ser aumentada em 1, colocando a condição de que haja no máximo de 9 pedrinhas na caixa (10 é o máximo que a caixa agüenta). Na escolha “Cancelar” não ponha nada.

Agora crie outro evento, pode ser uma porta ou sei lá, que tenha duas páginas, uma com a porta fechada, e a outra com a porta aberta e com a conição da variável das pedrinhas ser 6.

Teste o seu jogo e se deu tudo certo, assim que o herói deichar 6 pedrinhas no baú, a caixa se abrirá. Eu posso ter me expressado um pouco mal quanto a essa parte, mas quanto mais você for se acostumando com o RPG Maker mais fácil vai ficando. Boa sorte e continue ligado no tuto.

[Aprendendo as operações * e /]

Digamos que você queira fazer um desafio para seu jogo, uma porta que só se abre com o valor correto, o que você faz? Crie um evento com o sprite de uma porta, faça como o evento do baú acima, mas deixe a variável como 2.

Na segunda página coloque uma mensagem do tipo: “A porta se abrirá quando o número 5 o marcador registrar”, coloque outra mensagem “O marcador mostra \v[número da variável da porta]”.

Agora coloque as opções ”Multiplicar, dividir, cancelar”.

Na opção “Multiplicar” coloque um input number para uma segunda variável (chamaremos de variável2), e depois coloque para o valor da variável2 multiplicar o valor da variável1.

Na opção “Dividir” coloque a mesma coisa da outra opção, mas agora deixe o valor da segunda dividir o da primeira.

Na opção “Cancelar” deixe vazio.

Agora faça uma 3ª página da porta com a porta aberta e a condição da variável da porta seja 5.

Teste o seu jogo e se deu tudo certo, assim que o herói multiplicar 2 por 5 e dividir por 2, formando o número 5 a porta se abrirá. Eu posso ter me expressado um pouco mal quanto a essa parte, mas quanto mais você for se acostumando com o RPG Maker mais fácil vai ficando. Boa sorte e continue ligado no tuto (sim, é só uma cópia do final da 3ª parte).[/spoiler]

4ª Parte – Finalizando:
Gostaria de agradecer a você que leu todo o tutorial, pois deu um pouco de trabalho escrevê-lo e para deixa-lo fácil de se entender.

Qualquer duvida que tiver pode ser postada, criticas e elogios também ^^, e se você tiver algo a acrescentar é só postar que eu coloco aqui e dou os devidos créditos.

Este tutorial pode ser alterado a qualquer hora, então fiquem atentos ae. Obrigado e boa sorte com seus projetos.

Créditos:
Igor K.: Me fez ver para o que servia a função modulus
Cerberus Kupo: Me deu a idéia de escrever a parte “Mão na massa”

Um comentário para “Variáveis [RM2K3]: Uma questão de números”

  1. carlos eduardo disse:

    ola, me desculpe mas o lance da pedrinha nao deu certo porque? e qual que e o action key responde ae pra eu saber algumas coisas estao mal explicadas

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.