Título Diferente No RPG Maker XP

21 de maio de 2012

Um script que muda o título padrão do RPG Maker XP por um que tem uma interface diferente, usando figuras ao invés de texto e os boxes.

Você, com um pouco de paciência e criatividade, pode personalizar este menu, fazendo novas figuras ou mexendo no código, se tiver alguma experiência com RGSS.

Ele foi feito por algum japonês, mas não consegui recuperar os comentários do código, mas é fácil de instalar. Basta copiar as figuras do pacote de download para a pasta Graphics/Titles e adicionar o código abaixo acima do script Main, no seu projeto do RMXP:

#==============================================================================
# ++ ???????????? ver. 1.01 ++
# Script by ???
# http://rpg.para.s3p.net/
#------------------------------------------------------------------------------
# ?????????????????????????????????
#============================================================================== 

module PARA_TITLE_CUSTOM 

# ??????????????( true / false )
IMG_MENU = true 

#?---????????????????????--- 

# ????????????
MENU_NEWGAME = "??????" # ??????
MENU_LOAD = "???????" # ???????
MENU_END = "???????" # ??????? 

# ??????????( true / false )
WINDOW_TRANS = false
# ?????????(?????????????????)
WINDOW_OPACITY = 160 

# ??????????
WINDOW_WIDTH = 192
# ?????????( 0:???? / 1:?? / 2:?? / 3:?? )
WINDOW_ALIGN = 2
# ??????????????????
WINDOW_POS_X = 0
# ?????????( 0:???? / 1:?? / 2:?? / 3:?? )
WINDOW_VALIGN = 0
# ??????????????????
WINDOW_POS_Y = 288 

#?---??????????????????--- 

# ??????????????????(?Graphics/Titles??????? )
#( ??? [ ???????? , ???????????? ] ) 

# ??????
IMG_NEWGAME = ["newgame","newgame_active"]
IMG_NEWGAME_X = 450 # ???
IMG_NEWGAME_Y = 320 # ???
# ???????
IMG_LOAD = ["continue","continue_active"]
IMG_LOAD_X = 450 # ???
IMG_LOAD_Y = 360 # ???
# ???????
IMG_END = ["shutdown","shutdown_active"]
IMG_END_X = 450 # ???
IMG_END_Y = 400 # ??? 

# ???????( 0:?? / 1:?? / 2:?? )
BLEND_TYPE = 0 

end 

# ? ????????
#------------------------------------------------------------------------------ 

#==============================================================================
# ¦ Scene_Title
#============================================================================== 

class Scene_Title
#--------------------------------------------------------------------------
# ? ?????
#--------------------------------------------------------------------------
def main
# ????????
if $BTEST
battle_test
return
end
# ??????????
$data_actors = load_data("Data/Actors.rxdata")
$data_classes = load_data("Data/Classes.rxdata")
$data_skills = load_data("Data/Skills.rxdata")
$data_items = load_data("Data/Items.rxdata")
$data_weapons = load_data("Data/Weapons.rxdata")
$data_armors = load_data("Data/Armors.rxdata")
$data_enemies = load_data("Data/Enemies.rxdata")
$data_troops = load_data("Data/Troops.rxdata")
$data_states = load_data("Data/States.rxdata")
$data_animations = load_data("Data/Animations.rxdata")
$data_tilesets = load_data("Data/Tilesets.rxdata")
$data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rxdata")
$data_system = load_data("Data/System.rxdata")
# ?????????????
$game_system = Game_System.new
# ?????????????
@sprite = Sprite.new
@sprite.bitmap = RPG::Cache.title($data_system.title_name)
# ????????????
s1 = PARA_TITLE_CUSTOM::MENU_NEWGAME
s2 = PARA_TITLE_CUSTOM::MENU_LOAD
s3 = PARA_TITLE_CUSTOM::MENU_END
w = PARA_TITLE_CUSTOM::WINDOW_WIDTH
@command_window = Window_Command.new(w, [s1, s2, s3])
if PARA_TITLE_CUSTOM::WINDOW_TRANS
@command_window.opacity = 0
else
@command_window.back_opacity = PARA_TITLE_CUSTOM::WINDOW_OPACITY
end
# ???????????
case PARA_TITLE_CUSTOM::WINDOW_ALIGN
when 0
@command_window.x = PARA_TITLE_CUSTOM::WINDOW_POS_X
when 1
@command_window.x = 0
when 2
@command_window.x = ( 640 - @command_window.width ) / 2
when 3
@command_window.x = 640 - @command_window.width
end
case PARA_TITLE_CUSTOM::WINDOW_VALIGN
when 0
@command_window.y = PARA_TITLE_CUSTOM::WINDOW_POS_Y
when 1
@command_window.y = 0
when 2
@command_window.y = ( 480 - @command_window.height ) / 2
when 3
@command_window.y = 480 - @command_window.height
end
# ???????????
# ?????????????????????????
# ???? @continue_enabled ? true????? false ???
@continue_enabled = false
for i in 0..3
if FileTest.exist?("Save#{i+1}.rxdata")
@continue_enabled = true
end
end
# ???????????????????????????????
# ?????????????????????????
if @continue_enabled
@command_window.index = 1
else
@command_window.disable_item(1)
end
# ??????????
if PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_MENU
@command_window.visible = false
@command_img1 = Sprite.new
@command_img1.blend_type = PARA_TITLE_CUSTOM::BLEND_TYPE
@command_img1.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_NEWGAME[0])
@command_img1.x = PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_NEWGAME_X
@command_img1.y = PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_NEWGAME_Y
@command_img2 = Sprite.new
@command_img2.blend_type = PARA_TITLE_CUSTOM::BLEND_TYPE
@command_img2.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_LOAD[0])
@command_img2.x = PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_LOAD_X
@command_img2.y = PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_LOAD_Y
@command_img3 = Sprite.new
@command_img3.blend_type = PARA_TITLE_CUSTOM::BLEND_TYPE
@command_img3.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_END[0])
@command_img3.x = PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_END_X
@command_img3.y = PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_END_Y
# ???????????????????????????????
# ???????????????????????
if @continue_enabled
@command_img1.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_NEWGAME[0])
@command_img2.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_LOAD[1])
else
@command_img2.opacity = 160
@command_img1.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_NEWGAME[1])
@command_img2.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_LOAD[0])
end
end
# ???? BGM ???
$game_system.bgm_play($data_system.title_bgm)
# ME?BGS ??????
Audio.me_stop
Audio.bgs_stop
# ?????????
Graphics.transition
# ??????
loop do
# ????????
Graphics.update
# ???????
Input.update
# ??????
update
# ????????????????
if $scene != self
break
end
end
# ?????????
Graphics.freeze
# ????????????
@command_window.dispose
if PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_MENU
@command_img1.dispose
@command_img2.dispose
@command_img3.dispose
end
# ?????????????
@sprite.bitmap.dispose
@sprite.dispose
end
#--------------------------------------------------------------------------
# ? ??????
#--------------------------------------------------------------------------
alias update_para_tcst update
def update
update_para_tcst
if PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_MENU
if Input.repeat?(Input::UP) or Input.repeat?(Input::DOWN)
case @command_window.index
when 0 # ??????
@command_img1.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_NEWGAME[1])
@command_img2.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_LOAD[0])
@command_img3.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_END[0])
when 1 # ???????
@command_img1.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_NEWGAME[0])
@command_img2.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_LOAD[1])
@command_img3.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_END[0])
when 2 # ???????
@command_img1.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_NEWGAME[0])
@command_img2.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_LOAD[0])
@command_img3.bitmap = RPG::Cache.title(PARA_TITLE_CUSTOM::IMG_END[1])
end
end
end
end
end
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