Retirando o SDK

5 de novembro de 2010

Hoje vamos postar um tutorial feito por Sephiroth que ensina como retirar o SDK, que significa Standard Developer Kit, o qual no no RGSS do RMXP, se trata de um conjunto de classes e objetos que facilitam a criação de scripts, oferecendo atalhos pra tarefas comuns. O problema é que os scripts feitos com o SDK precisam deste alojado dentre os scripts do seu projeto para funcionar, daí alguns preferem burla-lo ao invés de adequá-lo.

É bem tranquilo este tutorial, e deve ser feito para todos os scripts que você não quer que use o SDK.

De qualquer maneira, aí vai:

Retirando o SDK
por Sephiroth

Bem pessoal, pouca gente sabe como retirar o SDK dos scritps que necessitam dele, por isso resolvi postar aqui. Primeiramente pegue um script que utilize o SDK. Como exemplo, eu peguei o Lockpick Minigame.

No começo do script (após os comentários enormes), você pode ver assim:

#--------------------------------------------------------------------------
# * Begin SDK Log
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SDK.log( 'Lockpicking Minigame', 'Eilei', '1.0', '2007-09-08')

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# * Begin Requirements Check
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SDK.check_requirements( 2.3, [1] )

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# * Begin SDK Enable Test
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if SDK.enabled?( 'Lockpicking Minigame' )

Essa parte faz com que o script funcione somente se tiver o script do SDK, então vamos deletar isso, após deletar isso, vá no final do script, e delete o último end:

end # if SDK.enabled?

Obs: Lembra que ele criava uma condição? [if SDK.enabled?( ‘Lockpicking Minigame’ )]. Pois bem, toda condição tem um end, e foi o end da condição que acabamos de apagar.

Pronto, rode o game e veja. O script funciona legal!

Nota: Se você reparar, todos os scripts que precisam do SDK, antes do script em si, tem uma condição [if SDK.enabled?( ‘Nome do Script’ )], e esta condição que temos que apagar.

Alguns scripts usam métodos do SDK, e isso é muito chato! No próximo tutorial irei ensinar a fazer o script funcionar usando o método do SDK sem SDK!

T+”

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