Brütal Freedoom [Brutal Doom + Freedoom]

Antecipando o lançamento do Starter Pack do Brütal Doom v20, prometido pelo SGtMarkIV nas próximas semanas, eu resolvi testar o Freedoom junto com a v20 e gravei este vídeo rapidinho, o qual você está prestes a assistir.

O que é interessante do Brutal Doom + Freedoom é que, agora, você não precisa mais de ter nada pago nem comprar nada pra jogar o Brutal. A v20 é totalmente compatível com os IWADs (internal wads) grátis do Freedoom, tanto o Phase 1 quanto o Phase 2, não necessitando dos IWADs originais e registrados. E a Steam que se dane.

Funcionou totalmente de boa com o Zandronum 2.0 e o GZDoom 1.8.2, o que está de acordo com os requerimentos que o desenvolvedor do mod nos informou.

Como você poderá ver também, as sprites dos monstros e de algumas decorações foram substituídas pelas originais. Isso era de se esperar, pois os monstros no Brutal Doom tem uma série de estados extras que não se encontram no Doom puro e no Freedoom, tipo eles sendo despedaçados, agonizando, dando e levando fatalities, etc. Daí imagina o trampo que o cara iria ter para editar todas as sprites de novo só pra funcionar no mod dele? Apesar disto, até onde pude notar, os mapas, as texturas, itens e até o rosto do Doomguy ficaram como no Freedoom mesmo.

Configurando as engines para rodar o Freedoom

Para configurar o GZDoom e o Zandronum para rodar com os IWADs do Freedoom (ou qualquer outro IWAD), basta abrir o arquivo .ini (zdoom-NOME.ini ou zandronum-NOME.ini) que está na pasta destas engine e procurar as linhas abaixo da onde está escrito: [IWADSearch.Directories]

Daí basta você inserir uma linha abaixo das que já estão no seguinte esquema: Path= seguido do caminho completo para a pasta com o IWAD.

Por exemplo, o meu Zandronum está configurado assim:

[IWADSearch.Directories]
Path=.
Path=$DOOMWADDIR
Path=$HOME
Path=$PROGDIR
Path=C:\Jogos\DOOM_SE
Path=C:\Jogos\DOOM II
Path=C:\Jogos\WADs\freedoom-0.9

Obviamente você vai ter que colocar os caminhos das suas pastas de acordo com o que está no seu sistema. Não basta apenas copiar e colar o que eu fiz no seu arquivo .ini, a não ser que suas pastas sejam exatamente como as minhas.

Desta forma, se eu carregar o Zandronum, ele vai abrir uma janela perguntando qual Internal Wad eu desejo rodar, tipo assim:

Zandronum Configurado

Então basta você clicar no WAD do Brutal Doom v20 (o arquivo brutalv20.pk3 se você não o renomeou) arrastar e soltar em cima do Zandronum ou GZDoom, que ele vai perguntar qual IWAD você quer.

Pronto!

Good luck and have fun.

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.