Defenestrando o Final Fight (1989)

Como hoje é domingo, nós vamos trazer mais um vídeo a respeito de um game clássico do fliperama, o Final Fight, feito pelo canal Defenestrando Jogos, prosseguindo nossos esforços de evitar que você assista a programação televisiva normal de domingo e, assim, não morra de depressão.

Este vídeo não mostra o gameplay linear do jogo, mas partes do mesmo ilustrando uma série de curiosidades e informações interessantes do game, e a maioria delas nós colocamos aqui, neste post.

O Final Fight (ファイナルファイト) é um jogo de luta estilo beat ’em up, com rolagem de tela horizontal (side scrolling), desenvolvido e lançado pela Capcom, em dezembro de 1989.

O clássico game levou a fórmula consagrada pelo Double Dragon, de 1987, a um novo nível, melhorando a jogabilidade, as animações, os gráficos e o gameplay em relação ao jogo da Technos. Desta forma, Final Fight viria a ser o novo porta-voz e padrão do gênero beat ’em up, com uma grande variedade de personagens distintos, bem animados que se movem por fundos coloridos e detalhados e com um sistema de controle que é tão intuitivo quanto complexo.

Final Fight ainda é considerado um dos melhores jogos de seu gênero, deu origem a uma série que rendeu 5 novos outros Final Fights e ainda é cultuado até hoje por muitos da velha guarda. O seu sucesso também justificou ports para vários outros sistemas além dos arcades, posteriormente: Super Famicom, Super NES, Sega Mega CD, Game Boy Advance, Sony PlayStation 2, Nintendo Wii, Sharp X68000, Commodore -64, Amstrad CPC, Commodore Amiga, Atari ST, Sinclair ZX Spectrum e iOS.

Enredo

Metro City, uma cidade americana ficcional, tem sido governada pela violência e morte por anos a fio, algo que o prefeito recém-eleito e lutador aposentado, Mike Haggar, planeja mudar. No centro do problema existe uma enorme gangue conhecida como Mad Gear. Esta quadrilha controla todas as principais atividades criminosas na cidade, que é conhecida como a “Capital do Crime”. Quando os vagabundos souberam dos planos de Haggar, tomaram medidas imediatas para intimidar e controlar o prefeito, sequestraram sua filha, Jessica, e começaram a aterrorizar a cidade.

Ao invés de ceder ou roubar a população para criar alguma medida idiota e inútil, como qualquer prefeito da vida real faria, Haggar decide chamar Cody, um jovem especialista em artes marciais e namorado de Jessica e Guy, um ninja amigo de Cody, para encararem a Mad Gear através das ruas da cidade.

Gameplay

Um ou dois jogadores podem jogar simultaneamente este clássico beat ’em up, podendo optar por Guy, Cody ou Haggar. Guy é o mais rápido e fraco entre eles, tendo a habilidade de pular nas paredes e voltar com mais impulso para suas voadoras. Cody é o personagem mais equilibrado em velocidade e força e pode usar as facas sem lançá-las quando os inimigos estão próximos. Haggar é o mais forte e lento entre eles, podendo executar o poderoso pilão, que é feito ao segurar um inimigo, pressionando pulo e depois o botão de ataque.

Cada um dos personagens usa os punhos, voadoras e joelhadas para atacar os inimigos, além de um golpe especial que consegue mandar para longe todos os inimigos que o rodeiam (que custa um pouco de sua energia). Armas também podem ser encontradas e usadas, como facas, espadas e canos de metal, sendo que alguns inimigos também podem as empunhar e dropá-las depois de serem derrubados.

A energia dos personagens pode ser recuperada ao se encontrar comida pelo jogo, geralmente escondido em barris e latões. Itens que aumentam sua pontuação também podem ser recolhidos no decorrer.

Curiosidades

  • Final Fight é conhecido como o oitavo jogo feito para o sistema CPS1.
  • Este jogo estava sendo projetado, originalmente, para ser uma sequência do Street Fighter, e iria ser chamado de Street Fighter 89. Antes mesmo de sua concepção final, a Capcom decidiu mudar o nome para Final Fight e reservar o nome Street Fighter para um segundo jogo que seria lançado dois anos depois.
  • O nome do Guy é escrito com o kanji que significa “Victory Song”. O lutador é inspirando no cantor Guy Picciotto, do grupo Fugazi.
  • O inimigo Andore foi criado como uma homenagem ao falecido Campeão do WWF, Andre Rene Roussimoff, conhecido como “Andre o Gigante”, como nós já explicamos aqui.
  • Dois membros da gangue, Axl and Slash, são parodias de Axl and Slash, da banda farofeira Guns ‘n Roses.
  • Abigail é uma referência ao álbum homônimo do cantor King Diamond, lembrando que o personagem também tem pinturas em sua face que lembram bastante as da fase inicial do cantor.
  • Sodom, nome de outro personagem do game, é uma das quatro grandes bandas de thrash metal alemãs, o Big Teutonic Four.
  • O inimigo de nome Two P. aparece no jogo Forgotten Worlds, também da Capcom. Neste, ele é o segundo jogador 2P ou, melhor dizendo, Player 2.
  • Existem várias versões piratas desse jogo mas as mais famosas são a Final Crash e Street Smart/Final Fight. A primeira é praticamente a mesma coisa. Já a segunda é uma versão aonde é possível jogar com uma serie de inimigos além de ter toda a jogabilidade alterada.
  • Alguns meses antes do lançamento de Final Fight, a Capcom lançou um jogo de corrida chamado Mad Gear, o nome da quadrilha que Haggar, Guy e Cody enfrentam neste antológico game.

Série Final Fight

Como dissemos acima, o sucesso e a popularidade do Final Fight rendeu uma série de seis games:

  1. Final Fight (1989, Arcade)
  2. Final Fight 2 (1993, Super NES ou Super Famicom)
  3. Mighty Final Fight (1993, NES ou Famicom)
  4. Final Fight 3 (1995, Super NES ou Super Famicom)
  5. Final Fight Revenge (1999, Fliperama)
  6. Final Fight Streetwise (2006, PS2, XBOX)

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.