Veja O Super Mario 3 Que A ID Software Fez Em 1990

Nos primórdios da id Software, quando ela ainda se chamava IDF (Ideas from the Deep), teve um dos projetos mais audaciosos representado por um clone do popular Super Mario Bros. 3 para PC.

O vídeo da demo foi lançado no canal pessoal do John Romero no Vimeo por ocasião do aniversário de 25 anos da série de jogos de plataforma Commander Keen, lançada no dia 14 de dezembro de 1990 pela id.

A empresa, que seria futuramente conhecida por títulos como Wolfenstein 3D, Doom e Quake, desenvolveu este demo em 1990 e, com ele, tentou convencer a Nintendo de lançar o game para o PC.

Na época, não se acreditava possível um game com scrolling para computadores devido à limitações do hardware, mas a equipe deu um jeito e, graças a genialidade de John Carmack, eles conseguiram superar este problema. Com o resultado, eles desenvolveram um jogo de plataforma com rolagem horizontal, Dangerous Dave in Copyright Infringement (a história completa está neste vídeo).

Aproveitando da experiência e do código usado neste jogo, em apenas uma semana a id desenvolveu o demo do Super Mario Bros. 3 para tentar descolar uma licença para desenvolver e vender os games para os computadores pessoais. Os japoneses vacilões ficaram impressionados mas não gostaram da ideia. Eles não queriam seus conteúdos em hardware que não fosse os deles, com medo da concorrência.

Por fim, a id aproveitou a tecnologia (idTech1) para criar sua própria série de jogos de plataforma e que serviu de base para os sucessos subsequentes da empresa:

  • idTech 1 – Setembro a Dezembro de 1990: Primeira engine da id Software (Commander Keen 1-3)
  • idTech 2 – Março de 1991: Primeira engine 3D da id Software 3D (Hovertank)
  • idTech 3 – Maio de 1991: Engine Keen Dreams (Commander Keen 4-6)
  • idTech 4 – Novembro de 1991: First id Software texture mapping 3D engine (Catacomb 3-D)
  • idTech 5 – Janeiro a Maio de 1992: Segunda engine 3D de mapeamento de texturas (Wolfenstein 3D)
  • idTech 6 – Janeiro a Dezembro de 1993: Terceira engine 3D da id Software 3D engine (DOOM)
  • idTech 7 – Janeiro de 1995 a Junho de 1996: Quarta engine 3D da id Software 3D engine (Quake)

Desta forma, Romero (um dos fundadores da id e criadores destes jogos) ressalta que o atual sistema de numeração de idTech não faz sentido, se você observar toda a tecnologia que eles criaram. Ou seja, esse papo do novo Doom usar a idTech 666 é marketing que a Bethesda tá usando.

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.