Eu estava vendo algumas coisas a respeito de straferunning na wiki do Doom e resolvi listar algumas táticas que podem ser úteis para singleplayer normal, speedrun, deathmatches ou outros modos de jogo.
Strafing
É a técnica mais básica de qualquer FPS. Consiste em se mover para os lados, normalmente usado para desviar de ataques inimigos. Por mais óbvio que seja esse movimento, o citei por ele ser a base para boa parte das táticas avançadas de movimentação do Doom, como o circle-strafing e o straferunning.
Circle-Strafing
É uma forma avançada de strafing, na qual se anda lateralmente em volta do adversário, mantendo a mira nele, o que forma um círculo (daí o nome "circle-strafing"). Isso permite atacar e ao mesmo tempo evitar ser atacado.
Straferunning
É quando você corre segurando as teclas para frente e para um dos lados (esquerda ou direita) ao mesmo tempo, o que concede uma velocidade de movimento maior. Além de ajudar a percorrer os mapas mais rápido, pode ajudar a dar saltos maiores.
Wallrunning
Acontece ao correr "deslizando" em uma parede reta, o que dá uma velocidade de movimento maior do que a normal. Pode ser usada correndo de forma normal ou em conjunto com o straferunning.
Rocket Jump
Muito comum entre jogadores de Quake e Team Fortress, o Rocket Jump pode ser também usado no Doom, consistindo em pular e atirar no chão com a Rocket Launcher. Com isso, você dá um salto maior do que o normal, ao custo de receber dano devido ao splash damage da Rocket Launcher. Útil pela mobilidade e para alcançar pontos inacessíveis.
Arch-Vile Jump
A mesma coisa do Rocket Jump, só que em vez de usar a Rocket Launcher, você precisa se aproveitar do arremesso pra cima causado pela coluna de fogo do Arch-vile.
Monster infighting
Mova e se posicione entre os monstros de forma que um ataque acidentalmente o outro. Isso vai fazer com que eles lutem entre si até que um deles morra e o outro acabe enfraquecido. Pode ajudar em mapas onde a munição é escassa. Funciona com alguns monstros e outros não.
Silent BFG
Usada em deathmatches, é quando você silencia o barulho de disparo da BFG usando o gemido do Doomguy ("mmph") ao cair de uma certa altura ou apertando o botão de "use/open door" na parede. Com o timing correto, dispare a BFG ao mesmo tempo que cai no chão ou aperte instantaneamente o botão de "use/open door" depois de atirar. Você pode atacar o seu adversário de maneira furtiva, sem alertá-lo.
Enfim, existem várias outras técnicas, mas resolvi colocar as mais conhecidas. Se quiserem sugerir mais, fiquem a vontade!
EDIT: Algumas táticas podem funcionar em certos ports avançados e em outros não. Então se determinada técnica não funcionar, use em outro port. Certas configurações também podem influenciar o funcionamento dessas técnicas.