Alguns usuários de Windows 10 com alguns drivers da Intel não conseguem rodar o GZDoom em modo OpenGL, o que torna impossível jogar mods que funcionam corretamente apenas nesse modo, como o Hunter's Moon, o Doom Reinforced Core, o Plants vs Demons, entre outros. Ao carregar o GZDoom, ocorre o seguinte erro: "R_OPENGL: OpenGL driver not accelerated!".
Porém, depois de uma rápida pesquisa, encontrei no fórum do ZDoom um tópico apresentando um método capaz de contornar esse problema. Funciona dessa forma:
- Primeiro, baixe o arquivo executável "wtfi", que está disponível aqui:
https://github.com/alexey-lysiuk/tools/tree/master/wtfi/Release- Depois, coloque esse arquivo na pasta do GZDoom;
- Então, arraste o executável do GZDoom e solte no arquivo que você baixou, o "wtfi". Nesse momento irá aparecer uma janela com o aviso "press any key to continue", então apenas aperte qualquer botão para fechar essa janela;
E pronto, seu GZDoom já está pronto para rodar em OpenGL!
No tópico do ZDoom é dito que o método funciona apenas em versões de 32 bits do GZDoom, pois o autor testou em uma versão de 64 bits e não funcionou. Apesar disso, acredito (porém como não testei essa parte, não posso garantir nada) que isso deva variar conforme a build do GZDoom em questão. Por via das dúvidas, escolha uma versão de 32 bits.
No mesmo tópico foi dito que esse método foi inicialmente testado em devbuilds do GZDoom, e logo depois foi testado em versões estáveis. Funciona nos dois casos.
Tópico do fórum do ZDoom:
https://forum.zdoom.org/viewtopic.php?f=50&t=55041