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Uma rápida introdução ao Oblige e derivados

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Tyrant120:
Pra quem não sabe, o Oblige é um gerador de mapas aleatórios para o Doom. O básico em qualquer versão se resume a configurar vários padrões pro mapa (se é pra ser um mapa grande/pequeno, com muito/pouco monstro, entre outras coisas) e o programa monta o mapa de acordo com o que você configurou, com resultados variáveis. Ainda é possível configurar se você quer um single map, um mapset ou até mesmo um megawad, bem como o IWAD onde o mapa será rodado.

Existem várias versões, addons e forks do Oblige, e o design dos mapas pode variar entre eles:

- O Oblige 6.20, por exemplo, tem uma forma própria de criar espaços abertos e áreas com líquidos (nuke, lava, água, entre outros), além de oferecer a possibilidade de fazer mapa com o tema do Wolfenstein 3D:

//www.youtube.com/watch?v=v0zMWL-o_7k
//www.youtube.com/watch?v=eCnOuq5wXzk

- O ObHack é um fork do Oblige com opções exclusivas e um design mais próximo do Doom vanilla:

//www.youtube.com/watch?v=ZlA4hYuOYyk

- O ObAddon, como o nome sugere, é um addon para o Oblige 7.70 que aumenta extensivamente as opções de configuração. Excelente para fazer mapas pensados para determinados mods de gameplay:

//www.youtube.com/watch?v=EKG0mgT32C4
//www.youtube.com/watch?v=LbpZlP-O2D4

- O Obsidian é um fork que abrange as funções do Oblige e do ObAddon, e começou a ser desenvolvido recentemente:

//www.youtube.com/watch?v=SZFbR5kfzE8
//www.youtube.com/watch?v=ORQYd3M3h0Y
Um detalhe interessante é que as configurações do Oblige são salvas no arquivo CONFIG.txt (no caso do ObHack é CONFIG.cfg), na qual você pode copiar onde quiser, fazer backup, compartilhar, etc., e para importar uma configuração específica basta colocar o CONFIG.txt na pasta do Oblige que ele vai reconhecê-lo assim que você abrir o programa.

Facínora:
boa!

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