Ultima: Exodus Remastered

Ultima: Exodus Remastered é uma revisão do Ultima III: Exodus de NES que, sem comprometer seu apelo e charme originais, melhora seus sprites, planos de fundo, gameplay e elementos de interface.

23 de janeiro de 2023

Ultima: Exodus Remastered é um hack para o ROM do RPG clássico de Nintendinho/Famicom que remasteriza vários de seus elementos, e não apenas gráficos e sonoros. Foi desenvolvido por Fox Cunning e lançado em 29 de dezembro de 2020.

Este remaster é basicamente revisão quase completa do Ultima III: Exodus de NES com o objetivo melhorar o jogo sem comprometer seu apelo e charme originais. Dentro das limitações do engine, sprites, planos de fundo, combate e elementos da interface do usuário foram redesenhados usando entradas posteriores da série como referência.

Muitos aspectos da jogabilidade foram ligeiramente alterados para tornar desnecessária o grinding em níveis mais baixos e upar level mais gratificante. Derrotar monstros (inclusive existem vários novos) encontrados em locais mais perigosos, como masmorras, também é mais gratificante em termos de loot e XP.

Vídeos

Acima, temos um vídeo onde Fox Cunning apresenta o seu Ultima: Exodus Remastered rodando em hardware físico.

Temos também uma playlist de Hengki Kusuma Adi que promete um playthrough do Ultima: Exodus Remastered.

Destaques

  • Recursos visuais e de interface redesenhados. Gráficos aprimorados baseados em sprites e tiles de Ultima IV, Ultima V e Ultima VI.
  • Correções de bugs e melhorias de qualidade de vida, como cancelar uma ação durante o combate não faz mais perder o turno desse personagem. Ainda é possível passar a vez pressionando B antes de selecionar qualquer ação.
  • Gameplay rebalanceado para tornar a progressão de nível mais gratificante.
  • A IA de combate também foi aprimorada, com mudanças para diferenciar melhor as 11 profissões e 5 raças, incluindo “habilidades especiais”, como acertos críticos para ladrões de alto nível e dano corpo a corpo extra para bárbaros.
  • Cavalos agora afetam sua taxa de movimento.
  • Quase todos os inimigos presentes nas versões de computador do Ultima III foram adicionados, incluindo Chests (somente em Castle Death), Wizards e Orcus.
  • Inúmeros erros de digitação e inconsistências no texto/diálogos do jogo também foram corrigidos, e muitas linhas de diálogo que estavam presentes, mas não acessíveis no lançamento original, foram restabelecidas. Isso inclui uma pista importante notoriamente “removida” (mas estava realmente presente na ROM, apenas não referenciada).
  • Melhorias na visualização 3D da masmorra.
  • Retratos de NPC em conversas.
  • IA inimiga renovada que melhora a velocidade e a experiência tática das batalhas.
  • Sistemas mágicos e de batalha reequilibrados.
  • Armas e armaduras lootáveis.
  • A versão 1.01 e posteriores incluem uma fonte alternativa opcional baseada na versão de Commodore 64 do Ultima V.
  • A versão 2.00 apresenta uma masmorra completamente nova, acessível a partir do continente oculto de Ambrosia.
  • A lista completa e detalhada de alterações está incluída no arquivo 2.Release Notes.txt, que vem com o download do patch.
  • Um aspecto notável do jogo que Exodus Remastered não muda é a música. Esta foi uma escolha deliberada, de modo a permitir que o mod seja compatível com futuros hacks que modifiquem os efeitos sonoros ou a música do jogo.

Screenshots

Sobre o download

O Ultima: Exodus Remastered é gratuito, mas trata-se de um patch/hack/mod (XDelta3) que deve ser aplicado ao ROM original do Ultima 3: Exodus de NES, o qual não vem junto e nem iremos distribuir aqui. Instruções completas para aplicar o patch (Windows, Linux, Android e Mac) encontram-se no pacote de download do Ultima: Exodus Remastered, especificamente no arquivo 1.Readme.txt. Parece meio complicado, mas não é.

Mais informações e Ultima

autor, site, canal ou publisher Fox Cunning tamanho 826 KB licençaGrátis download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!