Rodaram Doom num arquivo .GIF

O engenheiro de software Andrew Sillers conseguiu a proeza de carregar Doom num GIF. Já rodaram o clássico da id em várias plataformas inusitadas, mas num arquivo de imagem (ou vídeo) deve ter sido a primeira vez.


26 de maio de 2021

Ontem (25), fiquei sabendo que rodaram Doom pela primeira vez num arquivo .GIF, aquele formato de imagem que, na verdade, é um vídeo que fica dando loop eterno enquanto carregado.

A proeza foi conseguida pelo engenheiro de software Andrew Sillers, quem levou o meme, ou “concurso global” de carregar o clássico da id nos lugares mais inusitados a um novo nível.

No vídeo a seguir, falei sobre esta notícia, que foi trazida pela WarpZone (via Tyrant120):

O vídeo é o sexto episódio da nossa série Curiosidades, onde trago curiosidades, obviamente. Ele traz enquanto cenas de uma partida do Quake Champions: Doom Edition v2.7 rodando no Zandronum 3.0, no mapa Sarnath, de fundo.

Ainda de acordo com a WarpZone, Sillers conseguiu manipular o upload de GIFs no Archive of Our Own (AO3), “quebrando” o loop infinito do arquivo para conseguir adicionar frames no GIF ao final de cada loop.

O resultado, pelo menos até onde vi, é interessante, porem impraticável, pois a partida é jogada entre todos os que visitam a página, cada um inserindo seu comando. Outra coisa que reparei também é que o cara usou o Freedoom, provavelmente para evitar questões de copyright.

Seria possível também assistir o jogo rodar em GIF neste outro link, mas também não consegui, além de ficar num tamanho bem pequeno.

No vídeo, citei o Doom online (em Flash), e esse sim dava pra jogar em janela de boa antes do formato ser oficialmente abandonado. Existem formas de rodar conteúdo em Flash atualmente, se quiser dar uma olhada.

Mais gambiarras com o Doom

Esse lance de rodar o Doom para dispositivos inusitadas já virou meme, como dito acima. Isso é possível graças à programação de John Carmack, considerada muito limpa e sofisticada, o que deixou o código do Doom clássico muito fácil de entender e de portar para outros dispositivos e/ou plataformas.

E nós já listamos um bom número destas gambiarras aqui. Algumas são mais sofisticadas que as outras, mas todas são interessantes:

E você? O que acha dessa conversa toda?

Curiosidades em geral

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!