Autor Tópico: Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets  (Lida 9854 vezes)

Ultimate Dukke

  • Newbie
  • *
  • Posts: 14
Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets
« Online: Julho 16, 2016, 12:21:38 am »
http://www.mundorpgmaker.com.br/topic/104236-akea-animated-battle-system/

Eu estou planejando fazer um RPG no estilo Phantasy Star, por isso baixei este battle system, mas estou com uma dúvida quanto aos Charsets. Eu não consigo descobrir, mesmo procurando nos scripts, sobre o modo de recorte dos sprites ou se tem como alterar isso, para eu poder usar sprites maiores. Somente sei que os frames são divididas em filas e as posições são por coluna, só não sei como é o recorte disto(tentei por 36x36 mas não consegui nada!).

Alguém que tenha algum entendimento sobre scripts, charsets ou battle systems pode me ajudar com esta duvida? Estou a dias tentando descobrir e entender como funciona as configurações.

LichKing

  • Administrator
  • Full Member
  • *****
  • Posts: 156
  • Sexo: Masculino
    • Gaming Room
Re:Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets
« Resposta #1 Online: Julho 19, 2016, 09:45:22 am »
vc já tentou olhar dentro da pasta graphics, dividir a largura da imagem pelo numero de frames (parece que são 4 frames) e deduzir o tamanho de cada sprite? parece que tem até um template na pasta battlers.

kurunko

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Posts: 23
  • Sexo: Masculino
  • Ambush the Rush!
    • Utopia Maker - Uma nova perspectiva
Re:Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets
« Resposta #2 Online: Julho 19, 2016, 10:24:16 am »
Se os characters estiverem sozinhos na folha (4 posições) utilize o !  antes do nome.  Enquanto ao recorte,  ele será proporcional (Três posições largura,  quatro altura).

Mitsujii

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Posts: 22
    • Mitsujii
Re:Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets
« Resposta #3 Online: Julho 19, 2016, 12:26:14 pm »
Oi, Dukke!

É como o pessoal disse acima:

Se a dúvida for em relação ao battler (o char animado da batalha), tem um template na pasta Battlers dividindo certinho. Os frames são divididos pelas colunas e as posições (stand, defense, weak, etc) são divididas por linhas, que você pode ver tanto pelo o que já está na pasta quanto uma planilha que aparece na pasta da damo que fala o que cada linha é. Quanto aos recursos, você pode ir pegando e jogando no template.

Pra configurar no Maker as posições e frames dos personagens e inimigos, inclusive adicionar mais, só dar uma lidinha no script que tá bem documentado.

Agora se for ao charset (char andando pelos mapas), se estiver sozinho, use o prefixo antes do nome que vai dar certo, mantendo a proporção.

Ultimate Dukke

  • Newbie
  • *
  • Posts: 14
Re:Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets
« Resposta #4 Online: Julho 27, 2016, 09:53:36 am »
Oi, Dukke!

É como o pessoal disse acima:

Se a dúvida for em relação ao battler (o char animado da batalha), tem um template na pasta Battlers dividindo certinho. Os frames são divididos pelas colunas e as posições (stand, defense, weak, etc) são divididas por linhas, que você pode ver tanto pelo o que já está na pasta quanto uma planilha que aparece na pasta da damo que fala o que cada linha é. Quanto aos recursos, você pode ir pegando e jogando no template.

Pra configurar no Maker as posições e frames dos personagens e inimigos, inclusive adicionar mais, só dar uma lidinha no script que tá bem documentado.

Agora se for ao charset (char andando pelos mapas), se estiver sozinho, use o prefixo antes do nome que vai dar certo, mantendo a proporção.

Eu sei disso! Eu so queria saber em quantos X e Y cada frame recortado fica pra poder usar sprites maiores, e saber se tem como configurar o tamanho do recorte. Já tentei varios como 30x30, 60x30, etc...mas nunca consigo acertar a grade exata

Ultimate Dukke

  • Newbie
  • *
  • Posts: 14
Re:Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets
« Resposta #5 Online: Julho 27, 2016, 11:16:39 am »
Eis um charset to battlers. Cada fila é uma animação. Queria saber os espaçamentos recortados pois eu planejo usar o mesmo sistema pra tentar algo no estilo Phantasy Stars, daí usarei sprites maiores e de costas. Reposicionar eles na tela eu já sei como, pois olhei no script. Já as divisórias, tamanho de cada sprite, etc...ai é um mistério

DOOMGUY

  • Space Marine
  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Posts: 7
  • Sexo: Masculino
  • MMPH
    • Curtas do Doomguy
Re:Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets
« Resposta #6 Online: Julho 27, 2016, 08:11:07 pm »
Dukke, eu tenho quase certeza que responderam sua questão. Tenta ler com calma o tópico novamente.

Ultimate Dukke

  • Newbie
  • *
  • Posts: 14
Re:Ta vazio aqui? To com uma duvida sobre charsets
« Resposta #7 Online: Julho 29, 2016, 05:55:32 am »
3x4? Eu to confuso...vou tentar fazer um experimento arriscado