Um Out Run ou Top Gear com carros da icônica montadora e um sistema para criar pistas.
Lotus III: The Ultimate Challenge é um jogo de corrida baseado da marca Lotus e o terceiro de sua série, combinando aspectos de seus predecessores: Lotus Esprit Turbo Challenge e Lotus Turbo Challenge 2. Foi desenvolvido pela Magnetic Fields e lançado inicialmente em 1992.
Licenciado pela icônica montadora britânica, Lotus 3 apresenta 2 modos de jogo – um faz você correr contra 19 rivais controlados pela CPU (com nomes espirituosos como Alain Phosphate e Crash-Hard Banger) e o outro te coloca contra o relógio.
Publicado originalmente pela Gremlin Graphics e disponibilizado para Amiga, Amiga CD32, Atari ST, MS-DOS e Mega Drive, o Lotus III: The Ultimate Challenge foi recebido de forma mista pela crítica, entretanto, trata-se de um memorável título na linha de nomes como Out Run e Top Gear, inclusive era um substituto perfeito para quem por algum motivo ou outro não podia jogá-los, como foi meu caso.
Acima, temos um longplay da versão de Amiga, a original, do Lotus III: The Ultimate Challenge, sem comentários, do canal AL82 Retrogaming.
Temos também a playthrough sem comentários da versão de PC (DOS) do game publicada pelo World of Longplays.
O terceiro jogo da série combina os aspectos de jogabilidade de seus predecessores, permitindo escolher entre os oponentes de corrida do Lotus Turbo Challenge ou ir contra o relógio, tipo arcade, de Lotus 2. Existem 13 tipos diferentes de corridas, variando de autoestradas a noturnas a seções pontuadas por obras rodoviárias, e algumas são baseadas em voltas e outras são simples A-B.
Parece que existem apenas três tipos de carros no Lotus 3, mas na verdade existem cinco para se escolher. Os três originais, o carro do oponente e o carro sprite. Todos os três eram jogáveis nas primeiras versões do game.
A opção para dois jogadores foi mantida (split screen) e o recurso de seleção de música retorna. Lotus III também adicionou um terceiro carro – um automóvel conceito Lotus M200 – e permite escolher com qual correr. O jogo reciclou a maior parte dos gráficos do Lotus 2, mas adicionou uma série de novos cenários.
Lotus III apresenta um sistema de criação de percursos Racing Environment Construction Set (RECS), que permite aos usuários a criar uma pista de corrida definindo vários parâmetros básicos, como número e dificuldade de curvas e subidas, número de obstáculos, tipo de cenário ou dificuldade dos adversários. A pista criada pode então ser percorrida por um ou ambos os jogadores. O curso também pode ser escrito na forma de um código de letras e dígitos e posteriormente reutilizado; podendo ser disputados individualmente ou em uma série de até nove pistas criadas pelo usuário. O RECS permite criar rapidamente uma pista única sem ter que usar um editor de percurso, mas sacrifica a funcionalidade de posicionar curvas ou obstáculos com precisão.
O Lotus III: The Ultimate Challenge é um jogo comercial que, embora seja considerado abandonware, não sei se pode ser distribuído gratuitamente por aí. Entretanto, existe uma demo gratuita que é bem é jogável e divertida, e é essa que temos para download. Trata-se da versão de DOS que já vem configurada para jogar no Windows (graças ao DOSBox), bastando apenas baixar o pacote, descompactar em algum canto e clicar duas vezes sobre o arquivo Lotus 3.bat
.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Atualmente voltei a jogar esse clássico no Mega Drive, valeu!!!!
O de Mega acho que nunca joguei, mas o de PC era muito bom. Deve ser o caso também no console da Sega. Vale a pena conferir!