O adventure point and click retrô The Darkside Detective: A Fumble in the Dark está de graça!
Quando Twin Peaks encontra Lovecraft e Arquivo X em pixel art.
O adventure point and click retrô The Darkside Detective: A Fumble in the Dark está atualmente de graça, para Windows e Mac, 100% free to keep, numa festa da uva da Epic Store que só deve durar até às 13:00 do dia 19 de fevereiro de 2026.
The Darkside Detective: A Fumble in the Dark é um adventure point and click 2D independente com humor irreverente onde o jogador novamente investiga eventos sobrenaturais na cidade de Twin Lakes, desta vez, com a presença de uma ameaça cósmica lovecraftiana. Foi desenvolvido pela Spooky Doorway e lançado inicialmente em 15 de julho de 2021.
Esta sequência de The Darkside Detective envolve exploração de cenários, interação com NPCs e foco em puzzles baseados em combinação de itens, tudo sob uma estrutura mais linear do que aparenta. A estética é retrô, com gráficos pixel art e outros elementos que reforçam a tradição clássica do gênero, e seu tom, apesar da temática de terror, é mais “spooky” do que “scary”. Aliás, o game é embalado por uma trilha sonora com atmosfera leve e cômica.
Publicado pela Akupara Games e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Stadia, iOS, Android, Windows Apps, Switch e Atari VCS, The Darkside Detective: A Fumble in the Dark foi geralmente bem recebido pela crítica, ganhando também prêmios, como seu predecessor. Além disto, é extremamente bem avaliado nas plataformas de games pra PC. Em 22 de janeiro de 2026, foi anunciada através de um trailer uma nova sequência, The Darkside Detective: Backside of the Moon.
Atenção: você pode pegar o game de graça aqui. Aproveite, pois The Darkside Detective: A Fumble in the Dark pode custar normalmente R$ 39,99! Para adicionar o título à sua conta da Epic Store (crie uma, se já não o tiver feito), esteja logado no site e clique em “OBTER”.
Ah, tem mais jogos grátis aqui e aqui também! Aproveitando, entre também no nosso canal do Telegram para receber mais games neste esquema!
Vídeos
Acima, temos o trailer oficial de lançamento do The Darkside Detective: A Fumble in the Dark.
Já este vídeo é uma análise em inglês do game feita pelo canal TheRatMan. É uma das fontes desta publicação.
Gameplay
The Darkside Detective: A Fumble in the Dark é um adventure do tipo point-and-click onde você, novamente controlando Francis McQueen, explora cenários estáticos, coleta itens, interage com personagens não jogáveis (NPCs) e resolve quebra-cabeças combinando objetos entre si ou utilizando-os em elementos do ambiente para progredir na narrativa.
A trama se passa na mesma cidade do seu predecessor, Twin Lakes, onde McQueen volta a atuar como detetive comum, visto que ó departamento sobrenatural da polícia foi encerrado no início do game. Entretanto, eventos inexplicáveis voltam a ocorrer, enquanto uma ameaça maior de natureza cósmica se desenvolve ao longo da narrativa.
A estrutura do jogo é episódica, com cada caso funcionando como uma investigação independente acessível a partir do arquivo do detetive. A progressão ocorre principalmente por meio da resolução de puzzles baseados em inventário, sem a inclusão de minigames ou sistemas paralelos significativos.
Embora determinadas investigações abram múltiplas áreas simultaneamente, a progressão geral segue uma lógica predominantemente linear. O game não permite que o jogador fique permanentemente impedido de avançar (soft lock), mas a ordem de resolução dos enigmas pode exigir a obtenção prévia de itens específicos em outras áreas.
Apresentação
Defume o quarto com sálvia e pegue seu tabuleiro ouija portátil — é hora de retornar a Twin Lakes, a 34ª cidade mais assombrada dos Estados Unidos. Junte-se ao Detetive McQueen enquanto ele desvenda 9 casos arrepiantes, arriscando vida e membros pixelados para solucionar os mistérios macabros que assolam a pobre cidade.
Twin Lakes é uma cidade amaldiçoada. Não tão amaldiçoada a ponto de “demônios estarem destruindo tudo”, mas mais amaldiçoada do que “vive perdendo as chaves” ou “sempre pisa em poças d’água”. Digamos que ela está bem no meio da escala das maldições.
Amaldiçoada o suficiente para ser um problema. Amaldiçoada o suficiente para que alguém precise lidar com isso…
É aí que entra The Darkside Detective. Sempre que você ouvir um barulho na madrugada, sentir um arrepio na espinha ou perceber algo suspeito no ar, o Detetive Francis McQueen não estará muito longe.
Não, ele não cheira a peixe — é só uma expressão, vamos lá…
Dando continuidade aos eventos de The Darkside Detective, McQueen precisa resgatar seu parceiro quase sempre presente (em corpo, se não em mente), o Oficial Dooley, do Darkside, para que a dupla possa voltar ao que faz de melhor: investigar as ocorrências estranhas, frequentemente paranormais e sempre paradoxais da cidade.
Junte-se a eles nesta aventura point-and-click assustadoramente engraçada enquanto investigam nove novos casos independentes, que os levam a um parque de diversões, a um asilo local, a um circuito de luta livre amadora e até mesmo à Irlanda, tentando manter o Darkside sob controle.
Gostou da ideia? Experimente o primeiro jogo.
Lista de Recursos
- 9 casos únicos, como você nunca viu antes (sem garantias)
- Utiliza a avançada tecnologia de apontar e clicar
- Trilha sonora de Thomas O’Boyle, um compositor totalmente vivo, definitivamente não morto-vivo
- Renderização Pixel “Fotorrealista” (Depende da sua definição de fotorrealismo)
- 1 reembolso por correio por cliente em serviços de exorcismo para assombrações resultantes do jogo
- Um breve resumo dos acontecimentos de The Darkside Detective para quem não jogou o primeiro título (e não quer jogar)
Curiosidades
- O The Darkside Detective: A Fumble in the Dark foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
- O jogo foi incluído junto ao original no bundle The Darkside Detective: A Fumble in the Dark + The Darkside Detective (Official Ultra Edition) (2021).
- Pelo que entendi, o game foi financiado coletivamente com sucesso no Kickstarter e era inicialmente chamado de “The Darkside Detective: Season 2”. Digo isto por causa do seguinte trailer, que encontrei no canal do estúdio (Spooky Doorway):
Prêmios e honrarias
- Aggie Awards 2021 – Best Writing – Comedy: Vencedor
- Aggie Awards 2021 Reader’s Choice – Best Adventure of 2021: Vencedor
- Aggie Awards 2021 Reader’s Choice – Best Traditional Adventure Game: Vencedor
- Aggie Awards 2021 Reader’s Choice – Best Writing – Comedy: Vencedor
- Aggie Awards 2021 Reader’s Choice – Best Character – Officer Dooley: Vencedor
- IMIRT Irish Game Awards 2021 – Game of the Year: Vencedor
- IMIRT Irish Game Awards 2021 – Best Narrative: Vencedor
- IMIRT Irish Game Awards 2021 – Best Game Audio: Vencedor
- IMIRT Irish Game Awards 2021 – Best Technical Achievement: Vencedor
- Best Lines of Dialogue – AGOTY Awards 2021: Vencedor
- Chainsaw Festival 2021: Seleção Oficial
- Big Adventure Stream Event 2020: Seleção Oficial
- DreadXP Spooky Showcase 2020: Seleção Oficial
- Escapist Showcase 2020: Seleção Oficial
Screenshots
Sobre o download
The Darkside Detective: A Fumble in the Dark é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Mac e Linux) na loja do Steam, Epic e GOG, sendo que nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Mais
Download e ficha técnica
- Obter @ Epic Store (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedores, publishers e/ou distribuidores: Spooky Doorway, Akupara Games
- Sistema(s): Windows, Linux e Mac
- Tamanho: 338 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categorias: Adventure, Notícias
- Tags: Cidades, Detetives, Engraçado, Exploração, Fantasia, Fantasmas, Festa da uva, H. P. Lovecraft, Independente, Magia, Mistério, Mortos-vivos, Nintendo Switch, Pixel art, PlayStation 4, PlayStation 5, Point and click, Retrô, Xbox One, Xbox Series X|S, Zumbis
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 11
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!








