Pine

Pine é um action-adventure que se passa em um mundo aberto onde os humanos nunca alcançaram o topo da cadeia alimentar. Publicado pela Kongregate originalmente em 2019, envolve exploração e crafting.

6 de maio de 2021

Pine é um action-adventure independente que se passa em um mundo aberto onde os humanos nunca alcançaram o topo da cadeia alimentar. Foi desenvolvido pelos holandeses da Twirlbound e lançado originalmente em 10 de outubro de 2019.

Publicado pela Kongregate (sim, essa mesma) e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, Switch e PlayStation 4, o Pine foi recebido de forma mista pra neutra pela crítica especializada. Nas lojas do Steam e do GOG, o jogo conta com milhares de avaliações ligeiramente positivas, pelo menos até o momento desta publicação.

Vídeo

Acima, temos o trailer oficial de gameplay do Pine.

Apresentação

Um jogo de ação e aventura em mundo aberto que se passa em um ambiente simulado no qual os humanos nunca chegaram ao topo da cadeia alimentar. Lute com ou contra diversas espécies enquanto trilha o caminho para um novo lar para sua tribo humana.

Gameplay

Através de travessias, resolução de quebra-cabeças, combates e negociações, o jogador encontra seu caminho através do mundo aberto de Pine, cuja ecologia muda constantemente.

O mundo deste action-adventure é baseado em simulação, o que significa que todos os atores internos são governados por um sistema abrangente de cronogramas, regras e matrizes de reação. Os NPCs, que pertencem a uma determinada espécie, são organizados dentro de vilas que o jogador pode visitar. Essas aldeias são dinâmicas e podem ter qualquer um dos três tamanhos (A, B, C) ou simplesmente não existir em nenhum momento da partida.

Por meio de um sistema de afinidade e uma mecânica que influenciam no relacionamento do jogador com essas outras espécies, este precisa atingir seus objetivos com a ajuda de outras tribos.

Enredo

Pine se passa na ilha de Albamare, em um mundo em que a espécie humana nunca atingiu o topo da cadeia alimentar. Em vez disso, outros animais tiveram a chance de evoluir e desenvolver uma linguagem e cultura próprias. Os humanos, sendo fisicamente inferiores, estão confinados a um pequeno penhasco onde vivem uma vida isolada e autossustentável.

Mas a vida no penhasco, como os humanos a conhecem, está em perigo por causa do esforço contínuo dos elementos naturais ao seu redor. A situação é considerada insustentável por alguns da pequena tribo, entre os quais está Amam, irmão do protagonista Hue. No entanto, os líderes não querem saber – eles sempre conseguiram impor o seu ponto de vista.

Um acidente fatal numa das casas da árvore recém-construídas convence Hue a sair pelo mundo pela primeira vez e tentar encontrar uma solução noutro lugar. Ele embarca em uma jornada para encontrar um novo lar para os humanos viverem, em meio à política ecológica agitada de Albamare.

Junto com uma espécie neutra chamada Tambas, Hue consegue acesso a qualquer uma das espécies dinâmicas que o jogo apresenta. Ele descobre que os humanos estiveram entre essas outras espécies no continente antes, há muito tempo, e que algo aconteceu lá que faz com que as outras sociedades desviem os olhares se sempre que avistam um ser humano, até hoje.

Hue explora os Cofres, estruturas antigas construídas em cooperação com os humanos de antigamente, para encontrar respostas e possivelmente um lugar para morar.

Destaques segundo o distribuidor

Uma história da humanidade

Pine é um jogo de ação e aventura em um lindo mundo aberto chamado Albamar. Nele, você joga como Tuhy, um jovem esperto que deverá explorar, negociar e lutar num universo cheio de criaturas muito mais inteligentes do que os seres humanos.

A história deles agora é a sua

Enquanto você procura por um novo lar para a sua tribo, vai precisar enfrentar toda a ecologia de Albamar. Prepare-se explorando, fazendo trocas, conversando, craftando coisas e lutando em seis biomas diferentes com e contra todo um elenco de espécies que não vai ajudá-lo só por que sim.

É uma luta para sobreviver

Em Pine, as coisas vão acontecer por todo o mundo sem necessitar do seu envolvimento. Todos os organismos estão vivos e farão o que precisarem para sobreviver. Você pode escolher se aliar a uma espécie e lutar ao seu lado, ou atacá-la, roubar seus alimentos ou ainda forçá-la a abandonar seu habitat atual. Tudo isso vai afetar o lugar de cada espécie dentro da ecologia do mundo.

Curiosidades

  • O Pine foi construído sobre o engine Unity.
  • Este game foi parcialmente financiado em abril de 2017 através de crowdfunding no Kickstarter, com mais de 4000 apoiadores, no valor de 121.480 €. Sua meta inicial foi de € 100.000/
  • A Twirlbound introduziu vários patches para corrigir problemas técnicos na versão de Switch, a qual foi criticada por problemas desta natureza. Isso culminou para um lançamento oficial 2.0 para marcar uma infinidade de melhorias feitas em setembro de 2020.

Screenshots

Sobre o download

O Pine é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado nas lojas do GOG e Steam (Windows, Mac e Linux) e da Epic (Windows). A versão que temos para download aqui é a do GOG, a qual vem sem DRM (sem ativação ou necessidade de conexão online para jogar) e com garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta.

No site oficial do game, encontram-se links para outras plataformas.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Text0: inglês, chinês simplificado, holandês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português (Brasil), russo e espanhol (Espanha).

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Twirlbound tamanho do arquivo 2,2 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!