The Deed
Conheça uma família disfuncional, escolha as armas, plante a evidência e encare o inspetor!
The Deed é um sombrio adventure/RPG independente onde o jogador é um assassino e tem que se safar depois de cometer o seu crime numa mansão. Foi desenvolvido pela Pilgrim Adventures com os GrabTheGames Studios e lançado em 23 de novembro de 2015 para Windows.
O game apresenta perspectiva 2D e gráficos que, embora personalizados, ainda remetem ao visual de alguns jogos criados em alguma edição do RPG Maker, o que de fato é o caso aqui e acaba dando ao título um estilo retrô similar a RPGs de consoles 16-bit. Já a trilha sonora é discreta, mas bem aplicada para criar uma atmosfera de mistério.
Publicado por GrabTheGames e WhisperGames, The Deed conta, pelo menos até a última vez em que este post foi revisado, com milhares de avaliações muito positivas no Steam. Também consta que a crítica especializada, ou pelo menos parte dela, recebeu bem o The Deed.
Vídeos
Acima, temos o trailer oficial Steam do The Deed.
Achei também esta análise em inglês do game, a qual usei como uma das fontes deste post.
Gameplay
The Deed é uma aventura interativa em 2D com foco em narrativa, ambientada inteiramente na mansão da família Bruce, Dunshiel House, em 1945. O jogador assume o controle de Arran Bruce, um jovem que retorna à casa da família com a intenção de assassinar sua irmã, após descobrir que foi deserdado em favor dela.
Apesar de ter sido desenvolvido num RPG Maker, The Deed não é considerado por alguns como um RPG por não apresentar elementos considerados tradicionais neste gênero, como combate, evolução de personagens ou gerenciamento de atributos. Seu foco está na narrativa, nas interações sociais e nas consequências das decisões. Mas acho que pode ser considerado RPG também na medida em que você de fato representa um papel no jogo.
Uma partida é dividida em quatro fases principais, todas influenciadas diretamente pelas suas escolhas:
1 – Exploração e preparação
Nesta fase inicial, é possível percorrer livremente os cômodos da mansão, utilizando o teclado para movimentar-se e interagir com objetos e personagens. Dá para conversar com todos os seis personagens da casa (Arran, seu pai, mãe, irmã, o mordomo e a empregada), o que influencia os desdobramentos posteriores da trama.
Durante essa etapa, o jogador deve coletar dois itens essenciais:
- Uma arma (para o assassinato)
- Uma evidência (para incriminar outro personagem)
O inventário permite carregar apenas dois itens. Assim que o segundo item é coletado, a fase é encerrada automaticamente e inicia-se o jantar.
2 – Jantar em família
Sequência inteiramente baseada em diálogos e interações sociais. As escolhas de falas de Arran podem levantar ou afastar suspeitas, e também influenciar a percepção dos outros personagens sobre ele e entre si.
3 – O assassinato (The Deed)
Após o jantar, o jogador deve plantar a evidência coletada em um dos cômodos da mansão, e em seguida, executar o assassinato da irmã utilizando a arma escolhida. Esta fase não permite mais a coleta de itens ou grandes explorações.
4 – Entrevista com o detetive
Na parte final do jogo, o protagonista é interrogado por um detetive da polícia, quando todas as ações tomadas anteriormente — desde os itens selecionados, sua disposição na casa e os diálogos realizados — serão analisadas ponto a ponto, e podem resultar em diferentes desfechos:
- Um personagem inocente pode ser incriminado.
- O crime pode ser atribuído a ninguém.
- Arran pode ser descoberto e preso.
- E há também a possibilidade de ele sair impune e herdar a propriedade.
O jogo oferece múltiplos finais, incentivando replay, sendo que uma partida completa leva cerca de 30 a 60 minutos, embora possa ser concluída em poucos minutos por jogadores experientes. O sistema de diálogo é ramificado e não repetível dentro de uma mesma fase, exigindo escolhas cuidadosas.
Sinopse do enredo
Haran Bruce, o legítimo herdeiro de Dunshiel House, retorna à casa da sua família depois de descobrir que seu pai abusivo decidiu deserdá-lo em favor de sua irmã mais nova, sádica e perturbada. Em um ataque de raiva e ganância, Haran decidiu remover sua irmã da equação para ficar com tudo pra ele, mas será que ele consegue se safar de uma ação tão imunda?
Apresentação
Uma reviravolta profundamente sombria no setting tradicional de mistério de assassinatos, The Deed é um jogo de aventure/RPG onde você deve escapar de ser punido por um assassinato. Neste game, Haran Bruce, o legítimo herdeiro de Dunshiel House, volta para casa para acertar as contas com sua família afastada.
Destaques
Segundo seus responsáveis, na lista abaixo constam as principais características do game:
- Conheça a família: explore a mansão e encontre a família disfuncional de Haran e seus serviçais. Tome cuidado, porém – tudo o que você diz ou faz pode ter consequências.
- Escolha as armas: uma corda, um castiçal ou veneno de rato? Existem muitos utensílios domésticos que podem ser usados de maneira obscura e nefasta. Escolha com cuidado, tendo em mente quem pode se tornar um suspeito de assassinato dependendo da sua seleção.
- Plante a evidência: pai, mãe, empregada, mordomo… Qualquer um desses indivíduos pode ser responsabilizado pelo seu ato hediondo, se você encontrar a evidência certa, plantá-la no local certo e conseguir levantar as suspeitas do inspetor.
- Encare o inspetor: quando a ação terminar, é hora de encarar a música e ser interrogado pelo esperto e perspicaz inspetor. Você pode se esquivar das suas perguntas e evitar suas suspeitas? Será capaz de sair fora como um homem livre? Muitos finais possíveis te aguardam…
Curiosidades
- The Deed foi criado por Noel Clay usando o RPG Maker VX Ace v1.02a.
- 恶果 – Grafia do título do game em chinês simplificado.
- Os gráficos e parte da trilha sonora foram obtidos dos pacotes MYTHOS e HIGH FANTASY I & II RESOURCE PACK, desenvolvidos pela Pioneer Valley Games e publicados pela Enterbrain, Inc. em 2014. O artista responsável é PVGames.
- A trilha sonora adicional foi retirada do pacote SURVIVAL HORROR MUSIC MEGA PACK, criado por Joel Steudler.
- O sistema de movimentação foi aprimorado com frames de animação extra criados por Modern Algebra.
- O desenvolvedor agradece especialmente a Heli Kaiholampi pelo suporte com testes adicionais.
Screenshots
Sobre o download
O The Deed é um jogo normalmente pago (embora muito baratinho) que pode ser encontrado no Steam (Windows), que é para onde nosso link de download leva.
Idiomas
- Interface e legendas: inglês, russo, chinês simplificado e turco.
Requerimentos mínimos em sistema
- Sistema operacional: Windows 98/XP/Vista/7/8/10;
- Processador: Intel Pentium III 800 Mhz;
- Placa de som: genérica;
- Armazenamento: 512 MB de espaço disponível.
Mais informações e RPG 2D
Download e ficha técnica
- Obter @ Steam (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedores, publishers e/ou distribuidores: Pilgrim Adventures, GrabTheGames, WhisperGames
- Sistema(s): Windows 98/XP/Vista/7/8/10
- Tamanho: 512 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categorias: Adventure, RPG
- Tags: 16-bit, Detetives, Exploração, Independente, Retrô, RPG 2D, RPG Maker VX Ace, Sombrio
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 131
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Gostei dos gráficos!!!! Jogos assim pode nos revelar grandes surpresas no final, valeu!!!!
verdade, e tem vários finais. alguns devem ser surpreendentes.