O criador do Doom é agora empregado do Facebook

27 de março de 2014

Não é o mundo bizarro, mas em breve nós habitaremos em uma realidade onde o criador do Doom, Quake e muitas das nossas memórias de infância (se bem que nós jogamos estes jogos até depois de velhos) trabalha para o Mark Zuckerberg. John Carmack, o programador chefe destes (e outros games da id Software) em breve se tornará empregado do Facebook.

O Facebook anunciou ontem seu plano de comprar a Oculus VR por cerca de 2 bilhões de dólares, em dinheiro e estoque. A companhia vai operar independentemente dentro do Facebook com o foco em gaming. O departamento de comunicações do Facebook confirmou que todos continuarão os mesmos dentro da Oculus e que o John Carmack permanecerá como CTO (Chief Technology Officer), o executivo responsável por assuntos relacionados a ciência e tecnologia em uma organização.

Carmack deixou a id Software pela Oculus VR no fim de 2013. Aparentemente, a companhia matriz da id, Zenimax, não compartilhava do entusiasmo de Carmack pela realidade virtual e tentou limitar os recursos disponíveis para o desenvolvimento de jogos em realidade virtual.

John Carmack

John Carmack. Clique para ampliar.

“Eles não chegaram em um acordo sobre isso, o que me deixou muito chateado. Foi realmente infeliz”, disse John para a USA Today em fevereiro deste ano. “Quando ficou claro que eu não teria nenhuma oportunidade de trabalhar com realidade virtual enquanto estava na iD, eu decidi não renovar meu contrato”.

Se Carmack diz que a realidade virtual pode ser algo grande, seria sábio escutar. Como campeão e desenvolvedor de vários dos aspectos que criam games, John deixou uma marca maior nesta indústria multi bilionária mais do que qualquer pessoa.

Mas de outro ponto de vista, é entendível pq Zenimax e outros são um pouco desconfiados com realidade virtual. Até agora esta tecnologia não provou ser útil em nada além de uma demonstração tecnológica maneira. A oportunidade de ser um produto viável para o consumidor ainda vai demorar alguns anos.

Mas o Facebook parece estar nessa para o longo prazo. Mark Zuckerberg disse aos repórteres e investidores ontem, durante um telefonema, que é o objetivo da sua companhia desenvolver a próxima plataforma de computação. Com ninguém menos que John Carmack na equipe, Zuckeberg pode estar muito bem servido.

Fonte: Techrunch.com

Últimos updates

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!