Comandos de mensagens do RPG Maker 2000

15 de dezembro de 2010

Comando de Mensagens RM2k

Os RPG Makers que conhecemos possuem uns comandos especiais que, se inseridos nas mensagens, eles retornam valores especiais quando estas tais mensagens são exibidas.

No RPG Maker XP e VX, os comandos mais relevantes já são exibidos facilmente, então neste post vamos citar apenas os específicos do RPG Maker 2000, para ajudar a incrementar ainda mais o seu projeto!

\C [X] cores do texto.
Ao colocar o comando \C[X] nas mensagens, você altera a cor que a fonte vai aparecer. Por exemplo, se você quiser deixar uma palavra da mensagem em destaque, no caso Alex, você deve digitar isso na mensagem: \C[3]Alex! \C[0] Oi!

19 cores que podem ser usadas desta maneira:

  • \C[0] a cor normal (azul claro);
  • \C[1] azul;
  • \C[2] laranja;
  • \C[3] cinza;
  • \C[4] amarelo;
  • \C[5] vermelho escuro;
  • \C[6] roxo;
  • \C[7] rosa;
  • \C[8] laranja claro;
  • \C[9] verde;
  • \C[10] azul escuro;
  • \C[11] vermelho;
  • \C[12] algum tom de verde;
  • \C[13] roxo escuro;
  • \C[14] dourado;
  • \C[15] luz verde;
  • \C[16] roxo mais escuro;
  • \C[17] cinza-azul;
  • \C[18] verde escuro;
  • \C[19] marrom.

\S[n] Define a velocidade de texto. n = um número (1-20). 1 é o mais rápido (sem pausas) e 20 é o mais lento.
\N[n] Mostra o nome de um herói. n=número do herói. Note que herói n = 0 vai retornar o nome do líder do grupo.
\V[n] Mostra um valor de uma variável. n = número da variável.
\$ Mostra uma caixa mostrando a quantidade de dinheiro que você tem.
\! Coloque isso antes de uma palavra. Você terá que pressionar [ENTER] para mostrar a palavra, mas será na mesma caixa de mensagens que as outras.
\. 1/4 de atraso antes da próxima letra.
\| um atraso antes da próxima letra.
\^ Finaliza a mensagem sem que você tenha que pressionar [ENTER]

Simbolos:

$A Espada $a Face sorridente;
$B Escudo $b Face neutra;
$C Estrela de Salomão $c Carinha triste
$D Sol $d pingo de suor 1
$E Lua $e pingo de suor 2
$F Mercúrio $f Espada(naipe de carta)
$G Vênus $g Coração
$H Vênus (invertido) $h ouro (naipe de carta)
$I Marte $i Paus (naipe de carta)
$J Júpiter $j Espada (naipe de carta preenchido)
$K Saturno $k Coração(preenchido)
$L Urano $l ouro (naipe de carta preenchido)
$M Netuno $m Paus (naipe de carta preenchido)
$N Plutão $n Caveira
$O Aries $o Cruz
$P Touro $p Sol
$Q Gêmeos $q Lua
$R Câancer $r Ponto
$S Leão $s Seta pra cima
$T Virgem $t Seta pra direita
$U Libra $u Seta pra baixo
$V Escorpião $v Seta pra esquerda
$W Sagitário $w Seta pra direcional superior direita
$X Capricórnio $x Seta pra direcional inferior direita
$Y Aquário $y Seta pra direcional inferior esquerda
$Z Peixes $z Seta pra direcional superior esquerda

Exemplo (screenshots)

editando a mensagem

Editando a mensagem

testando o projeto

Testando o projeto pra ver o resultado.

Bom, é isso, espero ter ajudado!

Créditos
texto original por: Mathieu Tremblay, Allias DJ-Mysterio;
traduzido e ampliado por: LichKing :P

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Um comentário para “Comandos de mensagens do RPG Maker 2000”

  1. Shin-NiL disse:

    Valeu, era exatamente isso que eu estava precisando. Difícil encontrar bons materiais sobre RPGM2K hoje em dia :P

    Um grande abraço!

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