Sky Racket
Brasileiros misturaram shmup, Arkanoid e um pouco de Cuphead num agradável estilo 16-bit!
Sky Racket é um jogo independente retrô que combina tiro shoot ‘em up de rolagem lateral e tênis (ou pingue-pongue) com mecânicas de block breakers, típicas de clássicos como Arkanoid e Breakout. Foi desenvolvido pelos Double Dash Studios e lançado inicialmente em 22 de outubro de 2019.
Misturando também ação frenética, carisma, bom humor, visual singular em pixel art, trilha sonora original e um cenário que lembra os de fliperama e desenhos animados das antigas, o game coloca os jogadores em batalhas aéreas caóticas contra inimigos e seus chefões, as quais demandam precisão e criatividade.
Publicado pelos próprios Double Dash Studios e com versões para Windows, Linux, Mac e Switch, o Sky Racket foi razoavelmente bem recebido pela crítica, sendo indicado a prêmios e ganhando alguns. Pelo menos até o momento desta publicação, o jogo conta com milhares de análises muito positivas no Steam.
Vídeos
Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Sky Racket.
Temos também este trailer cinemático da TGS 2019.
Gameplay
Em Sky Racket, o jogador escolhe entre dois protagonistas — RacketGirl ou RacketBoy, dois astronautas empunhando raquetes de tênis, sendo também possível jogar em modo cooperativo local, com ambos os personagens na mesma tela.
Como já dito, a proposta mistura elementos de shmup com brick breaker (tipo Breakout ou Arkanoid): sua posição se mantém do lado esquerdo da tela, enquanto inimigos, projéteis e obstáculos vêm — majoritariamente — da direita, embora possam surgir de qualquer direção. O principal desafio é rebater bolas de energia lançadas pelos inimigos, mirando para devolvê-las contra eles mesmos. O tempo de reação e o posicionamento são cruciais para sobreviver e derrotar os adversários.
Nem todos os ataques podem ser rebatidos. Raios laser e blocos brancos indestrutíveis obrigam o jogador a usar o botão de desvio, que transforma o personagem em uma forma giratória mais ágil, deslizando pelo cenário com precisão.
O personagem tem três corações de vida, cada golpe sofrido tira metade de um. Para ajudar, o jogador pode resgatar companheiros (Buddies) durante as fases, que funcionam como power-ups que oferecem habilidades extras, como disparos duplos ou rajadas aéreas, e funcionam também como escudos, absorvendo um golpe em seu lugar — mas se forem atingidos, são perdidos.
A campanha principal se estende por cinco mundos distintos, com fases (sets) e chefes (match points) acessados através de um mapa estilo retrô. Cada mundo traz mecânicas únicas, inimigos inusitados (muitos em forma de frutas e legumes) e objetivos extras que agregam valor de replay.
A dificuldade é tida como desafiadora, mas a curva de aprendizado é suave, tornando-o um título fácil de aprender e difícil de dominar, com raízes claras nos títulos do gênero de fliperama do início dos anos 90 e/ou 16-bit. Muitos notam semelhanças com Cuphead — tanto no estilo artístico cartunesco quanto no ritmo acelerado das fases e nos combates contra chefes.
História
Sinopse do enredo
Em uma galáxia distante, a paz era mantida sob o olhar sereno de Santana, a mítica Deusa Cósmica Capivara, criadora de todos os mundos. No entanto, tudo muda quando o terrível tirano Korrg consegue capturá-la e roubar seus poderes. Em um último ato de resistência, Santana cria as lendárias Sky Rackets — poderosos artefatos capazes de transformar o poder dos inimigos contra eles mesmos — e os envia a dois jovens heróis: RacketGirl e RacketBoy.
Agora, cabe a eles cruzar mundos vibrantes, enfrentar chefes excêntricos e libertar a galáxia das garras de Korrg. Armados apenas com suas raquetes mágicas, os protagonistas voam pelos céus em combates frenéticos, desviando de raios, rebatendo projéteis e enfrentando desde guaxinins luchadores até monstros de banana e pipocas sencientes.
Personagens
Principais
- RacketBoy – Inquieto e otimista, RacketBoy encara os desafios com coragem juvenil (ou talvez uma boa dose de ingenuidade). Desde o primeiro contato com a Sky Racket, demonstrou talento nato para o esporte intergaláctico, tornando-se peça-chave na luta contra o tirano.
- RacketGirl – Mais velha e centrada que seu companheiro, RacketGirl é confiante e às vezes até um pouco arrogante. Treinou tênis espacial desde pequena com seu pai — um ex-campeão — que desapareceu misteriosamente. Sua jornada é tanto uma missão galáctica quanto uma busca pessoal por respostas.
- Santana, a deusa capivara – Entidade mística de olhos sempre fechados, Santana é descrita como a força primordial do universo: seu primeiro suspiro deu origem à existência, e o último poderá encerrá-la. Com imensos poderes e um gosto simples por plantas e água, Santana é símbolo de equilíbrio e sabedoria cósmica — além de nadar muito bem.
- Korrg – Tirano egocêntrico envolto em sombras, Korrg domina a galáxia com seus exércitos monstruosos. Sua verdadeira face permanece um mistério, escondida por um capacete com olhos de laser. Seu plano: remodelar o universo à sua própria imagem — e sim, ele realmente pode fazer seus monstros crescerem.
Buddies
Como dito na seção de gameplay, durante a aventura, os heróis podem libertar aliados especiais conhecidos como Buddies, os quais funcionam como power-ups com personalidade, oferecendo poderes ofensivos ou defensivos e ajudando o jogador a enfrentar os desafios de cada fase. Além disso, atuam como escudos temporários contra o dano.
- Batata – Um simpático elefante voador que dispara pequenas bolas de energia (2 no nível 1, 4 no nível 2).
- Mokeka – Um beija-flor samurai que corta os inimigos ao redor com seu bico como se fosse uma katana.
- Fagulha – Uma lâmpada rebelde da resistência, dispara lasers poderosos que atravessam qualquer coisa no caminho.
- Kanjika – Um cão de neon com asas, cria bolhas protetoras ao redor do jogador, ideal para quem busca passar ileso pelos desafios.
Apresentação
Sky Racket é um jogo que mistura dois gêneros clássicos dos arcades, Shoot’em up e Block Breaker. Em um mundo onde você é incapaz de atacar, usar sua raquete e posicionamento para rebater os tiros é sua única opção!
Não se deixe levar pela fofura dos inimigos! Você terá que rebater e desviar dos (vários) projéteis durante o jogo. Sua agilidade e concentração serão vitais para sua jornada!
Lutas épicas
Além da mistura dos gêneros, em cada mundo novo que você passar novas com mecânicas novas te desafiarão, através de lutas inusitadas com os mais diversos bosses e mini-bosses do jogo.
Para você que gosta de jogos antigos, nós inclusive preparamos uma luta de tennis espacial com bastante nostalgia envolvida, uma referência direta ao começo do universo dos jogos digitais.
História
Em uma galáxia distante, Santana, a Deusa Capivara, criadora de todos os mundos, vivia pacificamente curtindo sua existência.Em um fatídico dia, Korrg, o Terrível Tirano, consegue pôr suas garras em Santana e aprisiona-lá, roubando seu poder para si! Em um último esforço, Santana criou as SKY RACKETS! Artefatos poderosos capazes de usar a força do inimigo contra eles… Os artefatos são enviados para as mãos de dois jovens: RacketBoy e RacketGirl! Eles são a única esperança de deter o Korrg e salvar a galáxia!
Vocês estão prontos para essa aventura?
Destaques
De acordo com seus responsáveis, na lista abaixo constam as características principais do game:
- Admire animações fluídas em estiloso pixel art!
- Combata chefões épicos em um ringue caótico!
- Viaje por 5 mundos fantásticos com cenários impressionantes e vivos!
- Explore 14 fases feitas a mão com 50+ desafios para testar suas habilidades!
- Sofra com uma pequena dose de bullet hell.
- Escute uma trilha sonora totalmente original e cativante.
- Divirta-se com companheiros poderosos e carismáticos!
- Libere um modo de game exclusivo para quem gosta de jogos Arcade!
Curiosidades
- O Sky Racket foi criado sobre o Unity Engine.
- O game foi originalmente chamado de RacketBoy, seu desenvolvimento começou em 2015 no Indie Vs Gamers, uma game jam de 72 horas promovido pela Game Jolt.
- O jogo foi apresentado na PAX East 2019.
- Devido à sua mistura de gêneros/mecânicas, é apresentado como “o primeiro Shmup Breaker do mundo”.
- O Sky Racket foi lançado para Windows, Mac OS e Linux em 22 de outubro de 2019. Saiu para Switch em 2020.
- O estúdio, Double Dash, é brasileiro.
- A intro animada do Sky Racket foi revelada na Tokyo Game Show 2019. Caso você não tenha visto, é um dos vídeos que temos neste post.
Prêmios e honrarias
- Indie Vs Gamers (2015) – Vencedor
- SBGames (2015) – Finalista: Jogo em Desenvolvimento
- SBGames (2015) – Finalista: Melhor Jogo
- SBGames (2015) – Finalista: Melhor Arte Visual
- SBGames (2015) – Finalista: Profissional
- Indie Megabooth (2019) – Seleção Oficial: Pax East Showcase 2019
- BIG Festival (2019) – Finalista: Melhor Jogo Brasileiro
- BIG Festival (2019) – Finalista: Melhor Gameplay
Screenshots
Sobre o download
O Sky Racket é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado pra PC (Windows, Linux e Mac) em lojas como as da Epic, Game Jolt e Steam, sendo que nosso download leva a esta última, onde encontra-se também uma versão demo gratuita do game. Existe uma versão demo grátis para download também no Game Jolt. Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Idiomas
- Áudio: inglês.
- Texto: português (Brasil), inglês, português (Portugal), espanhol (Espanha), espanhol (América Latina), russo, japonês, chinês simplificado e coreano.
Requerimentos mínimos em sistema
Mais informações e block breaking
Download e ficha técnica
- Obter @ Steam (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Double Dash Studios
- Sistema(s): Windows, Linux e Mac
- Tamanho: 500 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categorias: Ação, Esportes, Tiro
- Tags: 16-bit, Arkanoid, Cartoons, Difícil, Independente, Multiplayer, Nintendo Switch, Pingue-pongue, Pixel art, Pong, Retrô, Shoot 'em up, Side-scrolling
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 21
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Interessante!!!! O GAme em si tem uma mecânica inteligente e os gráficos pode afastar aqueles jogadores mais hardcores…muito bom, gostei, valeu!!!!
a dificuldade dele parece ser elevada, talvez pela influência do Cuphead que recebeu durante seu desenvolvimento.