Trapaças e gameplay do Raiden de MS-DOS

Aprenda trapaças do Raiden de MS-DOS e, de quebra, confira o gameplay deste desafiador shoot 'em up, no nosso vigésimo primeiro episódio da Velharia, a nossa série de vídeos a respeito de jogos antigos ou retrogaming.

9 de outubro de 2017

Aprenda trapaças do Raiden de MS-DOS e, de quebra, confira o gameplay deste extremamente desafiador shoot ’em up, no nosso vigésimo primeiro episódio da Velharia, a nossa série de vídeos a respeito de jogos antigos ou retrogaming.

O Raiden, um jogo de tiro bem típico de sua época, foi originalmente desenvolvido e lançado pela Seibu Kaihatsu em abril de 1990, para os arcades do Japão. O port para DOS foi lançado em 1994 pela Acer e conta com uma jogabilidade muito boa, mas é difícil a um nível despropositado, chegando a irritar o jogador.

Entretanto, tem como facilitar as coisas…

Trapaças para o Raiden de MS-DOS (PC)

Para ativar a trapaça do Raiden de MS-DOS, você vai precisar hackear o executável do game, o arquivo RAIDEN.EXE. Para isso, recomendo o programa HxD – Freeware Hex Editor and Disk Editor, ou algum outro editor Hex de sua preferência.

Recomendo também extrema cautela e backup dos seus arquivos originais, especialmente se você não tiver habilidade com estas coisas. Não nos responsabilizamos por qualquer coisa que aconteça se der algum problema aí no seu sistema.

De posse do editor Hex, você vai abrir o executável do Raiden com ele e procurar e substituir valores no mesmo:

Para vidas infinitas:

procure por 	 	FE 8C 7A 0D
substitua por		90 90 90 90

Para bombas infinitas:

procure por 	 	FE 8C 7B 0D
substitua por		90 90 90 90

Gameplay do Raiden de MS-DOS

Abaixo, segue o longplay do jogo, o qual foi feito no Velharia 21. Fui até o final, mas usando a trapaça de vidas infinitas, caso o contrário, o vídeo ficaria extremamente chato de assistir, pois se morre toda hora. Também citei algumas curiosidades e detalhes desta versão:

O cara que zerar este game sem usar manha é muito fera mesmo.

Enfim, o Raiden de DOS seria uma grande versão se tivesse, ao menos, a dificuldade mais balanceada. Até no nível mais fácil, o negócio é ridiculamente tenso, onde você morre sem entender o que aconteceu. Outra grave deficiência é a impossibilidade de jogar com trilha sonora e sons ao mesmo tempo. Ou é um, ou outro (a música contida no vídeo foi colocada depois, na hora da edição).

Se não fossem estas falhas, eu diria com alguma segurança, que este port do Raiden para PC iria ficar no mesmo nível de títulos de peso do gênero para esta plataforma, como o Raptor ou o Tyrian, devido a sua boa variedade de armas, inimigos e excelente jogabilidade. Claro, o Raiden mantém o estilo arcade no gameplay: sem loja de armas e equipamentos nem como escolher a próxima missão etc. Outra coisa que notou-se em algumas partes do game é que existe uma leve semelhança com o clássico Xevious, conhecido aqui no Brasil como Columbia.

Saiba mais

  • Raiden – O nosso post sobre o game original, com mais informações, vídeos e screenshots. Também fala um pouco de outros ports.
  • 1945k III – Um shoot ’em up coreano do ano 2000 razoavelmente obscuro que se parece bastante com o Raiden e, certamente, foi inspirado na série.
  • Raiden Legacy – Pacote do GOG que vem com o Raiden, Raiden Fighters, Raiden Fighters 2 e o Raiden Fighters Jet.
  • Raiden OST (1994) (PC MS-DOS) – Trilha sonora oficial do Raiden de PC (MS-DOS) disponível para baixar no formato MP3 e ripada do CD.
  • HxD – Freeware Hex Editor and Disk Editor – O editor hexadecimal pra você fazer a falcatrua lá.

Download

Temos disponível para download o Raiden Legacy, que é uma compilação para PC (Windows XP, Vista, 7, 8, 10 e Mac OS X 10.7.0) que inclui quatro títulos da série Raiden: Raiden, Raiden Fighters, Raiden Fighters 2 e o Raiden Fighters Jet. Eles foram recriados e aprimorados para os computadores pessoais e podem ser baixados sem DRM no GOG por apenas US$ 6,43.

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!