Seibu Cup Soccer

Um jogo de futebol onde vale tudo, menos ferir a Lei de Gil.


16 de outubro de 2023

Seibu Cup Soccer, ou Olympic Soccer ’92, é um engraçado jogo de futebol arcade entre seleções nacionais onde o fair play mandou lembranças. Foi desenvolvido e publicado pela Seibu Kaihatsu e lançado em 1992 aos fliperamas.

Alguns destaques deste divertidíssimo jogo são as presenças de estrelas de cada equipe, trilha sonora que fica na cabeça e o insano Dynamite Kick, que atravessa o campo em linha reta e é só parado pelo goleiro, se pegar. Mas a característica mais interessante pra mim é o fato de não ter falta, daí vale desde carrinho pelas costas até voadoras. Bem anos 90.

O Seibu Cup Soccer criminosamente não ganhou a atenção devida, não foi portado para nenhuma outra plataforma nem ganhou sequências, até onde sei. Uma pena, pois era uma daquelas máquinas que sempre jogávamos se tivéssemos a oportunidade, e meu irmão conseguiu quase zerar uma vez com apenas uma ficha.

Vídeos

Acima, tem uma playthrough com a Seleção Brasileira sendo jogada sem ser no MAME.

Já o segundo vídeo é uma longplay do Goal ’92, uma versão pirata do Seibu Cup, jogada com a Inglaterra no MAME.

Gameplay

O Seibu Cup Soccer é um jogo de futebol que inclui oito times internacionais: Inglaterra, Alemanha, EUA, Japão, Itália, Brasil, Argentina e Coréia. Depois de escolher um time, você deve passar por oito rodadas com cada partida com apenas 1 tempo durando 90 segundos. Se uma partida terminar empatada, pode-se usar continue e escolher entre prorrogação ou pênaltis.

Durante a partida, o medidor de Dynamite Kick (Chute Dinamite) aparentemente aparecerá aleatoriamente, o que inclusive é citado em algumas das fontes, entretanto, análises mais minuciosas mostram que o jogador que fez gol naquele jogo adquire o medidor e permanece com ela até o final da atual disputa, ou até que execute o Dynamite Kick, fazendo gol ou não.

Seja qual for o caso, quando esta barra estiver cheia, permitirá o jogador executar um chute muito poderoso que varre a tela (o Dynamite Kick), o qual o goleiro só pegará se tiver bem na sua linha mesmo. Ele pode até entrar com a bola dentro do gol, mas como no Seibu Cup vale tudo (menos ferir a Lei de Gil), não marca.

Outra coisa interessante é que não se marca faltas nesse jogo. isso significa que qualquer entrada desleal ou criminosa não será punida. Não apenas dá pra entrar de carrinho por trás, como também meter uma voadora nos adversários. É quase como se fosse futebol da ECW, ou seja, com regras extremas. Entretanto, ainda existe laterais, tiro de meta etc.

O objetivo de uma partida de Seibu Cup Soccer é derrotar todas as outras 7 equipes mais a Seleção GOD, que parece ser uma seleção mundial sob o comando do Rei Pelé. O jogo também suporta até 4 jogadores simultaneamente.

Curiosidades

  • Esse jogo foi produzido por Hitoshi Hamada, com direção de Toshinobu Komazawa, game design por Hiroshi Yoshida e Toshinobu Komazawa e músicas compostas por Akihiko Seto e Reiichi Yamanaka.
  • Por alguma razão, este jogo é conhecido também como Olympic Soccer ’92, embora muitas dessas equipes não participaram das Olimpíadas de 1992 e suas estrelas fossem jogadores profissionais no jogo. Inclusive, acho que alguns como Michel Platini, da França, nem jogavam mais nessa época.
  • Como podemos ver nos vídeos, existe um bootleg do Seibu Cup chamado Goal ’92, o qual apresenta algumas modificações em relação ao original, incluindo, mas não limitando-se à música.
  • No jogo, a Argentina é escrita errado, ‘Algentina’.
  • O Seibu Cub foi licenciado para Fabtek para fabricação e distribuição nos EUA.

Estrelas das equipes

Cada seleção tem um jogador que diferencia de todos os outros (além do goleiro). São jogadores famosos de seus países, embora alguns com características diferentes:

  • Brasil: Sempre achei que era o Zico, mas uma fonte diz que é o Dunga. Olhando com calma, parece mesmo também…
  • Inglaterra: Paul Gascoigne;
  • França: Michel Platini;
  • Itália: Salvatore Schillaci / Marco Tardelli;
  • Alemanha: Karl-Heinz Rummenigge;
  • Holanda: Frank Rijkaard;
  • Espanha: Emilio Butragueno;
  • Argentina: Diego Armando Maradona;
  • GOD: ouvi falar que é o Pelé.

Detalhes técnicos

  • CPU principal: Motorola 68000 (@ 10 MHz);
  • CPU de som: Zilog Z80 (@ 3.579545 MHz);
  • Chipes de som: YM3812 (@ 3.579545 MHz), OKI6295 (@ 8 KHz);
  • Jogadores: até 4;
  • Controles: joytick de 8 direções e 3 botões,

Equipe de desenvolvimento

  • Produtor executivo: Hitoshi Hamada;
  • Diretor: Toshinobu Komazawa;
  • Design de game: Toshinobu Komazawa e Hiroshi Yoshida;
  • Programador principal: Hiroshi Yoshida;
  • Sub programador: Takeshi Sasaki;
  • Design de hardware: Tadashi Segawa;
  • Design de personagens: Masaru Iijima e Masao Matsuzawa;
  • Design de C. G.: Takahide Wada, Masaru Iijima, Masao Matsuzawa, Jin Ishigaki, Shoichi Yano e Hiroaki Ohtake;
  • Música composta por: Akihiko Seto e Reiichi Yamanaka;
  • Efeitos sonoros e programaçõa de música por: Goh Sato;
  • Agradecimentos a Kazuki Sekimori, Kazutoshi Shoji, Shuichi Mori e Eiichi Yamada;

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas.

Mais informações e MUNDO DA BOLA

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4 comentários para “Seibu Cup Soccer”

  1. Eduardo disse:

    Haha! Me mencionou ali em contraposição às “fontes” q falam que o Dynamite Kick (DK) é aleatório. Essas suas fontes vc pode corrigir elas se quiser, embora fosse um pensamento comum de quem não conhece o jogo (eu zerei mais de umas 100x na adolescência), elas estão erradas. Já pensou em pq nunca aparece na defesa, se é aleatório? Ou pq não aparece antes de vc fazer gol?

    Vamos ver esse gameplay com o Brasil (referências de tempo são os segundos q faltam pra partida acabar.
    Inglaterra:
    87, gol do cara q recebe o toque inicial do Zico. 81, ele com DK. 48, gol do PE (ponta esquerda), 22, ele toca na bola e tem DK. 39, gol do PD (ponta direita), logo q sai a bola está com DK e executa aos 31.

    Itália:
    81, gol do PE. 73, ele toca na bola e tem DK. Sai um gol do atacante de centro q não é o Zico e quase não pega na bola. Após a saída da Itália ele toca na bola rapidamente e está com DK. Esse mesmo jogador marca de novo aos 46. Aos 35, gol do PD. Faltando 06, ele toca na bola e está com DK. Na mesma hora o PD toca pro atacante de meio (q normalmente não faz gols mas fez dois nesse jogo), ele tb está com DK (agora é mais fácil de ter ctz q é ele).

    USA:
    78, gol do PE. Ele recebe aos 68 e embora passe rápido dá pra ver a barrinha do DK. Aos 46 dá pra ver mais claramente. Ele cruza e o PD faz gol. Aos 38 o PD toca na bola, o DK está lá.

    Nos jogos seguintes os pontas fazem os gols, basicamente. Na partida contra a seleção do mundo, Zico faz o único gol dele aos 70, e passa o jogo sem ver a bola. O PD marca faltando 10. Aos 7, Zico finalmente toca na bola e passa para o PD, os dois com DK.

    Acho q ficou claro, né? Rs.

    Eu sei q tem o Goal 92, mas não é o mesmo jogo, qdo vc domina como eu vc nota diferenças grandes, como o controle dos jogadores ao cruzar, é muito deficitário e quase não sai gol cruzando das pontas (tem q cruzar em diagonal da meia, aí funciona melhor). O ataque dos times da máquina tb é fraquinho toda vida. O Goal 92 tb é mais modo simulação, e o Seibu q estou acostumado era head-to-head (embora esse do gameplay não pareça), ou seja, se vc faz muitos gols de frente a máquina apela, e se vc está muito atrás ela deixa vc marcar tb. Eu queria era fazer o Seibu funcionar :o(

    • Facínora disse:

      sim, mencionei pois a sua observação vai mais de acordo com o que eu lembrava do Seibu Cub, mas como tem muito tempo que não jogo, mesmo considerando o bootleg Goal 92, resolvi ir pelas fontes quando fiz o post inicialmente do que simplesmente confiar na memória. Mas obrigado pelas informações novamente.

  2. Eduardo disse:

    Na parte de Gameplay vc diz que o Dynamite Kick aparece aleatoriamente. Isso está errado, o jogador que fez gol naquele jogo adquire a barra de Dynamite Kick, e permanece com ela até o final do jogo, ou até que ele execute o Dynamite Kick (entrando no gol ou não).

    Dito isso, qual emulador que é funcional para emular esse jogo? Obrigado!

    • Facínora disse:

      Obrigado pela correção. Vou atualizar o post. Quanto o emulador, acho que até o MMAME roda esse jogo, porém tem que ser um bootleg chamado Goal ’92. O ROM do Seibu Cup, pelo menos o que tinha antigamente, não funciona.

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