Rad Mobile

28 de agosto de 2017

Rad Mobile (ラッドモビール) é um jogo de corrida desenvolvido por uma divisão da Sega, a Sega-AM2, e lançado em janeiro de 1991 para os fliperamas, sendo bastante inovador ao introduzir novos elementos na jogabilidade, principalmente sob a forma de efeitos climáticos dinâmicos.

Outra inovação apresentada no game é que, em muitas das etapas do mesmo, o gabinete move-se junto com o cenário dependendo da posição do carro na pista. Em 1989, o jogo Turbo Out Run também incluiu efeitos de estação limitadas, mas eles eram muito menos proeminentes como característica do jogo e muito menos impressionantes do que em Rad Mobile.

O Rad Mobile contou com uma sequência, o Rad Rally, de 1991, além de uma versão para o Saturn (conhecido no Japão como Gale Racer), que saiu em 1994. Este port contou com vários avanços em relação ao original dos arcades, como gráficos, introdução e trilha sonora aprimoradas, além de um sistema de save game e chaveirinhos novos do Sonic.

Vídeo

O vídeo acima foi feito pelo canal Defenestrando Jogos e, além de mostrar o gameplay do Rad Mobile, ainda compartilhou várias informações e curiosidades que foram compiladas e adaptadas para montar este post.

Gameplay

O Rad Mobile é um jogo de corrida com vinte fases nos Estados Unidos, se passando de Los Angeles até Nova York. No game, o jogador guia um protótipo da Ferrari 330 P4, o único disponível para ser dirigido, enquanto compete contra oponentes controlados pelo computador.

Alguns estágios também têm patrulhas da polícia e os jogadores devem evitar ou fugir destes carros, sob o risco de ser parado, o que significa perda de valiosos segundos.

Além do tempo apertado, motoristas rivais (os carros marcados pela palavra “RIVAL” no game) e dois sentidos de tráfego pesado, os jogadores têm também de lidar com chuvas fortes, neblinas espessas e escuridão. Os para-brisas e faróis devem ser usados manualmente pelo jogador. Isto é algo que, juntamente com a visão interna do carro, estilo simulador, dá uma sensação mais realista e interativa para a corrida.

O estilo do gameplay do Rad Mobile me lembrou bastante uns jogos da série Test Drive, uma popular franquia de games de corrida do início dos anos 90 para o PC, além, é claro, do clássico Stunts.

Screenshots

Dicas e segredos

  • Nos níveis de faixas duplas, como as Montanhas Rochosas (Rocky Mountains), são mais fáceis do que parecem. Em vez de tentar passar carros à esquerda e correr o risco de bater de frente, passe-os à direita. Aparentemente, você dirige um carro muito estreito, pois nunca colidirá com a montanha (e nem sairá da estrada, desde que não vá muito longe).
  • Existem pelo menos dois finais no Rad Mobile, dependendo da posição em que você termina e se usou ou não atalhos. Pode-se obter o melhor final terminando em primeiro lugar sem usar nenhum atalho, como era de se esperar.

Curiosidades

  • Na tela de título do Rad Mobile, está escrito 1990. Porém, jogo foi lançado em 1991 mesmo, no Japão;
  • Rad Mobile foi o primeiro título 32-bit de fliperama da Sega;
  • O lendário mascote da firma, Sonic, é mostrado no game num chaveiro que oscila no espelho retrovisor do jogador. É a primeira vez que o Sonic apareceu em um jogo;
  • Uma máquina do Rad Mobile é apresentada num filme de 1992, Encino Man, estrelado por Brendan Fraser e conhecido no Brasil como “O Homem da Califórnia”. No filme, o personagem interpretado por Fraser, Link, gosta tanto do game que ele dirige feito um maníaco durante um teste de rua.

Mais jogos de corrida

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

2 comentários para “Rad Mobile”

  1. Cleivan disse:

    Bom dia. É possível baixar algum simulador para que eu possa jogar o Rad Mobile no meu notebook?

    Muito obrigado pela atenção!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!