The Kung-Fu Master Jackie Chan

Também conhecido como Mortal Kombat do Jackie Chan.


27 de maio de 2024

The Kung-Fu Master Jackie Chan (カンフーマスター ジャッキー・チェン), um game de luta competitiva 2D estrelado pelo querido ator e artista marcial Jackie Chan e alguns outros atores de seus filmes. Foi desenvolvido pela Kaneko lançado aos fliperamas em maio de 1995.

Publicado pela própria Kaneko, The Kung-Fu Master Jackie Chan foi recebido de forma mista pela crítica, mas teve performance boa comercialmente falando. Ele é interessante por ter sido inspirado por grandes franquias do gênero, como Fatal Fury e, mais obviamente, Mortal Kombat.

Vídeos

Acima, o Velberan joga, mostra e comenta The Kung-Fu Master Jackie Chan, trazendo informações e curiosidades a respeito do mesmo.

Temos também um vídeo que mostra o game até o fim sendo jogado com essa loirinha ajeitada aí chamada Kim Maree.

Gameplay

Além de Jackie, The Kung-Fu Master Jackie Chan apresenta controles semelhantes a de jogos da SNK lançados anteriormente em sua série Fatal Fury (particularmente Fatal Fury 2, Special e 3), bem como da franquia The King of Fighters. Seus golpes especiais também são semelhantes a outros títulos do gênero da mesma época. A apresentação e os movimentos de morte foram provavelmente influenciados pelo sucesso da franquia Mortal Kombat da Midway, o que lhe rendeu o apelido de “Mortal Kombat do Jackie Chan” (pelo menos por parte do Velberan).

O protagonista luta contra seus oponentes no padrão, mano a mano sob o melhor de três rounds, mas uma partida pode durar até cinco rodadas se não houver um vencedor claro nos rounds anteriores (vai ser game over se ambos os lutadores perderem o quinto round e nenhum ponto de bônus será concedido se um deles vencer o quinto round).

Os jogadores têm uma lista de seis personagens para escolher no início, cada um com seu próprio estilo de luta e técnicas especiais. No single player, após selecionar um personagem, o fliperama seleciona aleatoriamente um oponente. Depois que dois oponentes são nocauteados, uma em cada três versões de Jackie Chan se torna o próximo oponente. Ao contrário do Mortal Kombat, os movimentos finalizadores não possuem sangue nem gore e nem todos destroem o inimigo. A ação acelerada e o zoom são semelhantes às de vários jogos de luta de Neo Geo, como já dito.

Jackie Chan in Fists of Fire: Jackie Chan Densetsu

Em 1995 ,este jogo foi atualizado e renomeado para Jackie Chan in Fists of Fire: Jackie Chan Densetsu (ジャッキー・チェン FISTS OF FIRE 成龍伝説). Também foi lançada no mesmo ano exclusivamente para fliperamas e foi o último jogo de luta que Kaneko lançou antes de sua falência em 2006.

Esta versão adiciona um sistema de movimento desesperado, um sistema de combo aprimorado com um contador de combo especial acima das barras de vida que registra o maior número de combos durante uma partida e um recurso de “escape” onde os jogadores podem lutar contra combos ou se levantar o mais rápido possível movendo rapidamente o direcioanl e tocando nos botões simultaneamente.

Fists of Fire também deixa todas as três versões de Jackie Chan selecionáveis, expandindo a lista para nove personagens jogáveis, e faz um rebalanceamento geral, fortalecendo e enfraquecendo as estatísticas de certos lutadores do primeiro jogo, enquanto adiciona e remove um poucos movimentos para alguns deles. As paletas de Lau, Yeung e Thorston também foram fortemente modificadas. A introdução de abertura é uma versão modificada da introdução do primeiro jogo, mas o resto dos gráficos do jogo não são tão diferentes.

Personagens

  • Lau (ロウ) (ator: Vincent Lau Tak) – Conhecido por suas aparições no filme de Sammo Hung, How to Meet the Lucky Stars (como Leung). Neste jogo, usa caratê. Foi alterado na atualização Fists of Fire como Dark Lau.
  • Yeung (ヤン) (ator: Yeung Ching-Ching) – Conhecida por sua aparição em muitos filmes dos Shaw Brothers, incluindo Clan of the White Lotus (como ela mesma), The Eight Diagram Pole Fighter (como Yang No. 9) e Treasure Hunters (como Jue Gow). Neste jogo, ela usa bōjutsu. Foi alterada na atualização Fists of Fire como Shadow Yeung.
  • Sam (サム) (ator: Sam Wong/Ming-Sing Wong) – Conhecido por ser um dos ex-líderes do conhecido Jackie Chan Stunt Team. Neste jogo, usa kung-fu. Foi alterado na atualização Fists of Fire como Black Sam.
  • Thorsten (トステン) (ator: Thorston Nickel) – Conhecido por sua aparição em Thunderbolt (como Cougar). Neste jogo, usa artes marciais tradicionais. Foi alterado na atualização Fists of Fire como Demon Thorsten.
  • Kim-Maree (キム マリー) (ator: Kim-Maree Penn) – Conhecida por sua aparição em Police Story 3: Supercop como Blonde Gunwoman (sem créditos). Neste jogo, usa luta livre profissional. Foi alterada na atualização Fists of Fire como Dirty Maree.
  • Mysterious Lion (ミステリアス ライオン) (ator: Sam Wong / Ming-Sing Wong) – O único personagem original do jogo. Usa magia. Foi alterado na atualização Fists of Fire como Evil Lion.

Chefes

Depois de dois oponentes serem nocauteados, os jogadores enfrentam Jackie Chan, quem usa três estilos de luta diferentes em ordem de aparição. Ele não é jogável na versão original, mas pode ser escolhido no Fists of Fire. Conhecido por ser muito protetor com sua imagem, as três variações de Chan não podem ser derrotadas com um movimento final, nem podem finalizar seus oponentes, e dá um sinal de positivo ao jogador caso perca uma rodada.

  • Five Animal Fist (五形拳) (Amarelo) – Esta versão dele aparece como o primeiro chefe. O estilo de luta que ele usa no jogo foi usado em um de seus primeiros filmes, Spiritual Kung Fu.
  • Zui Quan (酔拳, lit. “punho bêbado”) (Violeta) – Esta versão dele aparece como o segundo chefe. Baseado em sua aparição em Drunken Master e sua sequência, Drunken Master II.
  • Baguazhang (八卦掌, lit. “palma de oito trigramas”) (Branco) – Esta versão dele aparece como o terceiro e último chefe. Está vestido com seu traje cerimonial do Project A..

Curiosidades

  • No Japão, a revista Game Machine listou o título em sua edição de 15 de julho de 1995 como o décimo quarto jogo de arcade de maior sucesso do mês.
  • Jackie Chan é também produtor do The Kung-Fu Master Jackie Chan.
  • Enquanto Jackie Chan iniciava a produção de seu então mais novo filme, Thunderbolt, no final de 1994, a Golden Harvest decidiu filmar no Japão suas diversas cenas de corrida e luta. Enquanto a equipe de filmagem viajava para a Terra do Sol Nascente, começaram a procurar patrocinadores para financiar o filme e, durante a busca, o desenvolvedor de videogame Kaneko foi encontrado. Embora a Kaneko tenha concordado em patrocinar o filme, assinaram um acordo mútuo para criar um jogo de luta baseado em Jackie Chan. O acordo foi negociado pelo amigo e cúmplice de longa data de Chan, Frankie Chan, que também coproduziu o jogo.
  • Devido ao momento e à relação entre as filmagens de Thunderbolt no Japão e a assinatura do contrato do jogo de luta, a Kaneko trouxe Jackie Chan e alguns de seus atores e dublês de Thunderbolt, como Sam Wong e Thorsten Nickel, aos escritórios em Tóquio para iniciar a captura de movimento e trabalhar para convertê-los em personagens jogáveis. A maior parte do trabalho de captura ocorreu em Hong Kong durante o período de produção do Thunderbolt lá.
  • O logotipo da empresa Kaneko é exibido com destaque em todo o Thunderbolt.
  • Em entrevista ao jornalista Audun Sorlie, o ator Thorsten Nickel lançou luz sobre a produção e lançamento do jogo, que teve uma coletiva de imprensa em Sendai onde Nickel e Chan estiveram presentes para dar entrevistas para falar sobre as experiências de trabalhar com movimento capturar e realizar uma breve demonstração de cena de luta que coreografaram às pressas no dia anterior. Durante a conferência, também revelaram detalhes sobre o então futuro filme Thunderbolt.
  • Curiosamente, um jogo tão raro e desconhecido é MUITO BEM protegido, há quem diga que a proteção neste jogo é pior do que a encontrada nas placas CPS-2. Recomendado para colecionadores que desejam um game único em sua coleção, que jogue bem e tenha um bom valor de exibição, já que quase ninguém conhece esta pequena joia.
  • Pra quem não sabe, Jackie Chan (nascido Chan Kong Sang; 7 de abril de 1954) é um ator chinês, coreógrafo de ação, diretor de cinema, produtor, artista marcial, comediante, roteirista, cantor e dublê.
  • O subtítulo da atualização do game, Jackie Chan in Fists of Fire – Cheng Long Densetsu, é traduzido do japonês como ‘Cheng Long Legend’.
  • Um dos primeiros nomes artísticos de Jackie Chan foi “Sing Lung”, que também pode ser lido como ‘Cheng Long’, que significa literalmente ‘tornar-se o dragão’. Isso foi feito para promovê-lo como um novo tipo de figura de Bruce Lee no cinema chinês, com Bruce Lee sendo conhecido como Lei Siu-lung, que significa ‘Pequeno Dragão’. De fato, já vi uns filmes antigaços do Jackie Chan que ele era praticamente um cover do Bruce Lee.

Detalhes técnicos

  • CPU principal: (2x) Motorola 68000 (@ 16 MHz);
  • Chipe de som: Yamaha YMZ280B (@ 14.3182 MHz);
  • Jogadores: 2;
  • Controles: direcional de 8 direções e 4 botões.

Equipe

  • Produtor: Jackie Chan;
  • Diretor: Masahiro Kawakami;
  • Programador: Masahiro Honma;
  • Diretor de arte: Masahiro Kawakami;
  • Design: Takamitsu Nemoto, Tatsuya Yosikawa, Hideo Osawa, Fusayuki Watariguchi e Naoko Kobayasi;
  • Som: Tatsuya Watanabe e Kaoru Yasuda;
  • Hardware: Noboru Kouno eMasahiko Moriya.

Screenshots

Mais informações e Jackie Chan

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

3 comentários para “The Kung-Fu Master Jackie Chan”

  1. Helinux disse:

    Nâo conhecia ou sabia desse jogo, sei que existem muitos jogos de fliperama engavetados por aí…muito bom!!!! Sobre Jackie Chan, só conhecia aquele jogo de aventura que exite para o Nes e PC-engine, valeu!!!!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!