Vigilante

Vigilante é um jogo de luta estilo beat 'em up desenvolvido e lançado pela Irem originalmente pros arcades japoneses em 1988. É considerado uma sequência espiritual do Kung-Fu Master (1984), o seminal título também da Irem.

2 de outubro de 2018

Vigilante (ビジランテ) é um jogo de luta estilo beat ’em up desenvolvido pela Irem e lançado originalmente pros arcades japoneses em fevereiro de 1988. O game é considerado uma sequência espiritual do Kung-Fu Master (1984), o seminal título também da Irem.

O Vigilante foi portado posteriormente para vários outros sistemas, como o TurboGrafx-16 (1989), PC Engine (14 de janeiro de 1989), Master System (1988), Wii (2007), Commodore C64 (1989), Atari ST (1989), Amiga (1989), ZX Spectrum (1989), Amstrad CPC (1989), Wii U, MSX e Switch. Além disto, ele recebeu um jogo que pode ser considerado uma sequência espiritual direta para o Famicom em 1991, o Spartan X 2.

Devo ter o cartucho do Vigilante de Master System, em algum lugar, até hoje. Zerei essa fita pra caramba, embora eu achasse-a meio enjoativa e perdesse todo o desafio caso usados os continues infinitos deste port. A versão original de arcade é bem mais difícil em relação a essa.

Vídeos

Acima, temos o Vigilante sendo defenestrado em mais um Fliperama Nostálgico, uma série do canal Defenestrando Jogos. Além do vídeo ser bem descontraído (sem virar besteirol), também compartilha várias informações a respeito deste antigo game de luta, dados quais usamos para construir esta publicação.

Já o vídeo anterior é o playthrough/detonado do Vigilante em sua versão de Master System feito por mim, onde também dei algumas dicas para o game. É também o 31º episódio da Velharia, nossa série a respeito de jogos antigos.

Enredo

Em Nova Iorque, Rick, um artista marcial profissional e solitário se tornou um vigilante para lutar contra uma gangue maligna chamada de Skinheads, liderada por um homem conhecido como Diabo Gigante (Giant Devil). Rick vai abrir seu caminho pelo centro da cidade a fim de proteger a sua turma e salvar Madonna, que foi feita de refém pelos Skinheads.

Gameplay

Vigilante, como já dito, é um beat ’em up onde o jogador vai controlar o personagem titular, metendo a porrada em um grande número de inimigos. O Vigilante vai combinar golpes de combate melee através de cinco fases, cada uma com um chefão diferente. Na versão de fliperama, pelo menos, estes chefões devem ser derrotados tão rapidamente quanto possível, pois suas barras de energia vão se encher enquanto não recebem ataques do jogador.

Além de socos e chutes que podem ser combinados com o jogador em pleno ar ou agachado, uma arma poderosa, o nunchaku, ocasionalmente pode ser encontrada e usada contra os inimigos. Se o jogador for golpeado enquanto segura o nunchaku, ele perde esta arma. Alguns dos inimigos  também estão armados com porretes, correntes, facas e até armas de fogo.

O jogo termina quando Madonna (Maria) é resgatada ou os inimigos conseguem obliterar o protagonista.

Screenshots

A maioria das screenshots acima foram tiradas da versão original do game, a de fliperama, e foram ampliadas.

Capinha do Vigilante de Master system

No tweet abaixo, temos a capinha gringa do Vigilante do Master System. É pura nostalgia:

Curiosidades

  • Como disse acima, a sequência do Vigilante se chama Spartan X 2. Spartan X é o nome pelo qual o Kung-Fu Master é conhecido no Japão;
  • Na versão de Master System, Madonna é chamada de Maria e o nome da gangue é “Rogues”, ao invés de  “Skinheads”;
  • O game foi distribuído pela Data East na América do Norte.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!