Frostpunk

Frostpunk é um manager onde o jogador constrói e assegura a sobrevivência de uma cidade num mundo congelado após um inverno vulcânico mundial. Foi lançado originalmente em 2018.

3 de junho de 2021

Frostpunk é um manager de construção de cidades onde os jogadores assumem o papel de um líder que deve gerenciar vários fatores de uma sociedade no final de um Século XIX steampunk e alternativo, após um inverno vulcânico mundial. Foi desenvolvido pelos 11 bit studios e lançado originalmente em abril de 2018.

O Frostpunk agrega elementos survival, visto que os jogadores fazem escolhas sobre como sobreviver e explorar a área fora de sua cidade por outros sobreviventes, recursos ou itens úteis. O jogo apresenta vários cenários para empreender, cada um com histórias próprias e desafios diferentes.

Publicado pelos próprios 11 bit studios, o Frostbite foi disponibilizado para Windows, Mac, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Cloud Gaming, Windows Apps, Android e iOS e recebido de forma geralmente positiva pela crítica e mercado. Além disso, pelo menos atualmente, conta com dezenas de milhares de avaliações positivas nas lojas online.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Frostpunk.

Temos também o trailer de história The Fall of Winterhome do Frostpunk.

Enredo

O jogo se passa em um 1886 alternativo, onde as erupções do Krakatoa e do Monte Tambora, o escurecimento do Sol e outros fatores desconhecidos causaram um inverno vulcânico mundial. Isso, por sua vez, levou a uma perda generalizada de safras e à morte de milhões. Este evento se alinha aproximadamente com a erupção histórica de 1883 do Krakatoa, um evento vulcânico que levou ao resfriamento global.

Em resposta a isso, várias instalações chamadas de “geradores” foram construídas pelo Império Britânico e pelos Estados Unidos no norte rico em carvão, projetadas para serem centros de cidades no caso da queda das temperaturas forçar a migração em massa do sul. Em todos os cenários, o jogador é o líder de uma cidade em torno de um gerador, e terá que administrar recursos para garantir a sobrevivência da cidade.

O jogo foi lançado com três cenários, cada um com diferentes origens e histórias. Três cenários adicionais foram adicionados como DLCs, um gratuito para todos os jogadores e dois como parte do Passe de Temporada. Um modo infinito também foi introduzido em um patch posterior que evita elementos narrativos para se concentrar em sobreviver pelo maior tempo possível enquanto enfrenta tempestades intermediárias.

Gameplay

O jogador, conhecido simplesmente como Captain, começa com um pequeno grupo de sobreviventes que consiste de trabalhadores, engenheiros e crianças, e vários pequenos depósitos de suprimentos para construir uma cidade. De lá, coletam carvão, madeira, aço e alimentos para manter a sociedade aquecida e saudável em meio às constantes flutuações de temperatura. As condições climáticas e a turbulência política podem fazer com que os cidadãos não queiram trabalhar tanto.

Na maioria dos cenários, exceto em “On the Edge”, a cidade inteira está centrada em torno do gerador, a máquina a vapor baseada em carvão que produz calor em um raio que pode ser estendido e intensificado durante o jogo, exigindo, logicamente, uma maior quantidade de carvão.

O game enfatiza a necessidade de priorizar estruturas dependendo do calor que elas requerem: casas e instalações médicas, por exemplo exigirão uma localização próxima ao reator, para que o jogador não enfrente congelamentos e doenças. Embora as casas possam ser melhor isoladas durante uma partida, as instalações médicas precisarão ser mantidas acima de -20°C ou ficarão inoperantes. Os locais de trabalho também precisarão ser isolados, o que pode ser conseguido por meio de postes de coleta ou turbinas a vapor, ou podem funcionar com introdução de mão de obra mecanizada, os “Automatons”. Também, pode-se construir um farol na cidade para explorar o deserto congelado circundante em busca de sobreviventes e recursos adicionais.

O jogador tem a opção de usar leis para regular a produtividade de sua sociedade ao custo de possivelmente aumentar o descontentamento, por ex. permitindo o trabalho infantil ou forçando turnos temporários de 24 horas, mas também leis para desenvolver melhores cuidados de saúde, como próteses ou rações extras para os doentes. Na maioria dos cenários, o jogador também tem a opção de aumentar o apoio dos cidadãos com Order (“Ordem”), que inclui edifícios e leis para garantir a segurança, ou com Faith (“Fé”), o que inclui edifícios e leis religiosas. Esses dois caminhos podem ser continuados até o fanatismo, com o caminho da Order levando a uma autocracia militarista, enquanto o caminho da Faith leva a uma teocracia total.

Com a lei final em qualquer caminho, o Captain é proclamado governante absoluto e a mecânica de hope é substituída por um valor constante. Além disso, uma plataforma é construída para executar inimigos e infiéis escaldando-os até a morte com o vapor do gerador, o que pode ser agendado para diminuir o descontentamento em sua cidade. A adoção de qualquer uma das três últimas leis de ambos os caminhos levará ao final “Crossed the line”: caso a cidade sobreviver, o jogo mostra como a humanidade cruzou a linha e abandonou seus valores na busca pela sobrevivência. A 11 bit studios mencionou várias vezes que o sistema de Law (Direito) foi projetado para forçar os jogadores entre a escolha de sobreviver ou manter a humanidade, criando um dilema moral e ético em torno do game.

A tecnologia é outra característica do jogo. Com o ambiente cada vez mais frio forçando a cidade a se adaptar com melhor isolamento, reatores mais fortes, melhor produção industrial e maquinários mais eficientes, construir uma estrutura (workshop) que permite ao jogador pesquisar tecnologia e edifícios tornará a cidade mais eficiente.

Apresentação

Frostpunk é o primeiro jogo de sobrevivência em sociedade. Como o governante da última cidade na Terra, é seu dever administrar tanto seus cidadãos quanto sua infraestrutura, garantindo a sobrevivência da sua sociedade. O que você fará quando situações extremas surgirem? Quem você se tornará neste processo?

Dos criadores de This War of Mine, Frostpunk se passa num contexto onde o calor significa vida e cada decisão tem um preço. Em um mundo totalmente congelado, as pessoas desenvolvem tecnologia a vapor para enfrentar o frio intenso. Você tem a missão de construir a última cidade da Terra e assegurar os meios necessários para fazer sua comunidade sobreviver.

Destaques segundo o distribuidor

A cidade deve sobreviver

A otimização e o gerenciamento de recursos costumam se opor à empatia e às tomadas de decisões ponderadas. Embora o gerenciamento da cidade e da sociedade consuma a maior parte do tempo do líder, a exploração do mundo exterior também se mostrará necessária para compreender a história e o estado atual dele.

Que decisões tomará para garantir a sobrevivência da sua sociedade? O que fará quando chegar ao limite? E quem você se tornará neste processo?

Crie leis

Estabeleça leis que controlem a existência da sua sociedade em expansão. Decida a rotina de trabalho, os cuidados médicos, as provisões de comida e outros aspectos vitais da vida cotidiana dela. Mantenha a esperança e a satisfação do povo, pois a condição moral da sua sociedade é tão importante quanto ter os meios básicos para alimentá-la e mantê-la segura.

Molde sua sociedade

Se chegar a um ponto sem volta, não tenha receio de decidir o caminho que seu povo deverá seguir. Você deve governar com mão de ferro… ou mostrar o caminho da fé e da compaixão? Chegue a extremos ou tente encontrar um equilíbrio justo. Seja qual for a sua escolha, lembre-se: é um caminho sem volta.

Pondere suas escolhas

Algumas das suas decisões parecerão pequenas, como decidir o destino de um cidadão conturbado ou cumprir as exigências de uma nova facção, mas esteja ciente de que a soma dessas escolhas pode levar a resultados inesperados. Seu povo confiou em você, mas devoção tem limite. Liderar pode ser um fardo.

Desenvolva novas tecnologias

A sobrevivência implica em progresso. Reaja aos eventos atuais, mas não se esqueça de pensar no futuro e de investir em tecnologia e desenvolvimento. Fornecer uma infraestrutura altamente avançada com autômatos independentes, aeronaves e outras maravilhas tecnológicas é difícil, mas plenamente possível. Tudo depende das suas habilidades de gerenciamento e liderança.

Explore o deserto gelado

Apesar de Nova Londres ser o foco principal, o mundo dispõe de muito mais do que os limites da sua cidade permitem ver. Fazer expedições é perigoso, mas pode trazer informações valiosas, suprimentos imprescindíveis e aumentar a população da cidade. Pode haver muita gente por aí, e o destino de cada pessoa está em suas mãos.

Jogue indefinidamente

O Modo Endless de Frostpunk promete replay ilimitado. Jogue em 8 mapas distintos, que contam com terreno, condições climáticas e desafios diferentes para enfrentar. Sabemos que cada um busca experiências distintas, e por isso existem 3 modos disponíveis. Resistência será o teste supremo das suas habilidades de construção, gerenciamento e sobrevivência diante das piores condições possíveis. Construtores, em que não há nenhum gerador no início, oferece outro tipo de desafio. E, por fim, o modo Serenidade, que é focado em apreciar a arte da construção da cidade sem pressões desnecessárias.

Curiosidades

  • O Frostpunk foi lançado inicialmente para Windows (abril de 2018). Posteriormente foi disponibilizado para PlayStation 4 e Xbox One em outubro de 2019 e macOS em fevereiro de 2021.
  • O game vendeu cerca de 250.000 cópias nos 3 primeiros dias desde seu lancamento e mais de 3 milhões de cópias em três anos.
  • Os estúdios de 11 bits fizeram parceria com a NetEase Games para trazer a versão Frostpunk Mobile em 2021.
  • Em 2018, o Frostpunk foi nominado para os prêmios “Best Strategy Game”, da The Game Awards, e “Indie Game of the Year”, pela TechRaptor.
  • Um jogo de tabuleiro Frostpunk projetado por Jakub Wiśniewski e Glass Cannon Unplugged e vagamente baseado no game foi vendido via Kickstarter em outubro de 2020. A campanha alcançou € 2.496.308 em vendas.
  • O jogo foi desenvolvido usando o engine próprio da 11Bit Studios chamado Liquid Engine.

Screenshots

Sobre o download

O Frostpunk é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para Windows e Mac nas lojas da Steam e do GOG e para Windows na Epic. Essa é a versão que temos para download aqui. No site oficial, encontram-se links para outras plataformas.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Interface: inglês, francês, alemão, espanhol (Espanha), polonês, russo, chinês simplificado, português (Brasil), turco, italiano, japonês e coreano.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo 11 bit studios tamanho do arquivo 9,2 GB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows e Mac download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!