The Fall

The Fall é um action-adventure e jogo de plataforma com rolagem lateral independente ambientado em um cenário de ficção científica. Foi desenvolvido pela Over the Moon Games e lançado originalmente em 2014.

18 de março de 2021

The Fall é um action-adventure e jogo de plataforma com rolagem lateral independente ambientado em um cenário de ficção científica. Foi desenvolvido pela Over the Moon Games e lançado originalmente em 30 de maio de 2014.

O jogo foca em uma inteligência artificial que, no controle de uma armadura de combate futurista, deve percorrer uma instalação industrial decadente em busca de atendimento médico para o piloto ferido do traje. Conta com elementos de adventure tradicionais que exigem encontrar itens e desbloquear habilidades para progredir na história, junto com tiroteios 2D baseados em cobertura.

Publicado pela própria Over the Moon Games e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, Switch, Wii U, PlayStation 4 e Xbox One, o The Fall foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disso, conta com milhares de análises muito positivas no Steam, pelo menos até o momento.

Esse sucesso certamente justificou uma sequência, The Fall Part 2: Unbound, lançada em fevereiro de 2018, e já tem um terceiro jogo programado pra série.

Vídeo

Acima, temos um trailer oficial do The Fall.

Sinopse

ARID, a IA a bordo de um traje de combate mark-7, ativa-se após uma aterrissagem forçada em um planeta alienígena. O piloto humano dentro do traje está inconsciente, e ARID tem como responsabilidade protegê-lo, encontrando uma maneira de seguir o protocolo e salvar sua vida.

Gameplay

The Fall é o primeiro jogo de uma trilogia em que o protagonista é a inteligência artificial chamada A.R.I.D., parte de um traje de combate de alta tecnologia usado por um personagem chamado Coronel Josephs e usa uma voz feminina. Ela se ativa após cair em um planeta desconhecido e, como o usuário do traje, não responde, sua rotina imediatamente entra em ação e ela procura atendimento médico para salvar o piloto. A IA tem acesso total às funções do traje e pode assumir o controle.

O The Fall é jogado em rolagem lateral 2D, com o traje podendo ser movido para a esquerda ou direita e também pode saltar. O ambiente pode ser examinado por meio de um lanterna onde o feixe pode ser guiado em qualquer direção, destacando partes interativas do mundo. As interações incluem conversas com várias opções de diálogo com computadores e ferramentas, examinação do ambiente e coleta de objetos. Certas interações podem ser necessárias para avançar numa partida e, junto com anotações, revelar a história do jogo.

A maior parte do game é como um adventure clássico. Por meio de uma observação cuidadosa, os quebra-cabeças precisam ser resolvidos. Os itens são armazenados em um inventário e, embora não precisem ser combinados, são usados ​​no ambiente para progredir.

Existem também várias partes que são jogadas com elementos de ação. Inicialmente, ARID é restringida por suas próprias rotinas, mas ao trazer seu piloto em situações perigosas, as rotinas de emergência podem ser acionadas permanentemente, abrindo opções para usar e atualizar uma arma, ativar camuflagem etc. Nestas sequências, robôs precisam ser combatidos, usando cobertura no ambiente e ataques temporais com cuidado. Assim como a luz da lanterna, a arma pode ser apontada em qualquer direção. Existe um escudo que se regenera com o tempo e uma quantidade limitada de suporte de vida (saúde). É possível morrer e retornar a um checkpoint anterior. Essas sequências de ação são obrigatórias e requerem reflexos rápidos para serem concluídas.

Há uma certa dose de stealth também: uma vez que a  camuflagem é ativada, é possível se esconder no ambiente e inimigos desavisados ​​podem ser mortos furtivamente por trás (no bom sentido, é claro).

A maior parte do jogo, entretanto, é baseada na resolução de quebra-cabeças e numa história que geralmente se concentra em como ARID lida com suas instruções internas conflitando com a diretiva para salvar o piloto. Em algumas situações, isso mostra sua incapacidade de lidar com nuances ou mentiras.

Tem também um zelador que agora controla a instalação industrial, palco do jogo, que a vê como defeituosa e pretende consertá-la. Uma grande parte de uma partida, por exemplo, mostra como ARID precisa passar nos testes de maneiras únicas para mostrar sua disposição em obedecer. Existem também muitos outros perigos ao lado do zelador, como robôs de segurança, peixes, lesmas e fungos venenosos.

Apresentação

The Fall é uma combinação única de quebra-cabeças de adventures com rolagem lateral, tudo em um ambiente sombrio e atmosférico. A exploração será fundamental para sobreviver à sua aventura. Use a lanterna de ARID para descobrir uma miríade de objetos interativos. Se o que descobrir for hostil, ligue sua mira a laser e chute umas bundas de metal! Prepare-se para uma jornada perturbadora enquanto luta, explora e planeja seu caminho, expandindo o mundo de ARID, apesar de seus protocolos.

Destaques segundo o distribuidor

  • História envolvente – Elaborada ao longo de dois anos, a história de The Fall está acima da média padrão.
  • Integração história/jogabilidade – Jogadores encontram desafios que os forçam a pensar de forma congruente com o enredo.
  • Atmosfera densa – Estilo visual muito bem polido é complementado com todo um elenco de voz.

Curiosidades

  • Segundo consta, The Fall é inspirado em Metroid e na série Monkey Island, enquanto Limbo foi sua inspiração visual.
  • O game foi em grande parte obra de John Warner, fundador da Over the Moon Games. Warner descreveu trabalhar sozinho, afirmando que foi “incrivelmente gratificante. É o que eu faria se tivesse recursos infinitos, se fosse um bilionário”.
  • O jogo foi parcialmente financiado por crowdfunding através do Kickstarter, arrecadando C$ 38.155 em outubro de 2013.
  • A Giant Bomb declarou que o The Fall tem a “Melhor História” em seu editorial de Jogo do Ano de 2014, escrevendo que o game “consegue entrelaçar um enredo bem contado com  jogabilidade e visuais que apoiam e impulsionam você em uma aventura de ficção científica”.

Screenshots

Sobre o download

O The Fall é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado nas lojas do GOG (Windows e Linux), Steam (Windows, Mac e Linux) e Epic (Windows e Mac).

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Texto: inglês, francês, alemão, italiano e espanhol (Espanha).

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Over the Moon Games tamanho do arquivo 184 MB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!