Golvellius: Valley of Doom

Mais de 150 áreas com combates, valiosos tesouros e uma pegada de Zelda.


18 de maio de 2024

Golvellius: Valley of Doom, ou Maou Golvellius, é um jogo de plataforma e action-RPG onde um jovem guerreiro parte numa jornada para resgatar uma princesa de um vilão e seus demônios num mundo de fantasia medieval repleto de cavernas e monstros. Foi desenvolvido pela Compile e lançado inicialmente em abril de 1987.

Publicado originalmente pela própria Compile e disponibilizado para MSX, Master System, MSX2, iOS, Flash e Windows*, Golvellius foi bem recebido pela crítica. Por exemplo, a revista Computer and Video Games, por exemplo, avaliou a versão de Master System em 87% em 1989,enquanto a Console XS deu 82% em 1992.

De fato, o Golvellius é jogo que merecia mais atenção. Inclusive, era para ter tido uma sequência que infelizmente ficou só na conversa, entretanto, em 1989, saiu um game derivado chamado Super Cooks.

Vídeos

Acima, temos uma análise do Golvellius de Master System feita pelo canal SEGA Retro BR que também traz sua história, cenas da gameplay e tal.

Já o vídeo anterior é um bem antigo que mostra um pouco da gameplay deste antigo jogo em sua versão de MSX.

Sinopse

Esta é uma história de dias em que os demônios atormentavam o mundo. No reino de Alied, situado num vale tranquilo, banhado em paz, em busca de água, as pessoas achavam necessário visitar o fundo do vale. As histórias de encontros com demônios aumentaram, causando muito medo. Tão profunda era a sua preocupação com o seu povo que o rei Alied ficou gravemente doente. Somente uma erva chamada “MEA” encontrada no fundo do vale poderia salvá-lo. Apesar de todas as objeções, a Princesa Rena foi em busca da erva, mas não conseguiu retornar. O medo e a inquietação entre as pessoas só continuaram a crescer. Jovem errante, Kelesis desceu às profundezas do vale em busca de Rena. Lá, Kelesis encontrou a entrada para uma estranha caverna no vale de um rio moribundo…

Gameplay

Neste jogo, você é Kelesis, um guerreiro enviado para procurar Golvellius e resgatar a bela Princesa Rena. Para encontrá-lo, vai ser necessário derrotar sete de seus demônios mais ferozes que foram enviados para detê-lo. Essas criaturas são encontradas em cavernas por todo o fundo do vale, mas para acessá-las, é necessário derrotar algumas das feras que estão espalhadas pelo vale.

Ao matar essas feras, você receberá algum ouro, mas quando for atingido por elas, sua energia será perdida. Algumas cavernas aparecerão quando certos objetos forem atingidos com sua espada. Em algumas, você encontrará fadas, feiticeiras e mulheres sábias que o ajudarão de várias maneiras a aumentar o ouro, dar-lhe poções vitais e restaurar sua energia.

Há um recurso de salvamento de passwords neste jogo. No início de cada área, você pode entrar em uma caverna onde uma mulher lhe diz qual é a senha, mas se você morrer no decorrer da missão, a senha já será revelada. Ao inserir esta passwords, poderá iniciar o jogo já na abertura do vale (se chegar tão longe) com todos os seus pertences intactos.

Master System

A Sega licenciou a franquia em 1988 e lançou o Golvellius para o Master System (Mark III, no Japão), apresentando gráficos aprimorados e layouts de mundo e masmorras totalmente diferentes. Esta versão foi lançada mundialmente sob o nome Golvellius: Valley of Doom. A trama girava em torno do herói (Kelesis) entrando no Vale da Perdição para salvar a Princesa Rena, que tinha a tal lugar para obter uma erva rara necessária para curar seu pai, o Rei.

A jogabilidade se concentrava principalmente em um jogo de ação de cima para baixo, onde se ataca vários monstros com uma espada, às vezes abrindo câmaras secretas onde vários personagens oferecem conselhos, melhores armas e outros itens. O jogo foi dividido em oito ambientes distintos, cada um governado por um chefão que precisava ser derrotado antes de avançar para a próxima área do mapa. O jogo também tem uma parcela subterrânea em cavernas que varia entre plataforma com rolagem lateral e ação de cima para baixo para chegar ao covil de um chefão.

O nível final, acessível apenas depois que todos os monstros chefes forem derrotados, é derrotar Golvellius, que tem um covil secreto revelado apenas seguindo as pistas dadas pelos NPCs. Assim que Golvellius é derrotado, é revelado que ele estava possuído por um demônio e é na verdade uma criatura boa e gentil que agora viajará com o herói Kelesis.

Curiosidades

  • Dá pra reparar uma pegada de Zelda em Golvellius. De fato, este jogo é conhecido por ser a resposta da Sega no Master System ao clássico action-RPG da Nintendo.
  • Este game foi lançado originalmente como Maou Golvellius, em 1997,o que se deu ao MSX, no Japão. Mais tarde, naquele ano, foi refeito para o MSX2, onde saiu como Shin Maou Golvellius. Esta versão apresenta basicamente os mesmos gráficos do port de Master, mas os layouts do mundo superior e das masmorras são totalmente diferentes.
  • A versão de Master saiu em 1988, sendo publicada pela Sega internacionalmente e pela Tec Toy no Brasil.
  • Aliás, falando em Tec Toy, num de seus saudosos folhetos, este jogo é descrito da seguinte forma: “Entre no Vale do Juízo Final para salvar a princesa Rena do perigoso Golvellius. São mais de 150 áreas onde você vai combater e encontrar um valioso tesouro. Há uma senha especial para que você possa gravar o jogo e continuar mais tarde”.
  • Era pra ter uma sequência da versão de Master envolvendo Kelesis, Golvellius e a Princesa Rena, mas nunca foi produzida.
  • Numa das fontes consta que existe uma versão de Windows, desenvolvida e publicada pela própria Compile, mas não achei nada falando sobre ela. Este port teria sido lançado em 6 de dezembro de 2016.
  • A versão de iPhone foi publicada pela Dotemu e lançada em 22 de setembro de 2009. Trata-se de um port da versão de Master System.
  • Eventualmente, Golvellius foi portado para Flash (pra ser jogado em navegadores online) pela EasyRetro (que acho que tinha ligação com a Dotemu), o mesmo que fez com vários outros clássicos/jogos antigos. Esta versão parou de funcionar, mas felizmente arrumamos uma substituta em HTML5 que quebra bem o galho.
  • O cenário é o mesmo em todas as três versões diferentes do Golvellius.
  • O final prometia uma sequência, que nunca foi desenvolvida/lançada. No entanto, há um jogo derivado intitulado Super Cooks que foi incluído no lançamento de 1989 do Disc Station Special Shoka Gou.
  • 魔王ゴルベリアス – Grafia do título do jogo em japonês, algo como “Devil Golvellius”.

Screenshots

As screenshots acima são das versões de MSX e Master do jogo, estão aqui ampliadas e foram kibadas do MobyGames.

Mais informações e action-RPG

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

2 comentários para “Golvellius: Valley of Doom”

  1. Helinux disse:

    Lembro de um amigo meu que tinha o MSX!!!! Ele tinha alguns jogos em fitas cassete, aquelas fitas de aúdio mesmo e aqueles disquetes…acho que era do tamanho 5.1/4, não lembro direito!!!! Cheguei a jogar alguns jogos que tinha no master e nintendo: Outrun, Roadfighter e Galaga!!!! Era um Pc bonito, com excelente nível de programação da época…já cheguei a estudar algoritmo e um pouco de programação há um certo tempo atrás, início dos anos 2000!!!! Golvellius quase não joguei nada, lembro de uma revista da VideoGame mostrando fotos e outras coisas sobre o game!!!! Infelizmente estou sem tempo para jogar, mas sei que tem muita coisa dessa época de jogos 8 bits que eu ainda não joguei e quero jogar!!!! Sobre as curiosidades do game, muita coisa eu não sabia, agora eu sei…valeu!!!!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!