Sunless Sea

Sunless Sea é um RPG independente de terror gótico com elementos de roguelike, survival e exploração onde o jogador controla um barco a vapor na era Vitoriana. Foi lançado originalmente em 2015.

25 de fevereiro de 2021

Sunless Sea é um RPG independente de terror gótico com elementos de roguelike, survival e exploração onde o jogador controla um barco a vapor na era Vitoriana. Foi desenvolvido pela Failbetter Games e lançado originalmente em 6 de fevereiro de 2015.

Publicado pela própria Failbetter Games e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, PlayStation 4, Xbox One, iPad e Switch, o Sunless Sea foi geralmente bem recebido pela crítica, além de ter uma boa aceitação no mercado. Além disso, na loja do Steam, o game foi analisado por milhares de jogadores de forma muito positiva, pelo menos até o momento.

Este sucesso de críticas e mercado provavelmente foi o que justificou o lançamento do DLC Zubmariner (2016) e uma sequência direta Sunless Skies (2019).

Vídeo

Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Sunless Sea.

Apresentação

ENLOUQUEÇA. DEVORE A SUA TRIPULAÇÃO. MORRA. Assuma o comando de seu navio a vapor e navegue rumo ao desconhecido! Sunless Sea é um jogo de descoberta, solidão e morte, ambientado no premiado universo gótico vitoriano de Fallen London.

Sunless Sea é um RPG de terror gótico com foco na exploração, narrativa primorosa e mortes frequentes.

Comande um navio a vapor vitoriano em um vasto mar subterrâneo

Se os caranguejos gigantes, icebergs inteligentes e enxames de morcegos não te pegarem, a loucura e o canibalismo certamente irão. Mas aquele velho oceano sombrio é convidativo e há tesouros para as almas corajosas que se atrevem a navegá-lo.

Procure pessoas intrigantes para a sua tripulação

Contrate tripulantes únicos como o Doutor Assombrado (Haunted Doctor) e o Canhoneiro Irreprimível (Irrepressible Cannoneer). Cada um tem uma história para contar, se conseguir extraí-la deles.

Afaste-se das lâmpadas a gás da civilização

Luz e escuridão, terror e loucura: passe muito tempo na vastidão e escuridão do mar, e sua tripulação ficará com medo e, eventualmente, perderá a sanidade.

Crie uma vida para o seu capitão em um mundo cruel e único

Um mundo profundo e envolvente com mais de 350.000 palavras de histórias e segredos. Encontre os ossos do seu pai. Determine o destino de Londres. Desafie os deuses do fundo do mar.

Seu capitão morrerá

Passe recursos de uma geração a outra. Adquira uma casa e tesouros como relíquias de família. Construa um legado de navegadores (zailors) que enfrentaram o mar e perderam – ou, ocasionalmente, ganharam.

Destaques segundo o distribuidor

  • Belas artes desenhadas à mão – Castelos de gelo cintilantes, prisões empoleiradas em nenúfares, faróis envoltos em névoa e a Dawn Machine.
  • Combate em tempo real contra navios e feras Zee, encouraçados com tripulação de aranhas e icebergs conscientes.
  • Atualize seu navio a vapor com motores poderosos, canhões e armas de torpedo pneumáticas. Ou compre um navio maior e melhor.
  • Escolha o mascote de um navio: o Furão Comatose, o Mog Desgraçado, a Cacatua Elegíaca e muito mais.
  • Pratique o comércio ou contrabando de seda e almas, vinho de cogumelo e mel alucinógeno.

Gameplay

O Sunless Sea é um jogo de exploração, sobrevivência e comércio náutico com elementos roguelike ambientados em uma versão alternativa da Londres do século XIX, a qual afundou abaixo da superfície e agora é um arquipélago subterrâneo cercado por um grande oceano, conhecido como Unterzee. O jogo se passa no mesmo ambiente Vitoriano steampunk de Fallen London e toma emprestado muito de sua tradição, embora foque na exploração estratégica em vez de ser um RPG puro.

O gameplay consiste em dois modos: o jogador controlando o movimento do navio a vapor no mapa com o combate ocorrendo da mesma forma, e um modo de história onde se é apresentadas várias escolhas (às vezes acompanhadas por um desafio de habilidade) em um formato tipo cartão. O movimento do navio é bastante lento. Isso, acompanhado pela música, cria uma atmosfera de tensão.

No início, o passado do protagonista pode determinado, mas isso pode ser feito também posteriormente. O capitão pode ser um poeta, um menino de rua, um veterano de guerra, um padre ordenado ou um filósofo. Também se determina um membro da tripulação específico, a quantidade inicial de Echo (a moeda principal) e um bônus extenso para uma das principais habilidades: veils (evasão), pages (conhecimento), iron (dano), hearts (cura e moral) e mirrors (engano e percepção). Além disso, um navio a vapor de classe leve é ​​fornecido como primeiro barco, junto com zailors, um mascote e um nível inicial para todas as habilidades. As funções dos membros da tripulação incluem cozinheiro, oficial de artilharia, cirurgião, engenheiro-chefe, primeiro oficial, etc.

O próximo passo é escolher uma ambition (ambição), o que determina a condição de vitória do jogo. Você pode escolher se tornar um explorador venerado (fullfillment), adquirir uma mansão e se aposentar (wealth), descobrir os ossos de seu pai e enterrá-los (your father’s bones), estabelecer um assentamento onde você governa (a private kingdom) ou viajar além do borda do mapa (the uttermost East). O resto da história, passado e desenvolvimento são baseados nas escolhas feitas durante a partida.

Começando em Fallen London, o objetivo é explorar com o navio e sobreviver. Parâmetros importantes para rastrear incluem a temperatura do motor, a quantidade de combustível (e tanques) restante, fome (e suprimentos), terror (moral dos zeladores), status do casco e capacidade de carga. Um Zee Bat pode ser enviado para procurar ilhas e apresentar um relatório. Enquanto se explora, as luzes podem ser desligadas, o que aumenta o medidor de terror, mas reduz a chance de atrair monstros. Consertos podem ser feitos nos portos, mas também no trajeto, às custas de suprimentos.

Existem várias ilhas, cada uma com suas próprias quests. Para progredir nas missões, o jogador deve fornecer um item ou completar uma verificação de habilidade. Para adquirir os itens, deve-se procurar pelas ilhas ou derrotar feras marinhas. A verificação exige uma das cinco habilidades do jogador (citadas acima) e, com base no valor da habilidade, dá-se a chance de passar no teste. Passar nos testes frequentemente garante itens, enquanto falhar neles ocasionalmente prejudicará o jogador pode impedi-lo de tentar novamente por um período de tempo.

A maioria das informações, ações e os muitos fragmentos de histórias estão agrupados no Gazetteer, o que também oferece uma visão geral do conteúdo do navio no porão (mercadorias e curiosidades), um diário e uma visão geral detalhada dos oficiais. Quando ancorado, oferece acesso aos elementos da história, várias lojas e ao estaleiro. Em locais principais, as cidades e arredores podem ser explorados, novos recrutas podem ser contratados, upgrades podem ser adquiridos e o comércio é possível. Tudo isso é mostrado por meio de textos e imagens no Gazetteer.

Durante a exploração, a velocidade do navio pode ser determinada e controlada pelo teclado. Vários navios e criaturas são encontrados e podem ser evitados ou enfrentados. Através da exploração, a experiência é adquirida e as entradas no diário de bordo são acionadas. Muitos locais podem ser descobertos. São disponibilizadas ações e desafios que promovem a história e são apresentados por meio de texto e opções no Gazetteer. Alguns deles apenas expandem o enredo, enquanto outros fornecem novas oportunidades e recompensas. Outros navios também podem ser atracados para eventos semelhantes.

Durante o combate, uma tela versus é exibida com estatísticas como saúde e tripulação de ambos os lados. Existem diferentes opções de ataque, mas só estão disponíveis se a oposição estiver suficientemente iluminada. A distância entre as duas partes também desempenha um papel. O combate é baseado em turnos. As ações selecionadas são enfileiradas e, em seguida, os dois lados as executam em sucessão, simultaneamente, pois cada tipo de ação consome uma quantidade de tempo. As ações incluem ataque, vários tipos de iluminação (como sinalizadores, incendiar a água gastando óleo ou diminuindo a distância), várias formas de evasão, reparos rápidos ou observação para estudar o inimigo. Cada ação tem vantagens e desvantagens e muitas influenciam a iluminação do seu navio e do inimigo, que é um dos parâmetros mais importantes durante o combate. Também é possível se desvencilhar e escapar da luta. Os resultados das ações são mostrados por meio de um log à direita com alguns efeitos visuais. Saque, comida e conhecimento podem ser coletados, que podem ser usados diretamente ou no comércio.

Para sobreviver, o jogador precisa gerenciar com cuidado os vários recursos e opções de exploração. O mapa é gerado aleatoriamente para cada sessão, com apenas algumas linhas costeiras principais em posições fixas. Da mesma forma, a história não é fixa e é baseada em diferentes fragmentos que se entrelaçam de maneiras diferentes. É possível deixar um legado e repassar informações, armas, dinheiro, tripulantes, gráfico ou habilidades para o próximo aventureiro. Também é possível ignorar a ambição inicial e explorar outras oportunidades e segredos.

Curiosidades

  • O Sunless Sea foi construído sobre o engine Unity.
  • O game é uma expansão do conceito de um jogo para browsers da Fallbetter Games chamado Fallen London, se passando no mesmo universo do título anterior.
  • Vários pedaços de escrita e ambientações do jogo são alusões literárias como, por exemplo, a própria premissa de um mar sem sol (ou “Sunless Sea”) subterrâneo é uma referência ao poema Kubla Khan, de Samuel Taylor Coleridge, o que reflete-se mais pela existência de um Khanate e um “Abora Gate”.
  • A Fallbetter Games apresenta-se como um estúdio boutique de jogos com sede em Londres, Reino Unido, que tem feito games indie desde 2009.
  • Em 3 de setembro de 2013, a Failbetter Games lançou uma campanha Kickstarter para o Sunless Sea com uma meta de £60.000. O projeto foi financiado com sucesso, recebendo cerca de £100.000 de mais de 4.000 patrocinadores.
  • Em 25 de fevereiro de 2015, Sunless Sea já havia vendido 100.000 cópias. De acordo com o diretor Alexis Kennedy, as vendas aumentaram para 350.000 unidades em junho de 2018.

Screenshots

Sobre o download

O Sunless Sea é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado nas lojas do GOG, Steam e da Epic. Nas duas primeiras, tem para Windows, Mac e Linux, enquanto na Epic Store só tem pra Windows e Mac.

A versão do GOG (pelo menos), além de vir sem DRM (não requer ativação nem conexão para jogar) e com 30 dias de garantia de satisfação (ou seu dinheiro de volta), vem também com artes conceituais e avatares do game.

Idiomas: inglês.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Failbetter Games tamanho do arquivo 377 MB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!