Explosive Breaker (Bakuretsu Breaker)

Explosive Breaker (Bakuretsu Breaker) é um shoot 'em up de fliperama de 1992 que se passa no espaço e conta com elementos de Raiden junto a inimigos e armas que podem ser considerados absurdos.


12 de agosto de 2019

Explosive Breaker, conhecido também como Bakuretsu Breaker no Japão, é um jogo de tiro desenvolvido pela Kaneko que foi lançado em outubro de 1992 aos fliperamas.

Trata-se de um shoot ’em up com rolagem vertical onde os jogadores travam batalhas no espaço, mas com inimigos que não deveriam aparecer neste tipo de cenário — como navios piratas, helicópteros e caças Harrier — e alguns tipos de armamento que podem ser considerados absurdos.

Publicado pela própria Kaneko, o Bakuretsu Breaker não ganhou nenhum port nem rendeu sequências, mas possui bons gráficos, efeitos especiais e controles. Enfim, é considerado um bom jogo, apesar de ser também um tanto quanto difícil.

Vídeos

Acima, temos a gameplay do Bakuretsu Breaker comentada e defenestrada em mais um episódio do Fliperama Nostálgico. O conteúdo começa na minutagem 10:01 do vídeo.

Já o vídeo anterior é uma partida rápida que fiz no Explosive Breaker pra tirar umas screenshots e tal.

Gameplay

Explosive Breaker/Bakuretsu Breaker pode ser jogado por duas pessoas ao mesmo tempo, podendo elas escolherem assumir o controle de um dos seis pilotos diferentes e suas naves. Os pilotos são Jean, Nigel, Steel, Mai, Mifune e Hanse, cada um com seu próprio padrão de armas e bombas. O jogo é bem difícil e conta com vários elementos provavelmente chupinhados do seminal Raiden.

Os pilotos vão encarar uma grande variedade de espaçonaves e chefões, como é o de costume no gênero. Na medida em que vai se avançando no jogo, pode-se encontrar vários power-ups, como o da arma da parte dianteira (P), mísseis (M), mísseis teleguiados (H), algum tipo de bomba flutuante (C), arma lateral (S), bomba extra grande (B) e poder máximo instantâneo (P).

Cada aeronave tem um poder de fogo distinto, assim como sua própria e bem peculiar bomba, a qual pode bem maluca ou bem satânica. Outra coisa engraçada é que este jogo se passa no espaço, mas vários dos inimigos são helicópteros gigantes, demônios, barcos piratas, caças de combate aéreo e outras coisas absurdas que jamais estariam neste tipo de cenário.

Quando se vence todos os inimigos e os chefões, parece que o Bakurestu Breaker recomeça bem mais difícil.

Curiosidades

  • O título japonês do jogo, Bakuretsu Breaker, é traduzido literalmente como “Exploding Breaker”, enquanto seu nome internacional (fora do Japão) é Explosive Breaker.

Detalhes técnicos

  • CPU principal: Motorola 68000 (@ 12 MHz);
  • Chips de som: (2x) AY8910 (@ 2 MHz), OKI6295 (@ 15.151 KHz);
  • Jogadores: 2;
  • Controle: 8 direções;
  • Botões: 2 (tiro primário e bomba).

Equipe

  • Programação: Y. Shintani e S. Igarashi;
  • Gráficos: K. Matsuoka, A. Funatsu, T. Takei, Y. Kubo, T. Yoshikawa, Y. Nakamura e T. Inoue;
  • Sons: Tatsuya Watanabe, Y. Wada e Y. Sakakura;
  • Hardware: H. Morinaga;
  • Ferramentas: F. Komori e Y. Higashino;
  • Conselhos técnicos: M. Kanaoka;
  • Debug: A. Takahashi, Yukihiro Yamazaki, Y. Ozaki e N. Tada;
  • Gerenciamento: N. Tanaka;
  • Produtor: Hiroshi Kaneko.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas do Explosive Breaker e foram ampliadas.

Mais shoot’ em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!