Gaiares

Clássico de Mega com piratas espaciais e semelhanças com R-Type, Macross, Gradius, e Valis.


2 de janeiro de 2024

Gaiares (ガイアレス) é um shoot ’em up com rolagem lateral com temática de ficção científica que fez muito sucesso no Mega Drive/Genesis. Foi desenvolvido pela Telenet Japan e lançado inicialmente em 1990.

Publicado pela Renovation, uma subdivisão da própria Telenet Japan, e disponibilizado também para Antstream, Gaiares foi muito bem recebido pela crítica. Aliás, é tido como um clássico do Mega por alguns até os dias de hoje.

Vídeos

O vídeo acima é do canal World of Longplays e traz o Gaiares até o fim.

Já a playlist acima traz a OST do game.

Sinopse do enredo

No ano 3000, a Terra se tornou um mundo inabitável, desolado e poluído.

Um jovem e bravo piloto, Dan Dare (Diaz no original japonês), foi escolhido para pilotar um novo caça espacial para combater e impedir os piratas Gulfer, liderados pela maligna Rainha ZZ Badnusty. Os Gulfer querem coletar a poluição do nosso planeta e criar armas de destruição em massa. Ia ser até bom retirar a poluição da Terra, mas os Leezaluth, um pessoal de um grupo de sistema solares, avisaram que se não fôssemos capazes de impedir os piratas, iam forçar o nosso velho e bom Sol a virar Nova e destruir tudo até a nossa órbita para frustrar o plano dos Gulfer. Se conseguirmos, a raça humana ganha um planeta limpo como cortesia dos Leezaluth.

A nave que Dan vai pilotar está armada com uma poderosa arma experimental dos Leezaluth chamada Sistema TOZ, que seria operada por Alexis, uma princesa alienígena de Leezaluth e amante de Dan.

Resta agora ao jovem encarar esta missão espacial e salvar nosso lar desses alienígenas sem alma.

Gameplay

O Gaiares é um game de tiro que apresenta jogabilidade que guarda muitas semelhanças ao R-Type, onde se controla uma navinha que se move da esquerda para a direita combatendo um grande número de inimigos. Além da inspiração no clássico da Irem, Gaiares apresenta estágios muito inspirados em outros games como Macross, Gradius e Valis.

A maioria dos side-scrollers exige que a nave do jogador entre em contato com uma cápsula para ganhar armas. Em Gaiares, o supracitado dispositivo TOZ System é um orbe que segue sua nave e pode ser disparado como a Força do R-Type, exceto que cada vez que entrar em contato com um inimigo, herdará e aprenderá sua arma. Dá pra roubar do mesmo inimigo repetidamente até que a força da arma esteja no máximo.

Existem 18 armas no total para serem capturadas, e a aparência de cada uma delas varia dependendo do medidor de força. Usando o TOZ, Dan lutará em 8 fases repletas de inimigos e chefes realmente grandes.

Curiosidades

  • Este jogo foi um dos primeiros cartuchos de 8 megabit do Mega Drive.
  • O nome “Gaiares” é uma combinação de Gaia (Mãe Terra) e o sufixo “menos” (Res), já que a Terra foi perdida devido à poluição em um futuro distante de acordo com o enredo do jogo (tornando assim a humanidade “Sem Terra”).
  • O ‘jogador profissional’ que apareceu nos anúncios de revistas para o lançamento nos EUA foi Jamie Bunker, que trabalhou como testador de jogos na Renovation Products na época do lançamento original. Quando a Retro-Bit relançou o jogo em 2022, Jamie Bunker voltou para recriar o anúncio original da revista para promover o relançamento.
  • O nome do protagonista, Dan Dare, é o mesmo de um herói de quadrinhos britânico de ficção científica, criado pelo ilustrador Frank Hampson, que apareceu pela primeira vez na
    Eagle #1 em 14 de abril de 1950.
  • A versão de Antstream do Gaiares foi lançada em 22 de novembro de 2019.
  • Por que os Leezaluth não acabam eles mesmos com os Gulfer não fica claro no jogo.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas e kibadas do MobyGames.

Mais Gaiares e shoot ’em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

3 comentários para “Gaiares”

  1. Helinux disse:

    Na minha opinião o melhor jogo de navinha do Mega Drive é o Thunder Force III, gosto também do IV!!!! Lembro quando ia nas locadoras nos anos 90 e lá sempre via a capa desse cartucho, com o tempo consegui jogar ele na casa de um amigo…só fui zerar mesmo graça ao Emulador!!!! Gaiares merecia mesmo ter sido lançado para o Mega Cd, pois as cutscenes desse jogo seriam Show em termos de tudo…coisa que o Mega CD explorava bem essa coisa do Anime!!!! Valeu!!!!

    • Facínora disse:

      é verdade. mas eu acho que o Gaiares deve ter se tornado mais popular com o tempo, virando algo meio cult sei lá. digo isso pq na época do Mega CD não devem ter animado de fazer essa versão achando que não compensava. Mas é só um chute bem mal educado.

      abraços!

      • Helinux disse:

        Nos anos 90, na época Sega vs Nintendo também existia rivalidade em determinados jogos…Thunder force III era rival de Gradius III, Earnest Evans foi rival de Castlevania IV, Super Mario rival de Sonic e até clássico Streets of RAge foi rival do Final Fight!!!! Essa rivalidade de games foi até no PS1…lembro que Ridge Racer era rival de Daytona Usa do Sega Saturn e Resident Evil estava ali disputando território com Silent Hill, claro que nessa época dos jogos 32 bits virou Sega vs Sony e a nintendo estava entrando com o seu Ultra 64 o N64!!!! Pelo menos em Brasília onde eu morava nessa época a galera das locadoras e fliperamas tinha inventado essa coisa que coincidia também nos arcade da época: Mortal Kombat vs Street Fighter e foi assim nos jogos de luta da Namco e SNK!!!! Com a tecnologia atual e angulos de câmera, praticamente tudo foi baseado do jogo DOOM em termos de tudo…só a geração atual que não quer adimitir isso e ainda existe essa rivalidade entre jogos, empresas e afins, Valeu!!!!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!