The Last Stand

3 de maio de 2009

Last StandThe Last Stand é um jogo excelente de tiro defense desenvolvido pelos Con Artists originalmente em Flash para ser jogado online (em browsers) onde você é um camarada que tem que se proteger de zumbis comedores de carne humana.

Em The Last Stand, você pega armas, acha sobreviventes e constrói a sua barricada para se defender das hordas de mortos-vivos que te atacam incansavelmente até o resgate aparecer.

Lançado originalmente em 26 de abril de 2007, The Last Stand parece bastante com os clássicos filmes de zumbis do finado George A. Romero, como A Noite dos Mortos-Vivos, Madrugada dos Mortos etc. Considerando que foi feito em Flash, é um game excelente e certamente um dos mais clássicos deste formato. Não foi à toa que deu início a uma série de mesmo nome que fez um considerável sucesso.

Em 12 de maio de 2008, o The Last Stand ganhou sua primeira sequência, o The Last Stand 2. Atualmente, a série conta com 5 jogos, o que é uma evidência da sua grande qualidade.

Vídeos

Acima, tem o detonado (playthrough) que fiz do The Last Stand. Ele mostra o jogo sendo zerado e pode te dar umas dicas do que fazer, que armas usar etc.

Já o vídeo anterior mostra uma jogadinha rápida feita no The Last Stand.

Gameplay

Em The Last Stand, o jogador é um sobrevivente do apocalipse zumbi que deve sobreviver as noites lutando contra zumbis e defendendo sua barricada, enquanto aproveita as horas de luz do dia para efetuar reparos, procurar por novas armas e recrutar sobreviventes que irão ajudar nas diferentes tarefas acerca da defesa do reduto.

São 20 dias e noites de jogo, 11 armas diferentes e mais de 3500 aparições aleatórias de zumbis que não vão parar até que o jogador os destrua. Entre os dias e noites, há também a possibilidade de ler o diário e ver o que tá pegando no enredo de fundo (não é necessário para jogar, mas é interessante).

A munição é infinita, mas algumas armas precisam ser recarregadas quando esgotam sua capacidade. A movimentação do protagonista é restrita e pode ser feita apenas dentro da barricada, o que torna a importância de destruir os zumbis antes que eles invadam muito maior do que driblá-los. Os ajudantes atiram sozinhos e parecem usar as armas que o protagonista encontrou durante o dia, mas não está equipado no momento.

Há a possibilidade de meter head shots nos mortos, o que parece neutralizá-los mais rapidamente, embora eventualmente apareçam uns soldados que usam capacetes e podem representar problemas.

O game apresenta uma atmosfera sombria que é promovida combinando efeitos sonoros e gráficos e uma temática que parecem ter saído diretamente de algum bom filme de terror.

Dicas

  • Como dito acima, atirar na cabeça pode eliminar os zumbis imediatamente, mas tiros nas pernas podem ser também eficiente, especialmente naqueles que usam armadura corporal, tipo colete ou capacetes.
  • Faça bom uso do tempo e dos recursos entre as fases. Lembre-se que nem sempre é preciso reparar a barricada a 100% e que os sobreviventes podem se perder durante as buscas.
  • Nem sempre as armas novas são melhores. Por exemplo, prefiro as que tem maior precisão e capacidade de penetração, como o .357, o rifle de caça ou a Barrett (claro), do que a maioria dos rifles e metralhadoras (exceto a UMP 45 que é bem útil no inicio da partida). Mas pode ser que com você seja diferente.
  • Alguns zumbis carregam armas que eles usam como porrete para destruir a barricada, mas você e os sobreviventes podem usar. Não tenho certeza, mas é capaz da arma ficar disponível na próxima fase mais rapidamente.

Controles

  • WASD: Movimenta
  • Mouse: Mira e atira
  • Barra de Espaço: Troca de armas
  • R: Recarrega
  • ESC: Abre opções do jogo e pausa

Curiosidades

  • O The Last Stand levou oito meses para ser desenvolvido.

Sobre o download

Como dito acima, o The Last Stand foi desenvolvido originalmente em Flash para ser jogado online em navegadores web. Com o fim do Flash Player, arrumamos essa versão do jogo convertida para .EXE que pode ser executada em um Windows razoavelmente moderno.

Para isso, basta baixar e descompactar o arquivo e clicar duas vezes sobre The Last Stand.exe. O pacote para download vem com a versão original em Flash também, pode ser útil para alguma coisa.

Veja também

site ou autor do arquivo ConArtists tamanho do arquivo 11,8 MB licencaGrátis sistemas operacionais compativeisWindows download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!