RM2k(3) Font Changer [Altera As Fontes Padrão De Projetos RPG Maker 2000/2003]

24 de julho de 2014

RM2k(3) Font Changer é mais um dos fantásticos utilitários para RPG Maker desenvolvido pelo Cherry, que ajuda a você a personalizar ainda mais o seu projeto do RM2k ou RM2k3, alterando qual a fonte vai ser utilizada no jogo, além daquelas que são padrão destes makers.

O programa altera o arquivo RPG_RT.exe de modo a utilizar a fonte desejada, embora nem todas funcionem perfeitamente no jogo.

Isso pode ser especialmente útil também para resolver o problema de acentuação nos nossos projetos, caso você tenha perdido as fontes com acentuação. Por exemplo, quando fui gravar o vídeo do gameplay do Vagabundo, a fonte RMG2000 tava sem acentuação e fazendo aqueles caracteres estranhos. Como eu não estava mais achando esta versão corrigida, configurei o executável do game com o RM2k(3) Font Changer para usar a fonte do RPG Maker 2003, a RM2k3. Como ela é igualzinha mas tinha suporte para acentuação e “ç”, nem pareceu que eu tinha feito gambiarra.

Note que caso usar alguma fonte diferente com esta ferramenta no seu projeto, o computador do jogador também vai ter que possuir esta fonte instalada, senão vai bugar as letras do jeito que a gente conhece. Lembre-se disso na hora de fazer o instalador ou pacote de distribuição do seu game!

Screenshot E Legenda

O programa está todo em alemão, mas se você não entende este idioma, utilize a legenda que colocamos (estes números em vermelho), para identificar o que cada campo e botão fazem:

RM2k(3) Font Changer

Legenda

  1. Aqui você busca a pasta do seu projeto com o arquivo RPG_RT.exe. É recomendado que você faça com um projeto novo, dai apenas copie o .EXE para a pasta do seu jogo.
  2. Fonte padrão do Rm2k/2k3. Aqui você tem que escrever o nome exato da fonte que você quer, sem o estilo da fonte (ou seja, sem Bold, Regular, etc). Nem toda fonte é recomendada para usar, veja a lista de fontes recomendadas abaixo.
  3. Campo para definir a fonte “By Don”, mesma funcionalidade do campo 2 e com as mesmas propriedades.
  4. Teste para a fonte padrão do campo 2. Não é necessário selecionar um jogo, basta clicar.
  5. Teste para a fonte padrão do campo 3. Não é necessário selecionar um jogo, basta clicar.
  6. Este botão altera o RPG_RT.exe para usar as fontes selecionadas. Você precisa primeiro clicar neste botão antes de clicar no botão 7.
  7. Fecha o RM2k(3) Font Changer.

Fontes Recomendadas

  • MS Gothic
  • MS Mincho

Alternativas

  • Fixedsys
  • Roman
  • Courier
  • Courier New
  • Modern
  • Computer
  • LCDd
  • BatangChe
  • DotumChe
  • SimSun
  • Segoe UI

Note que outras fontes podem funcionar de modo desejável. Basta ir tentando e testando e ver o que que dá.

autor, site, canal ou publisher Cherry tamanho 355KB licençaGrátis sistemas operacionais compativeisWindows download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!