Fighter Maker 2nd

19 de janeiro de 2011

Fighter Maker 2nd

O 2D Fighter Maker 2nd. (ou FM2k2) é um Engine Windows feita para facilitar a criação de jogos de luta em 2D (duas dimensões), este é conhecido como um da série “Maker” da empresa ASCII (produtora de outros makers como o RPG Maker).

A programação do Fighter Maker é meio complicada em relação as outras engines de luta (M.U.G.E.N, Dream Catcher, Kof91), mas o fato de ser construído em ambiente Windows facilita o trabalho do usuário.

Todo o trabalho de programação é feito em uma relação baseada janelas e com preenchimento de ComboBox e ListBox em vez de comandos de texto como o MUGEN. A criação de characters do Fighter Maker é muito simples, basta você ter alguns sprites e você já pode criar seu próprio character. Além disso o maker já cria uma programação de todos os movimentos básicos de um character, bastando apenas ao usuário preencher estes campos com os sprites. A criação de stages é também outra etapa de criação muito fácil. Para criar um stage não é precisa programação nem mesmo muita técnica: com apenas alguns sprites e força de vontade, pode se criar um stage em minutos!

As demos são animações e sistemas do seu jogo. Alguns exemplos são as telas de seleção ou até as animações de introdução ou final. A criação de demos é semelhante a criação de uma GIF (Graphics Interchange Format, formato de imagem que pode animada): Se ajuntam várias imagens e cria-se uma bela animação. É claro que existem efeitos adicionais no Fighter Maker 2nd, como Efeitos Fade e de Transição, tornando a animação mais bacana ainda. Sem dúvida nenhuma, o Fighter Maker é uma ferramenta poderosa na criação de jogos de luta.

A Tradução

A tradução que vocês encontram aqui no site é, segundo o tradutor, a melhor tradução do Fighter Maker. Apresenta características únicas, que dão um toque a mais no Fighter Maker 2nd. O programa está em inglês.

  • 100% Traduzida, sem erros de gramática ou mensagens em japonês
  • Arquivo de ajuda traduzido para o português
  • Jogo demo para ajudar o entendimento da engine

Informações Técnicas

  • Nome Original: 2D Kakutou Tsukuru 2nd.;
  • Nome no Ocidente: 2D Fighter Maker 2nd. Round;
  • Resolução: 640x480px;
  • Suporte gráfico: 256 Cores Paleta Individual;
  • Sistema Operacional: Windows 95/98/Me/2000/Vista/7;
  • DirectX 7 ou Superior;
  • Processador: Intel Pentium 400Mhz ou Superior;
  • Memória RAM: 64MB ou Superior;
  • HDD: Capacidade Mínima de 200MB;
  • Placa de Vídeo: Memória de Vídeo de 4MB com Suporte a Resolução 800×600;
  • Placa de Som: Sound Blaster com PCM.

Formatos de Arquivo

.player – Formato de Arquivo que Comporta os Gráficos e Sons do Lutador (Character)

.stage – Formato que comporta os Gráficos, Sons e Músicas de um estágio de luta (Stage)

.demo – Formato que comporta os gráficos do sistema, tela título, tela de game over, etc. Cada Arquivo tem uma Animação e Programação. Ex.

tela_título.demo
gameover.demo
tela_de_versus.demo

.kgt – Arquivo Principal do Jogo, comporta as animações e funções gerais do jogo.
As Funções são chamadas scripts, são a programação do jogo.
As Animações Gerais são arquivos de gráficos como: Animação do Round 1, Animação do Round 2, Animação da Barra de Vida, Animação da Barra de Poder, etc.

Créditos

  • Review por Desert Eagle,
  • recuperado da antiga Gaming Room, com pequenas correções feitas no texto original.

Download

Infelizmente, o download do Fighter Maker 2nd não pode ser mais disponibilizado. Algum idiota do bumbum guloso está correndo atrás dos links do programa antigo que não se encontra mais para comprar, para retirar do ar, sendo que propriedade intelectual nem existe. Entretanto, como temos que respeitar, tivemos que tirar do ar. Quando arrumarmos alguma versão que pode ser distribuída livremente (ou ao menos paga) atualizaremos aqui.

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