Algumas dicas de Game Maker

16 de dezembro de 2009

Recuperamos algum conteúdo do nosso antigo fórum e assim vamos tentar repostar o que for útil aqui!

Para começar, vão algumas excelentes dicas para o Game Maker enviadas pelo Hiperbite. Ele não especificou qual a versão do Gamer Maker as dicas serviriam, assim acreditamos que são dicas genéricas que funcionam em qualquer versão deste excelente maker!

Impedindo que um obj saia dos limites da room

Simples, nos eventos de movimento do personagem coloque as seguintes condições:
Cima

Code:
if y>0 then y-=5

Baixo

Code:
if y<room_height-sprite_height then y+=5

Esquerda

Code:
if x>0 then x-=5

Direita

Code:
if x<room_width-sprite_width then x+=5

Nestes exemplos eu usei uma demonstração de movimento simples, apenas alterando o valor de x e y, mas nd impede q seja usado um código mais complesto para o movimento, pois esse sistema irá funcionar do mesmo jeito

Estes códigos são para ser usados nos eventos das teclas, somente assim irão funcionar
—————————————
Movendo na direção do mouse

Para fazer um objeto se mover na direção do mouse, use o seguinte código no evento Step do obj:

Code:
if mouse_check_button(mb_left)
{
move_towards_point(mouse_x,mouse_y,5)//5 eh a velocidade do movimento
}
else
{
motion_set(0,0)
}

Com esse código, enquanto o botão esquerdo do mouse estiver pressionado, o obj vai ir pras cordenadas x e y do mouse

Ps: Lógico q antes de usar esse código é preciso fazer com q o mouse seja exibido na tela, para isto, basta ir nas opções do jogo e marcar a opção “Display the cursor
—————————————
Fazendo a tela seguir um obj

Para isto, crie um objeto q se movimente e o adicione na room, depois entre nas propriedades da room, e va na aba views.
-Marque a opção “Enable the use of views
-Marque a opção “Visible when room starts
-Na opção “Object following” selecione o obj a ser seguido pela tela
Hbor e Vbor são como uma “margem imaginaria” para definir a q ponto a tela deve começar a se mover
Hsp e Vsp correspondem a velocidade em que a tela vai se mover

Pronto, agora vc ja pode criar um jogo usando grandes rooms

by Hiperbite.

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