Criaram o captcha do Doom

Eis que criaram o captcha do Doom, o DOOM Captcha, que é resolvido quando você atira em imps antes do tempo acabar. Apresenta efeitos sonoros, música de fundo e até um código de trapaça do jogo original.


28 de maio de 2021

Quando você acha que já viu de tudo, eis que criaram o captcha do Doom, aqueles esquemas que tem nos sites pra detectar se o visitante é humano, só que com um microgame com elementos do clássico da id Software.

O DOOM Captcha foi criado por Miquel Campos Orteza, desenvolvedor que vive na Espanha, e apresenta quatro (por padrão) imps para você atirar, com efeitos sonoros e música de fundo (a da E1M1) ripados do jogo original. Se todos os monstros forem mortos antes do tempo acabar, o captcha é resolvido.

No vídeo abaixo, a 149ª edição das Notícias do Facínora, nossa série jornalística, mostro o DOOM Captcha em funcionamento e faço alguns comentários:

O DOOM Captcha foi publicado no dia 23 de maio de 2021 no GitHub de Orteza, onde tem o captcha pronto pra testar e um formulário para se inscrever no que parece ser uma newsletter, sei lá. Também tem o código de incorporação, parâmetros para personalização e um easter egg: se digitar a trapaça do Doom IDDQD, o captcha é resolvido de uma vez.

Apesar da criatividade e o fato desse captcha ser mais divertido do que os comuns, os sprites não são animados e toda a ambientação é estática. Ou seja, é bem simples mesmo.

Vale avisar que, apesar de ser uma curiosidade bacana, o DOOM Captcha não deve ser levado a sério. O desenvolvedor afirma que trata-se apenas de um pequeno projeto feito por diversão e que qualquer um que sabe programar é capaz de quebrar a segurança do captcha.

Todavia, o DOOM Captcha se tornou produto número 1 do dia no Product Hunt, mesmo com o autor afirmando que desenvolveu a parada em pouco tempo: teve a ideia numa sexta e ela estava no ar no domingo. Será que ele vai tornar esse seu captcha uma ferramenta que pode ser usada a sério para evitar acessos indesejados de bots depois desse incentivo?

Código-fonte

Enfim, o repositório de código do DOOM Captcha está disponível no GitHub, e os desenvolvedores são convidados a contribuir com solicitações pull ou forkarem o projeto.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!