Defenestrando Jogos encerra suas atividades

Em janeiro de 2022, Celso Affini, do Defenestrando Jogos, anunciou que este seu canal, especializado em jogos antigos e uma inspiração para a Gaming Room, encerra suas atividades. Será o fim?


27 de janeiro de 2022

No dia 19 de janeiro de 2022, Celso Affini, dono e criador do Defenestrando Jogos, anuncia o encerramento das atividades deste seu canal, uma notícia triste, porém meio que esperada, visto que não se publicava nada por lá há bastante tempo.

Atualização (fev./2023): o Defenestrando Jogos volta às atividades!

O anúncio foi feito através do Defenestrando Alive, um outro canal do Celso, em uma live com quase 3 horas de duração. No dia seguinte (20), uma versão compacta da live foi gravada no Defenestrando Jogos também, onde ele explica os motivos para esta decisão.

O vídeo em questão vem a seguir:

Dentre os fatores que influenciaram, Celso cita sua vontade de voltar a ministrar aulas, a relação com o seu público e a comunidade gamer em geral, o fato do YouTube não estar dando o devido valor o tipo de conteúdo que ele produzia neste canal (aliás, a atual arbitrariedade desta plataforma é algo que desanima qualquer um), encheção de saco de gente à toa que acha que tudo é política etc.

Enfim, pelo tom da mensagem, fiquei com a impressão que tem um conjunto de questões pertinentes ao Defenetrando Jogos que o estão o incomodando bastante e acumulando a um ponto que acabaram lhe tirando totalmente a motivação de continuar produzindo lá. Daí, não adianta chutar cachorro morto.

Pra quem ainda não conhece e está boiando até agora, o Defenestrando Jogos é um excelente canal de gaming especializado em jogos antigos. Conta com vários quadros/programas excelentes, como o Fliperama Nostálgico, e é uma inspiração para a Gaming Room. Inclusive, vários posts sobre jogos aqui no site foram enriquecidos graças a algum vídeo do Celso, geralmente muito informativo, sincero e descontraído, mas sem cair no besteirol e nem ficar forçando berreiro pra chamar a atenção que nem muitos fazem por aí. É o tipo de coisa que me identifico, e até mesmo algumas histórias do Celso são bem parecidas com umas que vivi nos fliperamas e locadoras da vida. Por esses motivos é que resolvi fazer o registro histórico deste acontecimento aqui.

Mas nem tudo são más notícias.

Na live, Celso garantiu que não vai apagar os vídeos do Defenestrando Jogos, e ainda disse que tem backup de todos num HD externo. Isso é muito bom de saber, pois tem muita coisa boa ali que vale ouro. Até recomendei que ele criasse e sincronizasse o canal dele no Odysee pra ter um backup lá também. Vamos ver se ele vai animar.

Ele também disse que continuar produzindo conteúdo no Defenestrando Alive, inclusive já está fazendo alguns quadros clássicos lá, como o NESCabaçando e o próprio Fliperama Nostálgico, mas em formato de live, o que deve estar valendo mais a pena pra ele. Outro projeto que ele mencionou é retomar com mais diligência o site do Defenestrando Jogos.

Além disso, foram liberados vários vídeos exclusivos feitos para os antigos patronos do Defenestrando Jogos pro público, o que significa que surgiu uma nova leva que a gente ainda não assistiu.

Por fim, o Celso deixa claro que talvez isso não seja o fim. Ou seja, pode ser que um dia o canal volte num futuro distante, e vai ser muito legal se isso acontecer. E de fato não foi, pois pouco mais de um ano depois, o canal voltou!

Vamos torcer!

Últimos updates

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!