Morre Ennio Morricone, o italiano responsável pela trilha sonora da Trilogia dos Dólares

Morreu hoje, dia 6 de julho de 2020, aos 91 anos de idade, Ennio Morricone, o compositor e maestro italiano responsável pela trilha sonora da Trilogia dos Dólares e centenas de outras obras clássicas e memoráveis, e não apenas de filmes.


6 de julho de 2020

Faleceu hoje, dia 6 de julho de 2020, Ennio Morricone, o compositor e maestro italiano responsável pela trilha sonora da Trilogia dos Dólares e centenas de outras obras clássicas e memoráveis, e não apenas de filmes.

Morricone morreu aos 91 anos de idade na Universidade Campus Biomédico, em Roma, devido a complicações decorrentes de uma queda.

Nascido em 10 de novembro de 1928, o mastro foi um católico devoto. Ele deixou sua esposa, Maria Travia, a quem conheceu em 1950, e quatro filhos: Marco (1957), Alessandra (1961), Andrea (1964) e Giovanni (1966). Deve ter deixado uma par de netos também, mas não consegui encontrar informações.

Além de ter criado as trilhas sonoras para Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966) – clássicos do faroeste espaguete – a filmografia do maestro conta com mais de 70 filmes premiados, incluindo todos os filmes de Sergio Leone desde Por um Punhado de Dólares, A Batalha de Argel (1966), a Animal Trilogy de Dario Argento (1970), 1900 (1976), Le Professionnel (1976), O Exorcista II – O Herege (1977), Days of Heaven (1978), a trilogia francesa A Gaiola das Loucas (1978), bem como O Enigma de Outro Mundo (1982), A Missão (1986), Os Intocáveis (1987), todos os filmes de Giuseppe Tornatore desde Cinema Paradiso (1988), Missão: Marte (2000), Bugsy (1991), Assédio Sexual (1994), Na Linha de Fogo (1993), Bulworth (1998), O Retorno do Talentoso Ripley (2002) e Os Oito Odiados (2015).

Vale ressaltar que a sua trilha sonora para The Good, the Bad and the Ugly (Três Homens em Conflito) é considerada uma das OSTs  mais influentes da história, sendo introduzida ao Hall da Fama do Grammy, acredito que em 2008.

Mas Ennio não trabalhou apenas com BGMs de filmes, ele também escreveu músicas em diversos estilos. As suas composições mais conhecidas incluem “The Ecstasy of Gold”, “Se Telefonando”, “Man with a Harmonica”, “Here to You”, o single número 2 do Reino Unido “Chi Mai”, “Oboé de Gabriel” e “E Più Ti Penso “.

Por seu extraordinário talento que se refletiu em seus trabalhos de altíssima qualidade, Morricone ganhou diversos prêmios, incluindo um Oscar em 2015, com a trilha dOs Oito Odiados, três Globos de Ouro, três Grammy e diversos outros, além de várias indicações. Além disto, Ennio Morricone exerceu bastante influencia sobre outros músicos e artistas, incluindo Hans Zimmer (que inclusive é compositor das OSTs do Call of Duty: Modern Warfare 2 e Crysis 2), Dire Straits e até os poseurs do Metallica.

Homenagem nossa ao Ennio Morricone

Abaixo, segue uma partida do A Fistful of Doom, um mod para Doom do Gali inspirado em faroeste espaguete, com óbvias referências à Trilogia dos Dólares, usando trilhas compostas por Ennio como músicas de fundo.

Trata-se de uma homenagem bem simples, mas achei que ia ser adequada para nós aqui:

As canções tocadas neste vídeo foram a principal do The Good the Bad and the Ugly, Alla Serenità, Le Face e o tema de Por um Punhado de Dólares, não necessariamente nesta ordem.

Enfim, que Deus receba Ennio em Sua imensa glória e conforte sua família.

Descanse em paz, maestro.

Mais Ennio Morricone e notícias

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!