Morre Isaac Bardavid, dublador do K.I.T.T., Wolverine e Esqueleto

Morre Isacc Bardavid — o dono da icônica voz do K.I.T.T., Wolverine, Esqueleto e de outros personagens marcantes no Brasil — em 1º de fevereiro de 2022. O ator, dublador e poeta brasileiro tinha 90 anos.


1 de fevereiro de 2022

No dia 1º de fevereiro de 2022, vim fazer outro triste registro aqui na Gaming Room, o falecimento de Isaac Bardavid, um dos dubladores brasileiros mais incríveis que já existiu.

Ele estava internado desde o dia 26 de janeiro devido a complicações de enfisema pulmonar e acabou falecendo hoje (1). Nascido em Niterói em 13 de fevereiro de 1931, Isaac tinha 90 anos.

Isacc Bardavid é certamente mais conhecido como o dublador do Wolverine, tanto no excelente desenho dos X-Men dos anos 90 quanto dos filmes, mas ele também emprestou sua voz para outros personagens marcantes no Brasil, como a primeira voz do K.I.T.T. (Super Máquina), Capitão Haddock (As Aventuras de Tintim), Esqueleto (He-Man), Freddy Kruger (A Hora do Pesadelo) e o Dr. Robotnik/Eggman em quase todos os desenhos do Sonic. Além de dublador, também foi ator e poeta.

Como ator, integrou elenco de novelas como Escrava Isaura (1976), O Astro (1977), A Padroeira (2001) e Eterna Magia (2007), e também participou de alguns episódios dOs Trapalhões. Em 2006 e 2007, Isaac interpretou “Seu Elias Turco” no Sítio do Picapau Amarelo.

Acompanho o trabalho de Isaac desde quando eu era bem moleque e viciado na Super Máquina. Por causa disso, sempre ficava atônito quando reconhecia a voz dele em outras séries, desenhos e filmes. Também achei que ele ficou incrível como Wolverine, especialmente no desenho.

O ator Hugh Jackman, o Wolverine, deixou uma mensagem de condolências em seu perfil oficial do Twitter:

A seguir, assista a homenagem que o excelente canal Coleção em Ação Show fez a esse grande mestre:

Abaixo, tem uma entrevista de Isaac para a Agência Brasil:

Tem esse encontro inesquecível com o Hugh Jackman no programa do Pica Sonsa:

Isaac Bardavid e seus personagens:

Veja o Isaac dublando o Capitão do Tintim e outros chars no tweet abaixo:

O Gameplayrj lançou um vídeo também:

Tem também a postagem no Instagram da família dele:

Vou adicionar mais coisa aqui na medida em que for saindo.

É mais um triste fato que aconteceu nestas últimas semanas. Já estou ficando deprimido de ter que registrar essas coisas aqui, mas é uma forma de homenagem a estes grandes profissionais que nos brindaram com excelente entretenimento.

Vai ser difícil encontrar uma voz igual. Vai fazer falta demais.

Que Deus receba Isaac Bardavid e conforte sua família.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!