Números do WhatsApp foram vazados no mundo inteiro

Números e outros dados do WhatsApp foram vazados no mundo inteiro, o que inclui números de CPF dos usuários brasileiros deste aplicativo. Não foi necessário nem hackear...


30 de novembro de 2022

Fiquei sabendo através do Emerald (via VaLeW) que, mais uma vez, houve um leak de dados de usuários de alguma dessas bicheiras deprimentes do Meta/Mark Zuckerberg.

Ao que parece, um hacker usuário do BreachForums publicou uma lista de países com números do WhatsApp que foram vazados no mundo inteiro, e estes dados foram coletados por meio de data scraping.

Além do fato de não ter sido a primeira (nem a segunda) vez que este aplicativo obsoleto e mal feito arruma este tipo de presepada com usuários, tem também a grande ironia de que não foi necessário nem hackear. Acontece que os dados estavam disponíveis para absolutamente qualquer pessoa com acesso ao buscador mais usado do mundo: os links wa.me da plataforma estavam sendo indexados pelo Google, e de forma que ficassem facilmente enumerados.

Pra completar, vale a pena lembrar que, no Brasil, é impossível ter uma linha telefônica sem fornecer o CPF para a empresa telefônica em questão, então basicamente os dados vazados provavelmente incluem, também, os números de CPF dos usuários brasileiros do WhatsApp.

O melhor jeito de evitar este tipo de dor de cabeça é abandonar o WhatsApp e procurar serviços similares alternativos, pois esta foi apenas mais uma indicação de que Zuckerberg e/ou seus capangas não se preocupam com seus usuários no mais mínimo grau…

Enfim, o Emerald também forneceu um vídeo, do canal Mental Outlaw, que explicou exatamente o que aconteceu, com mais detalhes, e mostra como o Meta vazou números de telefone por meio de um bug no recurso de clicar para conversar no WhatsApp:

Ainda de acordo com o vídeo, a Meta deixou esse bug sem correção por 2 anos e agora quer negar o vazamento maciço de dados.

Outra coisa interessante é que não tem nenhum grande portal de notícias falando sobre isso, só tem politicagem, frescura e outras encheções de saco diversas. Enquanto isso, seus dados estão aí nas mãos de sabe-se lá quem.

Extra

Pra deixar este artigo menos pesado, temos também um vídeo do Monk’s falando sobre RSS, o jeito certo de acessar notícias.

É uma tecnologia antiga, mas perfeitamente funcional e ainda por cima muito mais confiável do que qualquer rede social:

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!