O clássico shoot ’em up de PC Raptor está sendo remasterizado

Somente o passado para salvar o futuro mesmo...


21 de novembro de 2022

Os computadores pessoais custaram um pouco a ganhar um jogo de navinha decente em relação aos dos fliperamas e alguns consoles, mas estes, quando chegaram, foi metendo o pé na porta.

Títulos de PC como Xenon, Tyrian e Raptor: Call of the Shadows atingiram um nível de excelência que se não era maior do que os líderes de mercado em sua época, pelo menos não faziam feio de jeito nenhum. E este último, Raptor, pra mim sempre foi o melhor, e foi por isso que esta notícia de que ele está sendo remasterizado chamou minha atenção.

A fonte é o próprio Scott Miller, fundador da Apogee Software/3D Realms, a empresa que publicou o Raptor em 1994. Ele disse ontem (20) no Twitter que este shmup foi um “grande sucesso para Apogee em 1994, um jogo de tiro/shmup espacial VGA com rolagem vertical. Com excelente música também. Temos uma remasterização em andamento pelo desenvolvedor original, Scott Host. E amanhã postarei a keyart/pintura real que está no meu escritório. Aqui está uma propaganda de revista“:

Já existiram pelo menos dois relançamentos deste clássico, o abandonado Raptor: Call of the Shadows – 2010 Edition e o atual Raptor: Call of The Shadows – 2015 Edition, mas estes só trouxeram suporte ao Windows (o jogo original é de DOS) e maiores resoluções, não gráficos remasterizados nem nada. Já este remaster, o qual deve ser chamado Raptor: Call of the Shadows Remixed vai trazer uma série de aprimoramentos inéditos.

Dá pra ter uma ideia que a parada vai ter um visual avançado, como podemos vamos no teaser de 15 segundos publicado por Scott Host:

De acordo com o Patreon de Scott Host, o Raptor: Call of the Shadows Remixed vai sair para Switch, Windows, Mac, PlayStation 4, iOS, Apple TV e Android. Outra coisa que ele falou é que o jogo vai ser relançado em sua forma original e clássica, o que é sempre bom, e parece que vai ser junto do remaster, pelo que entendi.

Tem também a lista do que está sendo atualmente desenvolvido para o Raptor: Call of the Shadows Remixed:

  • Nova música dinâmica que muda dependendo do “humor”.
  • Efeitos sonoros de alta qualidade.
  • 60fps para uma jogabilidade mais suave nos modos Classic e Remixed.
  • Correções para problemas antigos de jogabilidade em níveis reformulados no “Modo Remixado”.
  • Melhores efeitos visuais, incluindo luzes em tempo real e efeitos de reflexão.
  • Efeitos de partículas para explosões, tiros, motores etc.
  • Cutscenes e animações aprimoradas.
  • Novas armas para comprar.
  • A loja e o hangar usarão modelos 3D reais.
  • Um editor de jogo para criar novos níveis, editar naves e trocar músicas.
  • Compatibilidade com o Steam Workshop.

Parece interessante. Se manter o core da jogabilidade e se trocar os antigos gráficos pixelados por algo bom em vez daquelas porcarias tridimensionais genéricas, capaz do Remixed valer a pena. Ter também a versão clássica, como dito antes, é sempre bom.

E será que as dicas e trapaças do Raptor original funcionarão no Remixed? O tempo dirá…

Em seguida, temos a arte do escritório de Miller que ele prometeu mostrar hoje:

Enfim, por enquanto é tudo o que sei sobre essa história. Vamos ver se esse remaster vai prestar.

Últimos updates

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!