Operation Thunderbolt
Os boinas verdes Roy Adams e Hardy Jones são convocados para frustrar planos terroristas.
Operation Thunderbolt é um shooting gallery/rail shooter com perspectiva em primeira pessoa onde os jogadores enfrentam um grupo terrorista numa remota região africana. Foi desenvolvido pela Taito e lançado inicialmente em 14 de setembro de 1988.
Trata-se da primeira sequência do Operation Wolf, mantendo muitas similaridades com seu predecessor, porém trazendo novidades, como multiplayer cooperativo simultâneo, controles em forma de armas posicionais montados na máquina de fliperama e uma perspectiva pseudo-3D de rolagem para frente combinada com seções de rolagem lateral.
Publicado pela inicialmente própria Taito e disponibilizado aos fliperamas, Amstrad CPC 464, Amstrad GX4000, Amiga, Atari ST, Commodore 64, SNES, Windows, Xbox, PlayStation 2, ZX Spectrum e Antstream, Operation Thunderbolt foi, tal qual o seu antecessor, sucesso de crítica e mercado. Foi também apenas o segundo game de sua série, que ainda recebeu Operation Wolf 3 (1994), Operation Tiger (1998) e Operation Tiger – Second Mission (1999).
Vídeos
Acima, temos a versão de fliperama do Operation Thunderbolt até o fim, sem comentários, num vídeo do AL82 Retrogaming Longplays.
O segundo vídeo é uma longplay do port de SNES do game publicada pelo canal NintendoComplete, sem comentários também.
Enredo
Um avião de passageiros dos EUA é sequestrado por terroristas a caminho de Paris para Boston, que ameaçam executar todos os reféns se suas exigências, que envolvem libertar terroristas da prisão, não forem satisfeitas no prazo de 24 horas. Em vez de chegar ao seu destino original, o avião pousa na província fictícia de Kalubya, na África, e todos os reféns foram retirados do avião e escondidos em vários locais diferentes da reigão.
A CIA convoca Roy Adams, herói da missão “Operation Wolf” (do jogo anterior) para encontrar e resgatar os reféns americanos. Desta vez, Roy decide levar consigo um camarada boina verde de confiança chamado Hardy Jones.
Apresentação
Pegue o que vier.. e acerte-os com o dobro.
Acompanhamento de grande sucesso do sucesso número 1 do Natal passado…. Operation Wolf….
Agora com o dobro da ação, o dobro da diversão, o dobro do desafio!
Roy Adams está de volta!
O relatório do Hi-jack veio de um DC-10 saindo de Paris com destino a Boston – guerrilheiros árabes controlavam o voo 102 e haviam voltado a aeronave em direção à África…. O avião pousa em território hostil e os terroristas iniciam suas exigências… .
Use a mira laser ou o colete à prova de balas, mas cuidado com os mísseis ar-terra!
Operation Thunderbolt, a incrível conversão de fliperama da Taito, trazida AGORA para o seu computador doméstico.
Gameplay
O Operation Thunderbolt é um jogo de tiro daqueles que usam pistolas de luz em que uma ou duas pessoas assumem o papel de agentes das Forças Especiais com a missão de enfrentar um grupo terrorista, capturar seis bases diferentes e tentar salvar reféns. Tal qual acontece no seu predecessor, os jogadores aqui são constantemente atacados por ondas de soldados e veículos inimigos.
Existem oito missões para completar, e cada uma delas permite abater soldados, helicópteros e tanques. A jogabilidade varia a cada uma ou duas missões. Em algumas, você guia um jipe ou controla um barco, enquanto em outras vai a pé.
Embora seja muito semelhante ao Operation Wolf, as cenas de Operation Thunderbolt já não se limitam a rolar horizontalmente – cada segundo dos oito estágios do jogo apresenta ação sob uma nova perspectiva pseudo-3D de rolagem para frente combinada com seções de rolagem lateral. Outras mudanças incluem um gabinete de arcade diferente e partidas simultâneas para dois jogadores.
Os jogadores têm suprimentos limitados de munição e de foguetes-bomba, mas sempre pode estocar derrubando caixotes que caem do céu ou matando um gato ou cachorro que fiquem na linha de fogo. Também pode-se obter itens especiais como coletes à prova de balas, bombas-foguete e armas diversas nas caixas.
Os inimigos podem lançar granadas de mão e facas, bem como lançar mísseis contra os jogadores, enquanto seus veículos também podem disparar mísseis, lançar foguetes e usar metralhadoras de tiro rápido.
Também existe uma barra de vida com a qual se preocupar. Se for alvejado por soldados, ou se bombas-foguetes ou granadas te acertarem, você perderá energia e, quando esta se esgotar, lhe custará uma de suas três vidas. Você pode perder muita energia matando reféns de propósito, e não pode facilmente evitar matá-los se decidir usar foguetes-bomba para eliminar os inimigos.
Nas fases 4 e 6, matar um dos reféns diminuirá a vida do jogador, e exigem que pelo menos um refém seja resgatado ou o jogo termina. A oitava missão, que envolve lutar contra terroristas em um avião, se mostra difícil porque uma mulher de vestido azul se levanta e fica na linha de fogo, e tem que se ter muito cuidado na hora de usar bombas. Ainda neste estágio, os jogadores devem se envolver com o sequestrador líder que mantém o piloto como refém, e continues não são permitidos.
Existem dois finais para este jogo, e qual assistir dependerá do número de reféns que você salvou e se atirou ou não no piloto em vez do chefe da missão oito. Se o piloto morrer, será mostrado um final ruim “O piloto está morto; escapar é impossível”. Se o sequestrador for morto, o final bom será mostrado onde o jogador e os reféns fogem da nação hostil com a decolagem do avião.
Versão de SNES
A versão de Super Nintendo foi lançada pela Taito em 1994 e funciona com o SNES Mouse e o Super Scope. Nela, o jogador pode escolher entre uma variedade de personagens diferentes.
Seu enredo foi alterado para que os sequestradores fossem membros da fictícia República Popular de Bintazi, sob o comando do ditador vitalício General Abul Bazarre, que exige que seus camaradas sejam libertados ou os reféns serão executados.
Curiosidades
- A história de Operation Thunderbolt é vagamente baseada no enredo do filme de mesmo nome, que por sua vez foi baseado num incidente da vida real que ficou conhecido como “Operação Entebbe”. Esta consistiu no sequestro do voo 139 da Air France, ocorrido em 27 de junho de 1976 e encerrado em 4 de julho de 1976. Um ano depois, Menahem Golam — um dos primos donos da picareta, porém saudosa Cannon — dirigiu um filme baseado no incidente chamado Mivtsa Yonatam, cujo título em inglês é Operation Thunderbolt.
- Além do óbvio paralelo de 11 de setembro de terroristas árabes sequestrando aviões, o enredo é também assustadoramente próximo da tragédia de Lockerbie de 1988, na qual o voo 103 da Pan-Am (a apenas 1 número de distância do avião no jogo) explodiu sobre a cidade escocesa de Lockerbie. Os agentes líbios foram os responsáveis – o que provavelmente explica a mudança mencionada por Black Wolf.
- Algumas fontes afirmam que o jogo saiu originalmente em 14 de setembro de 1988, aos fliperamas, outras atestam que isto se deu em dezembro de 89, no Japão. Daí então foi lançado em fevereiro de 1989 nos EUA e em março de 1989 na Europa.
- A Ocean Software publicou as versões de Operation Thunderbolt para Amiga, Amstrad CPC 464, Atari ST, Commodore 64 e ZX Spectrum em 1989.
- Uma versão em cartucho para o Amstrad GX4000 foi lançada em 1993.
- A versão de Super NES foi lançada pela Taito em 1994.
- O jogo foi disponibilizado em 2005 para Windows, PS2 e Xbox na compilação Taito Legends.
- No Japão, a Game Machine listou o game em sua edição de 1º de fevereiro de 1989 como a segunda unidade de arcade vertical de maior sucesso do mês. Tornou-se o segundo jogo de fliperama dedicado de maior bilheteria do Japão em 1989, abaixo do Chase H.Q., e também depois em 1990.
- Nos Estados Unidos, Operation Thunderbolt foi o terceiro jogo de arcade dedicado de maior bilheteria de 1989.
- Duas versões diferentes foram lançadas nos EUA, com a mais nova (menos velha) exibindo alguns textos alterados durante a introdução.
- Este ganhou o prêmio de melhores gráficos do ano em 1989, de acordo com os leitores da revista Crash.
- Em um evento de premiação da indústria de jogos britânica realizado no final de 1989, Operation Thunderbolt foi premiado como “Melhor tradução de licença de arcade de 16 bits” pelas conversões de computadores domésticos da Ocean Software.
Equipe
- Leitor do projeto: Masaki Ogata.
- Designers: Junji Yarita e Hiroyuki Sakou.
- Programadores : Daisuke Sasaki, Akira Ootsuki, Youzou Koma, Tatsuo Nakamura e Shinji Soyano
- Composição musical: Spratter e A.
- Editores de som : Masahiko Takaki, Kazuyuki Onui e Yasuko Yamada.
- Design de personagens : Junji Yarita, Yoshihiko Wakita, Minori Ishino, Taira Sanuki e Hisakazu Katoh.
- Design de PCB: Takashi Ohara.
- Design mecânico: Itsuji Yamada.
- Design do gabinete: Atushi Iwaoka.
- Design de arte : Hiroyasu Nagai e Osamu Matsuura.
Detalhes técnicos
- Prom Stickers : B67.
- CPU principal: Motorola 68000.
- CPU de som: Zilog Z80.
- Chipe de som: Yamaha YM2610.
- Jogadores: 2.
- Controles: Pistola laser.
- Botões: 2 (tiro e granada).
Screenshots
As capturas acima são de diferentes versões do Operation Thunderbolt, estão aqui ampliadas e foram kibadas do MobyGames.Mais informações e rail shooter
- Dicas e trapaças para Operation Thunderbolt – Dá pra pintar e bordar no SNES, C64, Spectrum, Amiga, CPC e Atari ST.
- Operation Thunderbolt @ MobyGames – Uma das fontes desta publicação, especialmente das screenshots, com mais info e mídia. Em inglês.
- Operation Thunderbolt @ Arcade History – Outra fonte. Em inglês.
- Operation Thunderbolt @ Wikipedia – Outra fonte. Em inglês.
- Operation Wolf
- Dicas e manhas do Operation Wolf
- Trapaças para o Operation Wolf de Master System
- MegaRace
- Assault City
- Star Wars Arcade Remake - Battle of Yavin
Informações adicionais
- Categorias: Arcade, Tiro
- Tags: Amstrad CPC, Atari ST, Bombas, Commodore 64, Commodore Amiga, Embarcações, Helicóptero, Jogos antigos, Multiplayer, Operation Wolf (Série), PlayStation 2, Primeira pessoa, Rail Shooter, Reflexos, Shooting gallery, Side-scrolling, SNES, Tanques, Terroristas, Xbox, ZX Spectrum
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 8
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc. Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam (e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes. O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação. Dados pessoais, incluindo, mas não limitando-se a telefones, não serão publicados. O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores. Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.
