Dicas e manhas do Operation Wolf

Ganhar munição, granadas e pontos extras, códigos de Game Genie, detonado em vídeo e outros macetes.


20 de setembro de 2018

Temos aqui algumas dicas e manhas do Operation Wolf, o shooting gallery/rail shooter da Taito de 1987, onde você é um soldado das forças especiais que tem que invadir o território inimigo e resgatar prisioneiros de guerra. A gameplay é similar à do Rambo III do Master System ou do Dynamite Duke.

A maioria destes macetes foram reunidos tendo em mente a versão de fliperama do Operation Wolf e algumas outras também. Pode ser que as dicas de um funcionem em outros ports, mas não podemos garantir isto no momento.

P.S.: temos também as trapaças para a versão de Master System, se é o que procura!

Enfim, vamos aos macetes:

Ganhando munição, granadas e pontos extras

Cada fase remove 3 pontos de dano enquanto a vila remove 20. Se você estiver jogando num nível de dificuldade mais fácil, com muitos power drinks e for bom de mira, pode ser que termine com menos de três pontos na primeira fase (Communication Setup, ou Radar) ou menos de vinte no final da vila (Village). Se for o caso, deixe um helicóptero vivo. Quando ele voar pela tela, meta 9 balas neles para ganhar pontos e deixar ele só a 1 tiro de ser destruído.

Estes inimigos infligem apenas 1 ponto de dano no jogador e demoram muito pra isso. No meio tempo, power drinks, granadas e munição podem surgir para serem recolhidos e estocados antes que a fase acabe. Destrua o helicóptero, quando você tiver vinte pontos de bônus na Village ou 3, nas outras.

Aproveitando melhor o bônus de saúde

Se você jogar a versão que permite selecionar a fase onde lutará, escolha a vila (Village) quando você tiver de 15 a 20 pontos de danos para aproveitar melhor o bônus de pontos de vida que a vila te dá, removendo 20 pontos. Também, não escolha o Ammo Dump (Powder Magazine), pois ele demanda mais munição do que garante, te inflige muito dano e os três helicópteros que vem como reforços para o round final não são nada comparados ao massacre que você vai encarar.

Evitando dor de cabeça na Fase 4

No Ammo Dump (ou Powder Magazine), tente atirar nas caras dos inimigos loiros grandões com metralhadoras para matá-los rapidamente, sem precisar de gastar muita bala e granadas com eles. Também, mantenha um fluxo de tiro no canto direito do morteiro atrás dos sacos de areia. Você vai acertar o inimigo antes dele usar o morteiro contra você, te distraindo e podendo te causar dano.

Otimizando granadas

Calcule a hora de atirar suas granadas para detonar mais de um veículo inimigo por vez. Quase nunca é inteligente usar uma granada em um único inimigo, visto que são bem escassas para usar indiscriminadamente.

Economizando munição no Concentration Camp

Para economizar munição na fase do campo de concentração (ih, até rimou), tente esperar até que os soldadinhos do final piscarem antes de você atirar neles. Algumas vezes, estes inimigos não piscam nem atiram e você não vai precisar de destruí-los, o que lhe poupará munição e tal.

Economizando munição no NES

Uma tática vital neste jogo é não desperdiçar munição. Espere até que os tanques e helicópteros estejam próximos o suficiente para serem eliminados com uma granada em vez de duas. Geralmente nunca vale a pena desperdiçar granadas nas tropas. Esta estratégia é importante.

Começando na Fase 6 (ZX Spectrum)

Você vai começar no nível 6 se estiver carregando a versão de 128K num Spectrum de 48k.

Várias trapaças (Commodore 64)

Reinicia a máquian com um cartucho Action Replay (talvez os emuladores tenham suporte) e digite os códigos abaixo para obter os respectivos efeitos.

  • POKE 34952,165 – Granadas infinitas
  • POKE 36009,165 – Energia infinita
  • POKE 35051,165 – Balas infinitas
  • POKE 34813,173 – Rapid Fire infinito

Mensagem do desenvolvedor (DOS)

Inicie o jogo com o argumento de linha de comando ¿. Para obter este ponto de interrogação invertido, mantenha pressionada a tecla Alt enquanto digita 168. A tabela de pontuação agora é substituída por uma mensagem do desenvolvedor. Além disso, a tela do Taito é desenhada de forma diferente e, durante o modo de demonstração, aparecem uma história e agradecimentos especiais.

Códigos de trapaça pro NES (Game Genie)

Os códigos abaixo são do Game Genie e só funcionam no port do Operation Wolf para o Nintendinho:

Código 	 	Efeito
AESSLZTL  	Sobreviva com 0 de saúde
AAVSIIPA  	Munição infinita
AAEIATPA  	Infinitas granadas
IEVUNSPA  	Continues infinitos
PESZIGAA  	Comece na missão 2
ZESZIGAA  	Comece na missão mission 3
LESZIGAA 	Comece na missão mission 4
GESZIGAA  	Comece na missão mission 5
IESZIGAA  	Comece na missão mission 6

Detonado em vídeo

De lambuja, resolvi meter neste post o Operation Wolf de fliperama sendo totalmente detonado em um vídeo do canal World of Longplays. A playthrough é bem curtinha até, tem só uns 17 minutos:

Mais Rail Shooter

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!