Pilgrims
Explore do seu jeito, faça amizades, compartilhe risadas e encontre soluções diferentes!
Pilgrims é um adventure independente com jogabilidade centrada em coleção de cartas — que representam personagens, itens e ações —, e quebra-cabeças que podem ser resolvidos de várias formas. Foi desenvolvido por Amanita Design e lançado inicialmente em 5 de outubro de 2019.
O game, que apresenta um visual artesanal estilizado e narrativa conduzida sem uma única palavra escrita, se passa num mundo repleto de situações inusitadas e soluções criativas onde o progresso pode ser feito de forma não linear, com muita experimentação. As partidas costumam ser curtas, mas há alto potencial de replay, graças à variedade de interações possíveis e finais alternativos.
Publicado pela própria Amanita Design e com versões para Windows, Linux, Mac, iOS, tvOS, Android e Switch, Pilgrims recebeu boas críticas de quem o revisou. Além disto, conta com milhares de análises extremamente positivas no Steam e é avaliado com 4/5 no GOG, pelo menos até o momento desta publicação.
Vídeos
Acima, temos um trailer oficial do Pilgrims.
Achei esta análise do jogo, feita em inglês tendo em mente a versão de Switch do game. Usei-a como uma das fontes desta publicação.
Achei também este vídeo que traz a trilha sonora oficial completa do Pilgrims.
Gameplay
O Pilgrims é um adventure no estilo point and click com forte apelo visual e mecânicas simples voltadas à experimentação onde você controla diferentes personagens — representados por cartas — e deve usá-los para interagir com cenários e resolver pequenos desafios. Todos os itens, personagens e ações disponíveis também são representados por cartas, que podem ser arrastadas até a tela para desencadear interações.
Trata-se de um game que propõe uma abordagem mais relaxada, valorizando a curiosidade e a criatividade do jogador em vez de desafios lógicos complexos, oferecendo puzzles leves com soluções muitas vezes inusitadas e irreverentes. O foco é mais em experimentar do que “vencer”, o que também evita o famoso “rage quit”.
O objetivo principal da narrativa é ajudar um dos personagens a atravessar um rio, em um mundo medieval estilizado que remete à colonização inglesa da América do Norte. A introdução do jogo já estabelece seu tom irreverente, mostrando figuras como um camponês, uma velhinha, um padre e até o diabo jogando cartas ao redor de uma fogueira.
A estrutura do game é não linear e permite múltiplas soluções para os mesmos desafios. Não há falas nem textos explicativos: toda a comunicação é feita por meio de animações desenhadas à mão e balões visuais, o que torna a experiência acessível em diferentes idiomas e reforça o estilo universal da narrativa.
Embora curto — a primeira partida dura cerca de uma hora — Pilgrims incentiva o replay, encorajando o jogador a revisitar a história e experimentar novas combinações de cartas, desbloqueando diferentes finais e interações extras. Existem diversas ações que, embora não essenciais para o progresso, acrescentam humor e charme ao game.
Apresentação
Pilgrims é um jogo de aventura divertido e cheio de personalidade, criado pela mesma equipe por trás de Machinarium e Samorost. Explore a terra do seu jeito, faça novas amizades, compartilhe boas risadas com outros viajantes e ajude cada um a completar suas pequenas histórias — do seu jeito. Quantas soluções diferentes você consegue encontrar?
Destaques
Segundo seu distribuidor/publisher, este jogo é especialmente indicado para quem curte:
- Brincar sem pressa: não é sobre vencer — é sobre se divertir! Resolva as tarefas usando dezenas de itens e personagens únicos, sem precisar seguir um caminho fixo.
- Valor de replay: com 45 conquistas para desbloquear, Pilgrims foi feito para ser jogado mais de uma vez. Será que você consegue conquistar todas?
- Estilo artesanal: centenas de animações únicas e efeitos sonoros personalizados garantem resultados inesperados e bem-humorados. Descubra quantos conseguir!
- Trilha sonora original: Floex (Machinarium, Samorost 3) retorna com sua mistura de instrumentos ao vivo e eletrônica orgânica, acompanhado de convidados no violão e clarinete. Agora, com a trilha sonora completa por Tomáš Dvořák!
Curiosidades
- O Pilgrims foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
- O estilo visual do game é descrito como feito à mão, com semelhanças a quadrinhos (tirinhas) mais excêntricos ou ilustrações tipo Richard Scarry. É uma estética que pode ser considerada estranha, mas com personalidade e agradável.
- Pilgrims foi lançado originalmente em 5 de outubro de 2019 para iOS e tvOS, chegando no dia seguinte ao Windows, Mac e Linux; a versão de Switch saiu em novembro de 2022 e a de Android, apenas em abril de 2024.
- Пилигримы – Grafia do título do game em russo.
- Пілігрими – Grafia do título do game em ucraniano.
- ピルグリム – Grafia do título do game em japonês.
- 朝圣者 – Grafia do título do game em chinês simplificado.
- 朝聖者 – Grafia do título do game em chinês tradicional.
- 필그림스 – Grafia do título do game em coreano (Hangul).
Screenshots








Sobre o download
O Pilgrims é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Linux e Mac) em lojas como a do Steam, Itch.io, da Epic e do GOG, sendo que nosso link de download leva para esta última. Para outras plataformas, consulte a página oficial do game.
Idiomas
- Áudio: português, galês, eslovaco, espanhol (Espanha), grego, hebraico, hindi, dinamarquês, húngaro, indonésio, italiano, alemão, inglês, tcheco, árabe, holandês, russo, sérvio, polonês, búlgaro, croata, catalão, chinês (tradicional), tagalog, turco, sueco, ucraniano, tailandês, vietnamita, espanhol (América Latina), japonês, finlandês, chinês (simplificado), francês, lituano, coreano, norueguês, malaio, romeno e português (Brasil).
- Texto: francês, alemão, árabe, turco, italiano, japonês, holandês, inglês, chinês (tradicional), tcheco, ucraniano, espanhol (América Latina), espanhol (Espanha), português (Brasil), russo, polonês, português, chinês (simplificado) e coreano.
Requerimentos em sistema
- Sistema operacional: Windows 7 SP1 ou melhor;
- Processador: 2 GHz Intel i5 ou melhor;
- Memória: 4 GB de RAM;
- Placa de vídeo: GPU dedicada;
- Armazenamento: 800 MB de espaço disponível.
- Sistema operacional: Ubuntu 16.04+;
- Processador: 2.3 GHz Dual Core;
- Memória: 4 GB de RAM;
- Armazenamento: 800 MB de espaço disponível.
- Sistema operacional: macOS Sierra;
- Processador: 2 GHz Intel i5 ou melhor;
- Memória: 4 GB de RAM;
- Placa de vídeo: GPU com suporte para Metal: Intel HD e Iris Graphics da série HD 4000 ou mais recente, Metal com suporte: GPUs baseadas em AMD GCN e GPUs baseadas em Nvidia Kepler ou mais recente;
- Armazenamento: 800 MB de espaço disponível.
Mais informações e adventure
- Pilgrims @ Amanita Design – O jogo no site oficial de sua publisher, com mais informações e mídias e links para outras plataformas. Em inglês.
- Pilgrims @ MobyGames – Uma das fontes desta publicação. Em inglês.
- Pilgrims: uma aventura artística @ Magnaway – Análise em texto e uma das outras fontes do post.
- Pilgrims @ Itch.io – Nesta loja.
- Pilgrims @ Steam – Nesta loja.
- Pilgrims @ Epic Store – Nesta loja.
- Sanitarium
- The Murder of Sonic the Hedgehog
- Broken Sword: Shadow of the Templars – The Director's Cut
- Lifting Journey
Download e ficha técnica
- Obter @ GOG (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Amanita Design
- Sistema(s): Windows, Linux e Mac
- Tamanho: 255 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categorias: Adventure, Cartas
- Tags: Achievements, Baralho (mecânica), Cartoons, Demônios, Engraçado, Fantasia, Independente, Medieval, Nintendo Switch, Point and click
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 47
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc. Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam (e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes. O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação. Dados pessoais, incluindo, mas não limitando-se a telefones, não serão publicados. O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores. Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.
