Project Winter
A cooperação é essencial, mas a traição é inevitável.
Project Winter é um game de dedução social independente que envolve mecânicas survival e temática relacionada à Síndrome da Cabana, passando-se num lugar remoto onde uns jogadores devem escapar de uma nevasca enquanto outros tentam sabotar tais esforços. Foi desenvolvido pela Other Ocean Interactive e lançado inicialmente em 23 de maio de 2019.
O game é multiplayer online, podendo ser desfrutado por 5 a 8 jogadores por partida, com a maioria deles sendo os Sobreviventes, que interagem com um ambiente gélido tentando dar um jeito de escapar. Já os Traidores são aqueles que procuram meios de avacalhar o esquema. Ambos devem lidar com saúde, calor, fome e perigos da vida selvagem local.
Publicado pela própria Other Ocean (Other Ocean Group Canada Limited) e com versões para Windows, Windows App, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e Switch, Project Winter foi recebido de forma favorável pela crítica, sendo comparado frequentemente com o hit Among Us e ganhando alguns prêmios. Até o momento desta publicação, conta com centenas de análises muito positivas no Steam.
Vídeos
Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Project Winter.
Já este é o trailer cinemático do game.
Gameplay
O Project Winter combina mecânicas de sobrevivência e dedução social, com suas partidas comportando de 5 a 8 jogadores, normalmente com seis sobreviventes e dois traidores. O objetivo dos primeiros é completar uma série de tarefas para chamar um veículo de resgate e escapar da área antes que se inicie uma nevasca mortal ou que o tempo de 30 minutos da partida se esgote. Para isso, precisam explorar o mapa em busca de bunkers e outras estruturas que contenham peças necessárias para reparar os objetivos, além de equipamentos que aumentam suas chances de sobrevivência. Também é possível fabricar itens usando o sistema de crafting do jogo.
Os objetivos variam de partida para partida, podendo incluir, por exemplo, o reparo de geradores de energia, o que exige materiais específicos, que podem ser encontrados nos bunkers — os quais geralmente precisam de dois ou mais jogadores para serem abertos — ou criados na cabana principal. Após reparar dois objetivos, os sobreviventes podem chamar um meio de resgate, como um helicóptero, e vencer se conseguirem embarcar.
Enquanto isso, os traidores trabalham para impedir a fuga, podendo sabotar os objetivos e usar caixas e passagens secretas exclusivas para obter equipamentos e vantagens estratégicas. Como os traidores começam em desvantagem numérica e de poder, muitas vezes precisam se infiltrar entre os sobreviventes, ganhar a confiança deles e escolher o momento certo para agir.
Além de completar objetivos, os jogadores devem administrar suas necessidades básicas. É preciso manter as barras de saúde, calor e fome em níveis aceitáveis para não morrer. Fogueiras improvisadas ou a lareira da cabana aumentam a temperatura corporal, enquanto alimentos como frutas vermelhas ou carne cozida recuperam a fome. Caso o personagem fique muito tempo sem se alimentar ou aquecer, pode desmaiar. Também é possível exilar jogadores suspeitos da cabana, tornando sua sobrevivência mais difícil.
A comunicação é parte central do jogo. Project Winter utiliza chat de voz baseado em proximidade, permitindo que apenas jogadores próximos conversem entre si. Há também rádios, que permitem comunicação à distância entre jogadores na mesma frequência, além de chat de texto e emotes.
Apresentação
EM PROJECT WINTER, SOBREVIVER É SÓ O COMEÇO!
Trabalhe com seus amigos para escapar da gélida vastidão selvagem — mas não se acomode demais. Traidores espreitam entre vocês, prontos para mentir, sabotar e virar até os melhores amigos uns contra os outros. Em quem você vai confiar?
SOBRE PROJECT WINTER
O teste supremo da amizade: será que seus amigos vão te proteger… ou enfiar a faca nas suas costas? Traia seus aliados neste jogo multiplayer para até 8 pessoas, focado em enganação social e sobrevivência.
Comunicação e trabalho em equipe são essenciais para alcançar o objetivo final: escapar. Juntos, os sobreviventes devem coletar recursos, consertar estruturas e enfrentar a hostilidade da natureza. Mas cuidado: há traidores no grupo, dispostos a sabotar suas chances de sair vivo — custe o que custar.
PAPÉIS
Sobrevivente
Como sobrevivente, você precisa completar uma série de objetivos para chamar um dos veículos de resgate e escapar.
- Conserte tudo o que for necessário para restaurar o rádio da cabana.
- Quebre pedras, colha frutas e ervas e derrube árvores para conseguir materiais de criação que serão usados para reparar estruturas — e para garantir que você continue vivo.
- Explore caixas espalhadas pelos edifícios no mapa; elas contêm itens úteis para sobreviver e concluir os objetivos.
Traidor
Como traidor, seu objetivo é impedir que os sobreviventes escapem — sem ser descoberto ou morto.
- Seus aliados traidores são revelados logo no início da partida e identificados por um símbolo vermelho.
- Você começa com um rádio vermelho para se comunicar com os outros traidores.
- Use caixas e passagens secretas espalhadas pelo mapa para obter vantagens contra os sobreviventes.
PRINCIPAIS RECURSOS
Trabalho em equipe
Sobreviventes só conseguem escapar se trabalharem juntos. Quem se afasta do grupo tem mais dificuldade de enfrentar o frio, pode ser atacado por animais selvagens ou virar alvo fácil para os traidores.
Comunicação
Falar é fundamental para quem quer escapar com vida. O jogo oferece diversas formas de se comunicar:
- chat de voz baseado em proximidade
- rádios para canais de voz privados
- chat de texto e emotes
Traição e enganação
Os traidores começam em menor número e mais fracos, podendo se infiltrar entre os sobreviventes para ganhar confiança enquanto se fortalecem. Os sobreviventes nunca têm certeza de quem é confiável — e os traidores podem explorar essa dúvida, espalhando mentiras e colocando uns contra os outros.
Personalização
Jogue como quiser, com modos que vão do básico ao personalizado. Dê estilo ao seu personagem com cosméticos adquiridos com a moeda do jogo, ganha ao final de cada partida.
Curiosidades
- O Project Winter foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
- A versão para Xbox do jogo foi anunciada no início de 2021 e lançada em 26 de janeiro de 2021. Os ports de Switch e PS4 deveriam ser lançadas em algum momento de 2021, e acabaram saindo em 16 de setembro. Todas as versões para console foram, em geral, bem recebidas.
- A revista GamePro chamou o jogo de “Among Us mais complexo para fãs de survival”.
- Um Project Winter Mobile foi anunciado em julho de 2022, com pré-registro aberto no mesmo dia, e lançado oficialmente em 31 de agosto de 2022. Apesar de fiel à versão original, o jogo recebeu críticas por ser pesado para a maioria dos celulares, exigindo aparelhos recentes, bateria cheia e conexão de internet estável para rodar bem. Em 19 de abril de 2023, os desenvolvedores anunciaram o encerramento dos servidores, que ocorreu em 25 de maio de 2023. Desde então, os apps foram removidos da App Store e Google Play, e quem tenta acessar é (ou era, não fui verificar) redirecionado ao comunicado oficial no Facebook.
- Como supracitado, a temática de Project Winter envolve a Síndrome da Cabana (Cabin Fever), sensação de isolamento e inquietação que pode surgir quando se passa muito tempo confinado em locais remotos ou restritos. Pode causar irritabilidade, ansiedade e até episódios de pânico ou comportamento extremo, dependendo da intensidade do isolamento e do temperamento da pessoa. No contexto cultural, obras como O Iluminado, de Stephen King, ou A Pousada, de Guy de Maupassant, exploram como o confinamento e a solidão podem exacerbar tensões, levando personagens a comportamentos irracionais ou violentos. Ah, tem um episódio dos Simpsons que tem isso também.
Prêmios e honrarias
- O jogo foi “EA Gratuate Gold” no Steam.
- Também foi considerado “Personal Pick” Game of the Year pela PC Gamer em 2019.
- Ficou em segundo lugar no Melhor Jogo Canadense de 2019 pelos Canadian Game Devs.
Screenshots








Sobre o download
O Project Winter é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado pra PC nas lojas do Steam e Epic, sendo que nosso download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte o site oficial. Tem um free pass no Steam.
Idiomas: inglês, chinês (simplificado), espanhol (América Latina), francês, italiano, alemão, japonês, coreano, russo, grego, sueco, turco, ucraniano e português.
Requerimentos em sistema
- Sistema operacional: Windows 7;
- Processador: AMD FX-6300 / 3rd ou 4th gen i3;
- Memória: 4 GB de RAM;
- Placa de vídeo: GTX 660 Ti / HD 7870;
- Rede: conexão de internet banda larga;
- Armazenamento: 3 GB de espaço disponível.
- Sistema operacional: Windows 10;
- Processador: i5 6600 +;
- Memória: 8 GB de RAM;
- Placa de vídeo: GTX 970;
- Rede: conexão de internet banda larga;
- Armazenamento: 3 GB de espaço disponível.
Mais informações e dedução social
- Site oficial – Com mais informações, mídias, links pra outras plataformas etc. Em inglês.
- Project Winter @ Wikipedia – Uma das fontes desta publicação. Em inglês.
- Project Winter @ MobyGames – Outra fonte. Em inglês.
- Project Winter @ Game Jolt – Mais info e mídia. Em inglês.
- Project Winter @ Steam – Nesta loja.
- First Class Trouble
- Deceive Inc.
- Town of Salem 2
- Who Dun It [Mod para Doom]
- Among Us
Download e ficha técnica
- Obter @ Epic Store (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Other Ocean Interactive
- Sistema(s): Windows 7/8/10/11
- Tamanho: 3 GB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categoria: Outros
- Tags: Co-op, Crafting, Customizável, Dedução social, Independente, Multiplayer online, Nintendo Switch, PlayStation 4, PvP, Sangue, Survival, Xbox One
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 55
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc. Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam (e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes. O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação. Dados pessoais, incluindo, mas não limitando-se a telefones, não serão publicados. O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores. Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.
