Um tutorial, escrito pelo Kurunko, que ensina como fazer um ranking, ou um mural da fama, em um game ou projeto do RPG Maker 2000 (provavelmente serve pro 2003), por meio de eventos.
O processo não é difícil, precisando apenas de saber trabalhar com Switches, Eventos e Variáveis, neste Maker. Também conta com uma demo, disponível para download, neste post.
Bom queridos, este tutorial ensina a nada mais do que criar um ranking em seu jogo por meio de eventos, e ele tem uma boa usabilidade em missões no estilo de mate quantos monstro puder ou outros mini-games. Eu irei ensinar a criar ele, de uma forma dinâmica, por texto, mas nada impede de serem usadas figuras no lugar.
Está ai mais um daqueles tutoriais que você acha inútil e ri de todo mundo que posta, até realmente precisar. Aí você joga no Google, em segredo, para que nenhum dos seus amigos saibam que você usou/vai usar isso.
Vamos ao que interessa. O que você vai precisar:
Modo De Preparo
Crie um mapa que possa receber o seu mural. Ai só será necessário suas habilidades Mural da Fama, Figura 1 de mapper. Como eu não sou muito bom com mapeamentos, apenas ignorem o design da figura 1.
Ótimo, neste exemplo, a desculpa que eu dou para um Mural da Fama é uma competição de Batalhas. Existem 2 Juizes no cenário (Os porcos a la Duke Nukem) e eles chamam as batalhas. Ao vencer Limos, você ganha 1 ponto por criatura, e quando vence Morcegos, ganha 3.
Tá. Mas, o que tudo isso tem haver?
Simples, para que haja a contagem de pontos, usaremos uma variável. Ou seja, cada vez que o jogador vencer um monstro, a variavel vai subir (e para deixar mais insteressante, cada vez que você perde, ela zera), por isso que eu mencionei que a variável deve estar limpa, ela guardará toda a informação necessária para construir o mural
Agora vou pedir para que atentem a algumas coisas na figura acima:
\N[2] : \V[1]
pontos. Agora dentro do jogo, essa frase pode ser lida como “Brian : 18 pontos” isso porque \N[x] sera trocado pelo Personagem respectivo na database (troque x pelo numero desejado) e \V[x]
será trocado pelo valor que a variavel se encontra no momento (troque x pelo numero da variavel que você está usando, não pelo valor…).Depois de tudo isso, o seu mural estará pronto, agora é só decorar como quiser. Eu preparei uma demo que, está aberta, para que vocês entendam o funcionamento do sistema, que está disponível para download no post.
E ai? Alguma dúvida? Algo não ficou claro? Não deixe de nos, avisar comentando neste post!
Fonte: http://utopiamaker.net/posts/rpg-maker-2000/rm2k-mural-da-fama/
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