Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri

O começo de uma saga espacial retrô cheia de surpresas criada no RPG Maker VX Ace!


Publicado em 17 de julho de 2025.

Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri é um adventure independente 2D com temática de ficção científica centrado numa viagem espacial ao sistema solar também conhecido como Rigil Kentaurus, o mais próximo do nosso. Foi desenvolvido pela Pilgrim Adventures com os GrabTheGames Studios e lançado inicialmente em 21 de dezembro de 2015.

No jogo, o primeiro capítulo de uma série com foco em narrativa, você assume o papel da capitã Gail Pilgrim, uma veterana do transporte interplanetário, no que parecia mais uma missão comum rumo à Alpha Centauri que acaba tomando rumos inesperados. Apesar dos passageiros excêntricos, a protagonista não esperava se envolver em algo tão fora do comum.

Publicado por GrabTheGames e TheGamesFortress e disponível para Windows, Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri é atualmente free to play e conta com milhares de análises muito positivas no Steam, pelo menos até o momento desta publicação.

Atenção: o game pode ser obtido também de graça, mas sem DRM nem necessidade de cliente, aqui, por tempo limitado. Para adicionar o jogo à sua conta da Indiegala (crie uma, se já não o tiver feito), esteja logado no site e clique em “ADD TO LIBRARY”.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial do Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri.

Achei também esta análise do game feita em inglês, a qual usei como uma das fontes deste post.

Gameplay

O Space Pilgrim Episode I é um adventure que promete elementos clássicos do gênero com interface point-and-click, apresentando uma interface simples, com suporte a mouse, teclado e controle, o que remete aos tempos das aventuras gráficas tradicionais.

Neste primeiro episódio da série, o jogador deve resolver pequenos quebra-cabeças, interagir com NPCs e gerenciar itens no inventário para avançar na história. É possível combinar objetos para desbloquear novas ações ou resolver situações específicas, reforçando o estilo clássico de exploração e tentativa e erro.

Apesar da proposta acessível, a navegação no inventário, que parece muito com de RPG 2D, pode causar certa confusão inicial, especialmente ao tentar usar ou combinar itens com outros elementos do cenário. Já os diálogos são frequentes e fazem parte da mecânica: interagir com os personagens é essencial para compreender os objetivos e seguir adiante — embora pressionar repetidamente a tecla de ação possa fazer repetir acidentalmente as mesmas conversas.

O game pode apresentar uma peculiaridade técnica: ao ser iniciado pela primeira vez, abre em uma janela minúscula e sem opções visíveis de redimensionamento. Para ajustar isso, é necessário pressionar [F1] e usar [Tab] e [Espaço] para acessar as configurações e ativar o modo de tela cheia.

No geral, a gameplay é simples e direta, com foco na narrativa e nos diálogos, o que combina sci-fi com uma boa dose de charme retrô.

Apresentação

A capitã Gail Pilgrim pilota naves estelares desde criança, transportando passageiros entre planetas e estações espaciais por toda a galáxia. Ela não tem motivos para acreditar que sua próxima viagem rumo a Alpha Centauri será diferente — mesmo com passageiros um tanto variados: um cientista especialista em fusão, um fuzileiro espacial aposentado e um padre.

No entanto, a jornada está longe de ser uma simples travessia interplanetária...

Destaque

De acordo com os responsáveis pelo game, na lista abaixo constam suas características principais:

  • Reviva os tempos dos clássicos jogos de aventura point-and-click.
  • Compatível com mouse, teclado e controle.
  • Neste primeiro episódio, resolva enigmas e mergulhe em uma narrativa épica de ficção científica, escrita com humor e paixão pelo gênero.
  • Ao longo dos quatro episódios da saga, você visitará estações espaciais, colônias, cidades e ilhas em um universo futurista imersivo e detalhado, interagindo com dezenas de personagens únicos e desfrutando de mais de 10 horas de jogo.

Curiosidades

  • O Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri foi desenvolvido no RPG Maker VX Ace 1.02a.
  • O jogo foi publicado no Steam provavelmente em maio de 2017. [1]
  • Em 2019, o Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri virou free to play (grátis para jogar), podendo ser baixado na faixa no Steam. [2]
  • A tipografia do título do game é certamente inspirada em Guerra nas Estrelas.

Screenshots

Play Vex 7

Sobre o download

O Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri é um jogo atualmente free to play que pode ser baixado pra PC (Windows) no Steam, que é para onde nosso link de download leva.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows 98, XP, Vista, 7, 8 ou 10;
  • Processador: Intel Pentium III 800 Mhz;
  • Memória: 512 MB RAM;
  • Placa de vídeo: com suporte a resolução 1024×768 ou melhor em modo High Color;
  • Armazenamento: 250 MB de espaço disponível;
  • Placa de som: compatível com DirectSound.

Mais informações e adventure

Referências

  1. Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri @ Steam – Arquivado em 17 de maio de 2017.
  2. Space Pilgrim Episode I: Alpha Centauri @ Steam – De em 27 de junho de 2019, ultima vez arquivada do jogo enquanto ele ainda era pago.

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário