Velberan – Rick Taylor: o “Jason” de Splatterhouse

Velberan fala sobre Rick Taylor, o 'Jason', ou melhor, o protagonista da fascinante e misteriosa franquia de jogos de luta e terror Splatterhouse.

Newsletter:

Visão geral

Este é um vídeo do Velberan que fala sobre Rick Taylor, o “Jason”, ou melhor, o protagonista da fascinante e misteriosa série de jogos de luta e terror Splatterhouse.

O vídeo é de outubro de 2014, mas não tem data de validade e é muito interessante. Ele começa falando sobre a sinopse do enredo, os inimigos, cenários, visual e o nível de violência do primeiro Splatterhouse, o qual foi desenvolvido e lançado pela Namco para os fliperamas em 1988, originalmente. Depois, seu apresentador vai compartilhando diversas curiosidades sobre o personagem em suas várias aparições nos videogames, como nos jogos de arcade, TurboGrafx e Mega Drive e o reboot de 2010.

São também revelados “mistérios” sobre o Splatterhouse, como qual a verdadeira natureza da máscara usada por Rick Taylor, a qual era apresentada como um artefato pré-colombiano usado para sacrifícios humanos que ganhou propriedades demoníacas e senciência. O Velberan também fala onde podem ser encontrados os jogos da série (exceto o do Nintendinho) atualmente e outras informações diversas.

Splatterhouse é, junto com Blood, a franquia de terror que acho mais fascinante dos games. As duas compartilham muitas das fontes em que beberam (Evil Dead, Lovecraft etc.) e contam com enredos intrigantes, criaturas peculiares e atmosferas sombrias.

Claro, existem muitas diferenças entre Blood e Splatterhouse. Além das óbvias no gameplay e na perspectiva, tem a questão dos protagonistas: enquanto o Caleb, do Blood, é um morto-vivo magrelão e cheio das frases de efeito que parece que saiu do Velho Oeste, Rick Taylor é um sujeito calado e bombado que usa uma máscara que lhe garante poderes especiais e a semelhança inconfundível com Jason Voorhees, o serial killer da franquia Sexta Feira 13.

E é claro que o Velberan fala sobre essa similaridade também. Ele diz que o Rick é praticamente uma versão não licenciada do Jason feita pela Namco. Isso foi tão característico que, mesmo depois dos responsáveis irem mudando a aparência de Taylor para evitar problemas judiciais, o pessoal, especialmente no ocidente, continuava chamando-o de Jason. No Brasil, então, o Splatterhouse era o “Jogo do Jason”, mesmo. Se bobear, esse continua sendo o título do game nas terras tupiniquins até hoje…

Então, assista você também esse vídeo e deixe a sua opinião aí nos comentários!

Mais Splatterhouse


Vídeo adicionado em: 31 de outubro de 2020

Categorias: Vídeos

Tags: ,

Autor/canal: Velberan

Acessado: 26 vezes.

Duração: 13:09

Deixe um comentário