Weapons of Saturn

Maneira suave, tanto em sistema quanto em gameplay, de renovar o tiroteio deste FPS.


Publicado em 19 de janeiro de 2026.

Weapons of Saturn é um mod pra Doom que apresenta uma versão revisada do arsenal deste clássico, aplicando algumas “complicações” modernas, enquanto mantém tudo leve e descomplicado. Foi desenvolvido por Lippeth e lançado inicialmente em 19 de julho de 2013.

O mod adiciona altfires, recarregamentos e outros gimmicks avançados às armas vanilla enquanto introduz outros armamentos — como MP40, 1911, Riot Gun e Saturn V —, forma a encaixar tudo no ritmo frenético tradicional do game. Há também novos efeitos e sprites, incluindo em alguns pick-ups, e alterações no Zombieman, mas nada que deva quebrar a compatibilidade com mods de monstros de maneira significativa.

As armas do Weapons of Saturn foram feitas com recursos e códigos novos ou editados de outros trabalhos, como Beautiful Doom, Brutal Doom, Accessories to Murder, Doom Roguelike Arsenal, Return to Castle Wolfenstein, Doom 3 e outros. Trata-se de uma maneira suave, tanto em termos de sistema quanto de gameplay, de renovar o tiroteio do emblemático FPS sem extrapolar demais o que estabeleceu durante todas as suas décadas.

Vídeos

Este vídeo do canal de Lippeth funciona como um trailer do Weapons of Saturn.

Temos também o showcase das armas do mod feito por Matt Eldrydge.

Curiosidades

  • Segundo Lippeth, o desenvolvimento do mod teve início em 2013, a partir da combinação de sprites, sons e trechos de código provenientes de diversos WADs consagrados da comunidade, como Beautiful Doom, Brutal Doom, conteúdos do Realm667 e vários mods criados por Weasel, além de contribuições pontuais de código de Ed the Bat. Embora alguns elementos mantenham forte proximidade com seus materiais de origem, o autor afirma ter introduzido ajustes, variações e modificações “suficientes para criar uma experiência própria e distinta.
  • Foram usadas as ferramentas Slade3, Paint.Net, Pro Tools e Audacity para criar o mod. Lippeth também disse que isto lhe “ajudou a aprender a usar o Decorate e a criar mods para ZDoom” e que todos os recursos originais são criações suas ou adaptados/editados a partir de recursos dos outros autores creditados.
  • O objetivo principal do projeto foi acrescentar mais impacto à jogabilidade no estilo vanilla do Doom, sem recorrer a mudanças excessivamente radicais. A proposta era oferecer um leve diferencial, preservando a essência original. Para isso, foram investidas incontáveis horas no refinamento dos aspectos visuais, sonoros e mecânicos, buscando manter um equilíbrio cuidadoso entre estética, feedback sonoro e gameplay.

Screenshots

Compatibilidade

O Weapons of Saturn foi testado no GZDoom (2.3.24.7.0 e 4.12.2) e deve funcionar de boa com os IWADs do Doom registrado, Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário