Dwarrior
Seja um anão (Dwarf) guerreiro (Warrior) no Doom (Dwarrior).
Dwarrior é um mod pra Doom onde o protagonista é Paul Uristsson McAxelord, um anão típico de fantasia medieval, com proficiência em combate corpo a corpo, alta resistência física e, claro, baixa estatura. Foi desenvolvido por Perfect Bear e lançado inicialmente em 22 de agosto de 2025.
O anão tem limite muito alto de saúde e um ataque primário poderoso, feito com um machado de guerra e socos (dá pra matar um Baron of Hell com uns 5 ou 6 golpes). Não existem outras armas pra recolher no mod, que transforma todos os pick-ups em birita, tesouros ou aliados, os quais respectivamente recuperam HP, valem pontos e ajudam a combater os monstros. Além disto, há novos sons e um HUD personalizado.
O Dwarrior pode ser combinado com pacotes de monstros na boa, mas dificilmente será compatível com mods de armas. Para ativar comutadores à distância ou explodir barris, pode-se arremessar uma pedra que causa pequeno dano com o altfire. Ah! Pelo menos em estado atual de desenvolvimento, este PWAD pode causar problemas com as Voodoo Dolls e tornar virtualmente impossível zerar Doom 2 sem trapaça.
Vídeos
Falei um pouco do Dwarrior nas Notícias do Facínora #311. Já deixei o vídeo mais ou menos no ponto.
Apresentação
Você é o Dwarrior! Um trocadilho, sacou? “Dwarf” e “warrior”.
Este mod de reformulação de armas/itens coloca você no papel de Paul Uristsson McAxelord, que encarna o arquétipo mais sem graça e nada criativo de herói de fantasia. Você causa dano quase que exclusivamente em combate corpo a corpo e precisa virar quantidades absurdas de álcool para aguentar a surra inevitável que vai levar até que o próximo alvo da sua machadada apareça. Se tiver que segurar posição, escolha um bom lugar para isso; se deixar ser cercado, seus descendentes vão cantar músicas sobre a sua desonrosa ruína. Pelo caminho, claro, haverá muito saque brilhante para juntar; veja quanta grana você consegue arrancar dessa aventura.
Funcionalidades
- Uma única arma! Detone inimigos com o machado ancestral de família. É seu único instrumento de matança e é o único de que você precisa.
- Beba para curar! Você começa cada fase com a vida bem abaixo do máximo; ingira o que der de álcool antes de se jogar na pancadaria.
- Junte bugigangas brilhantes! Tesouros aparecem no lugar de munição; colete tudo e veja sua gloriosa contagem de pontos inúteis subir.
- Ataques poderosos! O Medidor de Fúria enche conforme se causa e recebe dano. Quando estiver cheio, seu próximo ataque automaticamente será turbinado para bater como um caminhão e soltar uma onda de choque poderosa. Quanto mais encrenca arrumar, mais vezes vai desferir essas porradas divinas.
- Ajuda do Clã! Nos mapas onde normalmente surgiriam BFGs e muita munição de célula, anões NPC vão aparecer para juntar seus machados à carnificina. Estes aliados podem aparecer em outros cantos também, pelo que vi.
- Por que meus olhos parecem estar na altura do chão? Porque você é um anão.
- Atenção: Ajuste o tamanho da tela para 11. Só a interface em tela cheia nessa configuração mostra sua vida e outros dados importantes. Você ainda pode conferir suas chaves olhando no automap.
Gameplay
Dificuldade
Os níveis de dificuldade funcionam de forma diferente neste mod em relação vanilla. Todos usam os spawns do Ultra-Violence, mas o que muda é o quanto de dano se leva dos monstros. “Sloshed” é o padrão, com os mesmos parâmetros do Ultra-Violence clássico.
O autor diz para arriscar no “Shitfaced” por nossa própria conta e risco, avisando que há algumas surpresas reservas lá.
Combate
- O herói usa apenas uma arma — seu machado de batalha, carinhosamente apelidado de Dhorri, e, por ser teimoso, nunca vai empunhar outra coisa. Clique com o botão esquerdo para brandi-lo. Às vezes, pode soltar um soco com a mão livre, mas na prática é a mesma coisa (apenas efeito estético).
- Com o botão direito, você arremessa uma pedrinha. Não causa muito dano, mas serve para acertar botões distantes ou explodir barris sem se colocar em risco.
- A barra verde ao lado da sua vida é o Wrath Meter (Medidor de Fúria), que enche conforme você parte para o combate corpo a corpo. Quando está cheio, seu próximo golpe de machado causa um dano absurdo e libera uma onda de choque capaz de estragar o dia de todos os inimigos que estiverem num cone à sua frente. Esse ataque especial consome todo o medidor. O medidor permanece cheio se errar o golpe.
- O Medidor de Fúria se enche tanto ao acertar machadadas quanto ao tomar dano dos monstros. Ou seja, quanto mais encrenca se arruma, mais vezes será possível usar estes golpes brutais.
Itens
- Além da emoção da batalha, Dwarrior só se importa com duas coisas — bebida e ouro.
- Diversos tipos de bebida forte aparecem espalhados pelos mapas no lugar dos medikits, mas cumprem a mesma função: recuperar vida. Você sempre começa sedento — isto é, bem abaixo do máximo de HP — então não deixe de beber o que encontrar.
- A outra categoria de itens são os tesouros. Pegue-os para aumentar sua riqueza que, na versão atual do mod, não passa de uma pontuação glorificada, sem efeito real na jogabilidade. Mas, se isso te diverte, vá em frente: junte as bugigangas brilhantes e veja o número subir. Por enquanto não adianta rodar Gun Bonsai e fazer o score aumentar também a XP (o resto funciona de boa), pois parece que o sistema de score não é o mesmo do engine.
Screenshots
Compatibilidade
Rodei o Dwarrior aqui no GZDoom 4.12.2 com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Freedoom e Final Doom, e ele parece rodar de boa com tudo isso.
Mais informações e mods para Doom
Download e ficha técnica
- Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Perfect Bear
- Tamanho: 4,2 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Grátis
- Categoria: Mods, add-ons e patches
- Tags: Fantasia medieval, Mod para Doom, Pacote de armas (Doom)
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 129
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!



