The Super Spy
FPS, beat 'em up, RPG, terroristas e combate tipo Mike Tyson's Punch-Out!!
The Super Spy (ザ・スーパー・スパイ) é um game dos primórdios do Neo Geo onde o jogador encarna um agente secreto que deve se infiltrar em um esconderijo cheio de terroristas para frustrar seus planos e libertar os reféns. Foi desenvolvido pela SNK e lançado inicialmente em 8 de outubro de 1990.
O jogo combina consistentemente tiro em primeira pessoa, beat ‘em up, elementos de RPG, bons gráficos, controles sólidos e uma temática nostálgica que parece saída dos melhores filmes de ação dos anos 80. Com pequenos ajustes em alguns aspectos, creio que este título, que apresenta conceitos bem estruturados e executados, poderia ter facilmente ascendido ao status de clássico.
Publicado pela própria SNK, The Super Spy foi lançado originalmente para os fliperamas, sendo eventualmente portado ao Neo Geo (1991), Neo Geo CD (1994), Wii (2012), PlayStation 4 (2018), Xbox One (2018), Switch (2018), Windows App (2019) e Windows (2024). Tem até um mod pra Doom. O jogo foi recebido de forma mista pela crítica, mas é bem divertido, tanto que conquistou tanto o público japonês — onde figurou entre as cinco máquinas mais populares de dezembro de 1990 — quanto o norte-americano, que o elegeu o sétimo mais apreciado em janeiro de 1991.
Vídeos
Acima, temos a demo (attract mode) e uma partida que joguei casualmente (moendo muitos créditos) no The Super Spy. Foi bem legal!
Já este vídeo feito pelo canal Defenestrando Jogos e, como de costume, traz a gameplay, algumas informações e curiosidades sobre o título, que foram usadas como uma das fontes deste post.
Enredo
Roy Heart é um agente da CIA que precisa percorrer andares de escritórios e armazéns para acabar com o Zolge King, um grupo de terroristas responsável pelos horríveis assassinatos de milhares de pessoas num atentado com bombas no metrô. O Sr. Heart é enviado até a um arranha-céus no Japão que foi dominado pelos terroristas e está sendo usado como fábrica de bombas, devendo limpar a área e achar os responsáveis pelo atentado. Ele começa a sua missão abrindo caminho na base da bala e da porrada.
Gameplay
Como dissemos, o The Super Spy mistura elementos de vários gêneros, como luta, FPS e RPG. A movimentação no jogo é feita basicamente através de ataques e apenas avançando ou retrocedendo nos corredores. O jogador também pode desviar, fazer o strafe, inclinar, se defender e só pode avançar depois que todos os inimigos do campo de visão forem eliminados.
Ocasionalmente, o jogador pode avançar para os quartos para salvar reféns ou emboscar os inimigos. Salvar reféns recupera energia, pode reparar, fazer upgrades no equipamento do espião, garantir uma submetralhadora mais poderosa que a pistola ou simplesmente revelar informações sobre o enredo etc. O protagonista também pode ganhar experiência matando os inimigos, o que pode lhe fazer avançar níveis e aumentar seu poder de ataque.
O sistema de combate melee parece com o Mike Tyson’s Punch-Out!! e o jogador conta quatro tipos de ataque: socar, chutar, faquinha (que perde poder e fica enferrujada com o uso) e pistola (com munição limitada). Como dissemos, estes ataques podem receber upgrades. Por exemplo, alguns reféns podem garantir uma metralhadora semiautomática. As armas de fogo também podem ser usadas para explodir vários materiais explosivos e infligir dano aos inimigos. É interessante a interatividade com o cenário, que permite explodir barris e canos. Tem também um ataque carregado que é executado segurando o botão de soco por um certo período de tempo, mas é bem difícil de acertar por causa da velocidade dos inimigos.
Os inimigos consistem principalmente de homens mascarados, ninjas e pistoleiros que se tornam mais fortes à medida que o jogador progride pelos níveis. Eles vão sendo variados com palette swap. Existem subchefes como engenheiros, cientistas e uns bombados. Para terminar o jogo, ambos os chefes da primeira missão devem ser eliminados e todos os seis na segunda missão. Uma das chefonas é uma loira peituda, diga-se de passagem.
Curiosidades
- O game é um dos 12 primeiros jogos a serem lançados pela SNK para seu então novo console, o Neo Geo AES e para o sistema de arcade MVS. Além de Super Spy também saíram jogos como Magician Lord, NAM-1975, Ninja Combat, Riding Hero, Cyber-Lip, Baseball Stars Professional, Puzzled e um mahjong.
- The Super Spy usa um esquema similar ao Crossed Swords, porém este é mais focado no RPG e hack & slash, ao invés de tiro e luta.
- O líder dos terroristas, o King, tem um leve Semelhança com Geese Howard quando este vilão veste seus ternos em Fatal Fury e The King of Fighters, outros games da SNK.
- Em 2017, o usuário do fórum do ZDoom willkuer apresentou o seu projeto Super Spy Doom, um mod inspirado no The Super Spy e em filmes de ação antigos, como Matrix, para o Doom.
- Em 2024, o jogo foi lançado para Windows. Pelo que entendi, o port foi desenvolvido por Code Mystics. Esta é a versão do game que temos para download.
Screenshots
As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do The Super Spy e foram ampliadas. A resolução original desta versão do game é Raster 320 x 224.Mais informações e terroristas
Download e ficha técnica
- Obter @ GOG (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedores, publishers e/ou distribuidores: SNK, Code Mystics
- Sistema(s): Windows 10/11
- Tamanho: 32 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categorias: Arcade, RPG, Tiro
- Tags: Beat ’em up, Em revisão, Espionagem, Japão, Jogos antigos, Neo Geo, Ninja, Nintendo Switch, PlayStation 4, Primeira pessoa, SNK, Terroristas, Tiro em primeira pessoa, Upgrades, Xbox One
- Adicionado por: LichKing
- Acessos: 367
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
